Pessoas de todo o mundo estão a encontrar maneiras simples e seguras de pagar online e em lojas físicas, especialmente durante a pandemia. Essa procura levou a um crescimento dramático nos pagamentos digitais: dados recentes mostram que 41% das pessoas que usam dinheiro físico experimentaram um cartão com tecnologia contactless durante a pandemia, e 35% dos titulares de cartões adicionaram um cartão às suas carteiras digitais.
Tendo em consideração a necessidade crescente de pagamentos digitais, trabalhámos em conjunto com a Mastercard e a Visa e algumas entidades bancárias, para oferecer uma experiência de pagamento mais segura, simples e útil para as pessoas em Portugal.
Google Pay em Portugal
A partir de hoje, os bancos Bunq, Curve, Monese, N26, Revolut, Transferwise, e Viva Wallet irão disponibilizar o Google Pay como um serviço disponível nas respectivas aplicações móveis. Isto significa que embora a aplicação Google Pay não esteja disponível em Portugal, os clientes desses bancos vão poder usar o Google Pay online e em quaisquer lojas onde os pagamentos com tecnologia contactless com Visa e Mastercard sejam aceites.
Usar o Google Pay é simples
Para adicionar um cartão ao Google Pay, os utilizadores podem aceder à aplicação do seu banco e clicar em "Adicionar ao Google Pay". Assim que o processo de integração estiver concluído, os utilizadores podem começar imediatamente a fazer pagamentos contactless nas lojas - basta segurar o telefone próximo a um terminal de pagamento com NFC - e pagamentos online, onde o Google Pay é aceite. A partir do momento que um cartão é guardado, também pode ser gerido nas configurações do dispositivo (Google> Serviços de conta> Google Pay).
Utilizar Google Pay é seguro
Como a segurança é um elemento essencial do Google Pay, estamos a trazer múltiplos níveis de segurança para os seus pagamentos. Isto inclui a tokenização padrão da indústria, o que significa que as transações são feitas usando um número de cartão virtual (um token), que é específico do dispositivo e está associado a um código de segurança dinâmico que muda a cada transação. Estes e outros recursos funcionam a par de todas as proteções das operadoras de cartões de crédito. Além disso, se o telefone do utilizador estiver perdido ou se for roubado, o utilizador pode simplesmente usar a função “Localizar o meu dispositivo” para bloquear instantaneamente o seu dispositivo a partir de qualquer lugar, protegê-lo com uma nova palavra-passe ou até mesmo limpar as suas informações pessoais.
Esperamos que o lançamento do Google Pay em Portugal ajude as pessoas a navegar por este período turbulento disponibilizando-lhe maneiras simples e seguras de pagar online e pagamentos sem contato nas lojas.
Publicado por Nick Hays, Product Manager Google Pay