Portugal Blog
Notícias sobre produtos, iniciativas, lançamentos e projetos da Google Portugal
Como a Google está a melhorar a privacidade na publicidade digital
sexta-feira, 31 de julho de 2020
A privacidade é essencial para o nosso trabalho na Google e na nossa visão de uma Internet próspera, onde pessoas do mundo inteiro podem continuar a aceder a conteúdo suportado por anúncios ao mesmo tempo que se sentem confiantes de que a sua informação está protegida. Mas, para chegarmos lá, precisamos de aumentar a transparência sobre como a publicidade digital funciona, oferecer aos utilizadores controlos adicionais e garantir que as escolhas das pessoas sobre o uso dos seus dados são respeitadas - não são contornadas ou ignoradas.
Hoje, estamos a partilhar atualizações sobre o nosso trabalho nestas áreas, incluindo novas ferramentas que proporcionam às pessoas mais informações sobre os anúncios que vêem. Também estamos a introduzir novos recursos para profissionais de marketing e publishers que proporcionam orientações sobre como navegar no ambiente actual de privacidade, juntamente com exemplos do mundo real de marcas e de empresas de media que estão a oferecer experiências de anúncios eficazes com foco na privacidade e que usam os dados de maneira responsável.
Maior Transparência, mais controlo
Durante muitos anos, a Google disponibilizou uma funcionalidade chamada Porquê este Anúncio, onde, a partir de um ícone num anúncio digital, os utilizadores podem obter mais informações sobre alguns dos fatores que foram usados para selecionar o anúncio para si ou optar por parar de o ver. Existem mais de 15 milhões de interações dos utilizadores por dia com a funcionalidade Porquê este Anúncio à medida que as pessoas procuram aprender mais e controlar os anúncios que veem. Recentemente estendemos este recurso a anúncios em TVs conectadas.
Nos próximos meses, vamos melhorar a experiência com uma nova funcionalidade chamada Sobre este Anúncio que também vai mostrar aos utilizadores o
nome verificado do anunciante por trás de cada anúncio
. A funcionalidade Sobre este anúncio estará inicialmente disponível para anúncios display comprados no Google Ads e no Display & Video 360, e vamos levá-lo a outros espaços de anúncios ao longo de 2021.
O nosso compromisso de aumentar a transparência e proporcionar aos utilizadores maior controlo vai para além dos anúncios que a Google mostra. Devido à complexidade do ecossistema de anúncios digitais e ao grande número de entidades envolvidas, normalmente não é claro para os utilizadores quais as empresas que estão envolvidas na exibição de um anúncio. Para fornecer às pessoas informações detalhadas sobre todos os anúncios que vêem na Web, estamos a lançar uma nova ferramenta chamada Ads Transparency Spotlight, agora disponível para experimentar como extensão alfa na
Chrome Web Store
. Vamos continuar a melhorar esta extensão com base nos comentários dos utilizadores e, com o tempo, esperamos oferecer informações adicionais e controlos sobre os anúncios. A nossa esperança é que outros fornecedores de tecnologia incorporem recursos semelhantes de transparência e controlo nas experiências que os mesmos oferecem.
Evolução da Internet suportada por anúncios
O Chrome continua a explorar outras formas de privacidade para o navegador de internet suportar anúncios digitais através da iniciava de padrões abertos
Privacy Sandbox
. Enquanto parte do Privacy Sandbox foram publicadas várias propostas para novas APIs que resolveriam casos de usos como a seleção de anúncios, medição de conversão e proteção contra fraudes de uma maneira que não revele informações de identificação sobre utilizadores individuais. Uma das APIs propostas, para tokens confiáveis que poderiam combater a fraude de anúncios ao distinguir entre bots e utilizadores reais, está, agora, disponível para teste para programadores e muitas mais estarão disponíveis, em breve, para serem testadas.
Assim que estas abordagens respondam às necessidades dos utilizadores, publishers e anunciantes, o Chrome planeia
interromper gradualmente o suporte a cookies de terceiros
. Estas propostas estão a ser discutidas ativamente em fóruns como o
W3C
. A nossa equipa de anúncios está a contribuir ativamente para este
diálogo
- e incentivamos qualquer parte interessada a fazê-lo - e esperamos incorporar as novas soluções nos nossos produtos nos próximos anos.
Também estamos a explorar uma série de outras abordagens para melhorar a privacidade do utilizador enquanto garantimos que os publishers podem ganhar o que precisam para financiar um excelente conteúdo e que os anunciantes podem alcançar as pessoas certas para os seus produtos. Por exemplo, apoiamos o uso dos dados primários de anunciantes e publishers (baseados nas interações diretas com os clientes com quem se relacionam) para oferecerem experiências mais relevantes e úteis - desde que os utilizadores tenham a transparência e o controlo sobre o uso destes dados. O que não é aceitável é o uso de técnicas opacas ou ocultas que transferem dados sobre utilizadores individuais e permitem o seu rastreamento de forma encoberta, como impressões digitais. Acreditamos que qualquer tentativa de rastrear pessoas ou obter informações que possam identificá-las, sem o seu conhecimento e permissão, deve ser bloqueada. Vamos continuar a ter uma posição forte contra estas práticas.
A maior parte da mais recente conversação sobre como melhorar a privacidade dos anúncios digitais tem sido focada focada na Web mas há vários ambientes nos quais as pessoas se envolvem com anúncios digitais. A nossa abordagem técnica e os detalhes de implementação podem variar de acordo com as características únicas de cada um, mas a nossa visão para elevar a privacidade do utilizador ao mesmo tempo que se preserva o acesso a conteúdo gratuito é consistente na Web, aplicação móvel, TV conectada, áudio digital - ou qualquer outra área que possa surgir.
Orientações para anunciantes e publishers
O futuro da publicidade digital promete novas tecnologias, novos padrões e abordagens e mais sustentáveis mas vai levar algum tempo até chegarmos a este patamar. Reconhecemos o desconforto que muitos, na indústria, sentem durante este período de transição. Embora haja certamente mais mudanças no horizonte, é fundamental que os profissionais de marketing e publishers não esperem para tomar uma ação.
Para o ajudar a preparar-se, reunimos várias recomendações para os
profissionais de marketing
e
publishers
terem em consideração. Das melhores práticas para criarem relações diretas com os seus clientes e gestão de dados passando por dicas para avaliação das relações com parceiros e fornecedores até a exemplos para uso de machine learning e da cloud, estes manuais oferecem orientações práticas e vários exemplos reais de empresas que estão a navegar com sucesso no actual panorama de privacidade em mudança.
Vamos continuar o nosso trabalho para levar a indústria de anúncios digitais para um futuro mais voltado para a privacidade. Enquanto isso, verifique se a sua organização está a ter uma discussão ativa sobre privacidade e se está a tomar medidas para planear o que têm pela frente.
Publicado por Mike Schulman, VP, Ads Privacy and Safety