Durante anos, contámos com os assistentes digitais para definir temporizadores, para reproduzir música ou para controlar as nossas casas inteligentes. Esta tecnologia tornou mais fácil realizar tarefas e poupou, diariamente, minutos valiosos.
Agora, com a IA generativa, podemos fornecer um tipo de ajuda totalmente novo para tarefas complexas que podem poupar horas. Com o Gemini, estamos a reimaginar o que significa para um assistente pessoal ser realmente útil. O Gemini está a evoluir para fornecer assistência móvel alimentada pela IA que vai permitir oferecer um novo nível de ajuda – ao mesmo tempo que é mais natural, conversacional e intuitivo.
Saiba mais sobre as novas funcionalidades do Gemini, que vão estar disponíveis para Android e iOS.
Disponível a partir de hoje: Gemini Live
O Gemini Live é uma experiência conversacional móvel que lhe permite ter conversas fluidas com o Gemini. Quer fazer um brainstorming de potenciais empregos adequados às suas competências ou formação? Aceda ao Gemini Live e questione sobre este tópico! Pode até interromper a resposta para aprofundar um ponto específico ou pausar uma conversa e voltar a ela mais tarde. É como ter um companheiro no bolso com quem pode falar sobre novas ideias ou praticar uma conversa importante.
O Gemini Live também está disponível no modo mãos-livres: pode continuar a falar com a aplicação Gemini em segundo plano ou quando o telefone está bloqueado, para poder continuar a conversa em qualquer lugar, como faria numa chamada telefónica normal. O Gemini Live começa hoje a ser lançado em inglês para os nossos subscritores Gemini Advanced nos telefones Android e, nas próximas semanas, será expandido para iOS e em mais idiomas.[1]
Para tornar a conversa com Gemini ainda mais natural, estamos a apresentar 10 novas vozes à sua escolha, para que possa escolher o tom e o estilo que funcionam melhor para si.
Ligue-se a ainda mais aplicações para ajuda no dia a dia
O Gemini pode ajudar em tarefas grandes e pequenas ao integrar-se com todas as aplicações e ferramentas da Google que utiliza hoje em dia. E, ao contrário de outros assistentes, fá-lo sem que o utilizador tenha de alternar entre aplicações e serviços.
Nas próximas semanas vamos lançar novas extensões[2] incluindo o Keep, Tasks, Utilities[3] e funcionalidades expandidas no YouTube Music. Digamos que está a organizar um jantar: peça ao Gemini para descobrir aquela receita de lasanha que a Jenny lhe enviou no Gmail e peça-lhe para adicionar os ingredientes à sua lista de compras no Keep. Sem precisar de muitos detalhes, o Gemini compreende o que pretende e age de acordo com o que lhe foi pedido.
E com a extensão do Calendário, disponível em breve, poderá tirar uma fotografia do panfleto que anuncia a feira dos agricultores e perguntar ao Gemini se está livre nesse dia – e até mesmo definir um lembrete para comprar mirtilos quando for à feira.
E com a extensão do Calendário, disponível em breve, poderá tirar uma fotografia do anúncio de um concerto e perguntar ao Gemini se está livre nesse dia – e até mesmo definir um lembrete para comprar os bilhetes.
Elevando o Gemini no Android
O Gemini está totalmente integrado na experiência do utilizador Android, proporcionando capacidades mais conscientes do contexto que só são possíveis no Android. O Gemini disponibiliza ajuda exatamente quando o utilizador precisa, independentemente do que estiver a fazer no seu telemóvel Android[4]. Basta pressionar longamente o botão ligar / desligar ou dizer "Ok Google" e o Gemini surge, pronto para ajudar[5]. Pode tocar na sugestão "Perguntar sobre este ecrã" para obter ajuda sobre o que está no seu ecrã ou, se estiver a utilizar o YouTube, pode fazer perguntas sobre o que está a ver. Imagine que se está a preparar para uma viagem ao estrangeiro e acabou de visualizar um vlog de viagens - toque em "Perguntar sobre este vídeo" e peça uma lista de todos os restaurantes mencionados no vídeo - e peça para que o Gemini os adicione ao Google Maps.
Graças à profunda integração com o Android, o Gemini vai para além da simples leitura do ecrã: o Gemini pode interagir com muitas das aplicações que o utilizador já usa. Por exemplo, o utilizador pode arrastar e largar imagens geradas pelo Gemini diretamente em aplicações como o Gmail e Mensagens Google.
Reimaginar um assistente útil
Embora a IA desbloqueie novas capacidades poderosas, também apresenta novos desafios. Ironicamente, utilizar grandes modelos de linguagem que possam interpretar melhor a linguagem natural e lidar com tarefas complexas significa, muitas vezes, que as tarefas simples demoram mais tempo a serem concluídas. E embora a IA generativa seja suficientemente flexível para completar uma vasta gama de tarefas pode, por vezes, comportar-se de formas inesperadas ou fornecer informações imprecisas.
Para ajudar a resolver esta questão, incorporamos novos modelos como o Gemini 1.5 Flash, que são mais rápidos e fornecem respostas de maior qualidade. Nos próximos meses, vamos continuar a concentrar-nos na velocidade e na qualidade e a lançar integrações mais profundas com o Google Home, com o Telefone e com as Mensagens. Saiba mais sobre como o Gemini pode ajudá-lo com todas as suas ações favoritas do Assistente, incluindo detalhes sobre melhorias futuras.
Hoje, chegámos a um ponto de viragem em que acreditamos que a utilidade de um assistente com tecnologia de IA supera em muito os seus desafios, e estamos entusiasmados por experimentar o Gemini como assistente padrão no Google Pixel 9. Estamos nos primórdios da descoberta de todas as formas pelas quais um assistente com tecnologia de IA pode ser útil e – tal como os telefones Pixel – o Gemini vai continuar a ser cada vez melhor.
Por Sissie Hsiao, Vice President and General Manager, Gemini experiences and Google Assistant