Estamos a aplicar a IA a tudo o que fazemos, em cada camada de toda a nossa pilha tecnológica, desde a infraestrutura do centro de dados, ao sistema operativo e aos dispositivos. Para que a IA seja verdadeiramente útil, deve integrar-se naturalmente na nossa vida diária e o melhor lugar para ter essa experiência é o nosso dispositivo Android.
Com o Gemini profundamente integrado no Android, estamos a reconstruir o sistema operativo centrado na IA e a redefinir o que os telemóveis podem fazer. Continue a ler para saber como estamos a trabalhar com parceiros para trazer o poder do Gemini a milhares de milhões de utilizadores do Android e, ao mesmo tempo, a proteger a privacidade das pessoas.
Novas formas de usar o Gemini no Android
Conseguimos reconstruir completamente a experiência com o assistente com o Gemini para que possa falar para ele naturalmente, tal como falaria com outra pessoa. Compreende a sua intenção, segue a sua linha de pensamento e realiza tarefas complexas. Através da integração profunda no sistema operativo, o Gemini[1] no Android é ainda mais poderoso.
A partir de hoje, pode aceder à sobreposição do Gemini sobre a app que está a usar para fazer perguntas sobre o que está no seu ecrã. Por exemplo, pode encontrar informações específicas sobre um vídeo do YouTube que esteja a ver. Também pode gerar imagens diretamente a partir da sobreposição e arrastar e largá-las em apps como o Gmail e Mensagens Google.
Além destas experiências integradas, também estamos a introduzir outras atualizações no Gemini, incluindo o Gemini Live. O Gemini Live oferece uma experiência conversacional em dispositivos móveis que lhe permite conversar com o Gemini sobre tudo o que vai na sua mente. Faça perguntas complexas, explore novas ideias ou avalie potenciais empregos adequados às suas competências e ao seu grau académico. O Gemini Live começa hoje a ser implementado em inglês para os subscritores do Gemini Advanced em telemóveis Android e, nas próximas semanas, vai expandir-se a mais idiomas[2].
Segurança com a Google
Seja qual for a tarefa, é fundamental manter a proteção e privacidade das suas informações pessoais. Com a sua autorização, o Gemini pode ajudar a associar as suas informações pessoais relevantes a todo o conhecimento valioso que a Google organizou e tornou acessível para fornecer a ajuda certa de que precisa. Por exemplo, o Gemini pode ajudar a criar uma rotina de treino diária com base no email do seu treinador pessoal ou usar o seu currículo no Google Drive para escrever uma biografia profissional[3]. Apenas o Gemini pode fazer tudo isto com uma abordagem segura e multifunções que não requer a transferência para um fornecedor de IA terceiro que não conheça ou confie.
E uma vez que o Android é o primeiro sistema operativo para dispositivos móveis com um modelo de IA multimodal extenso no dispositivo, chamado Gemini Nano, os seus dados nunca saem do telemóvel em alguns dos exemplos de utilização mais confidenciais. Com o Gemini Nano no Pixel 9, pode usar Notas na Chamada para resumir áudio de uma chamada telefónica ou Capturas de Ecrã do Pixel para guardar e organizar as suas imagens.
Por isso, quer os seus dados estejam a ser processados na Cloud ou no dispositivo, estão incluídos na arquitetura ponto a ponto segura da Google para manter a segurança e privacidade das suas informações.
Criado à escala do Android
O Gemini é o assistente de IA com maior disponibilidade à escala global. É suportado em 45 idiomas, em mais de 200 países e territórios e continuamos a adicionar mais.
Está disponível em centenas de modelos de telemóveis de dezenas de fabricantes de dispositivos e foi adaptado aos diversos formatos do Android, desde telemóveis a dobráveis. No Galaxy Z Fold6 da Samsung, pode aceder ao Gemini numa experiência multijanelas, em ecrã dividido, para a execução de várias tarefas em simultâneo. E no motorola razr+, pode aceder ao Gemini diretamente a partir do ecrã externo para resumo rapidamente dos seus emails recentes sem ter de abrir o telemóvel. Além dos dispositivos de referência mais recentes, o Gemini já é suportado em dispositivos existentes, o que significa que o seu telemóvel Android continua a melhorar ao longo do tempo.
Esteja onde estiver e o que quer que esteja a fazer no seu telemóvel Android, o Gemini está apenas a um toque de distância. Em dispositivos Samsung suportados, basta deslizar rapidamente para cima a partir do canto do ecrã para aceder ao Gemini. E em dispositivos Pixel e outros dispositivos suportados, basta manter premido o botão ligar/desligar para ativar o Gemini.
Estas atualizações e mais capacidades baseadas em IA, como a nova funcionalidade de partilha de Circundar para Pesquisar, que permite circundar uma seleção e partilhar instantaneamente com outras pessoas, vai estar disponível no próximo mês nos dispositivos Android suportados. E pode fazer ainda mais com a mais recente série Pixel 9: consulte a nossa publicação no blogue para descobrir as novidades.
Publicado por Sameer Samat, President, Android Ecosystem