Hoje, estamos a introduzir novas capacidades de Inteligência Artificial generativa nas plataformas Google Maps e Google Earth de modo a disponibilizar a programadores e urbanistas informações do mundo real e atualizadas para ajudar a resolver problemas geoespaciais.
Ajudar os programadores a criar aplicações de IA generativa com informações atualizadas sobre lugares
Mais de 10 milhões de websites e aplicações utilizam a plataforma Google Maps para oferecer produtos úteis, das aplicações de entrega a websites de agências imobiliárias. À medida que mais programadores criam aplicações de IA generativa, ouvimos frequentemente o desejo de uma forma fácil de exibir informações atualizadas nos seus produtos. Hoje estamos a introduzir o embasamento com o Google Maps, uma nova funcionalidade que permite aos programadores utilizar os nossos dados ricos sobre locais para criar experiências alimentadas por IA generativa. O embasamento com o Google Maps ajuda a tornar as respostas geradas pelos LLMs mais factuais e atualizadas, refletindo rapidamente as atualizações dos 250 milhões de locais no Maps.
Imagine que é um programador de um website de arrendamento de imóveis. Através do chatbot do seu website, um cliente pode perguntar “Quais são as opções de fitness próximo deste apartamento?” Ao utilizar o embasamento com o Google Maps poderá mostrar as informações mais recentes sobre a área, incluindo avaliações e horários de funcionamento dos ginásios próximos, além de detalhes sobre se o local abre mais cedo ou mais tarde - facilitando ao cliente tomar uma decisão informada. O embasamento com o Google Maps é lançado hoje como um recurso experimental.
Lançamento em breve: resumos de IA de locais em veículos Rivian
Na Google I/O deste ano, anunciámos as capacidades do Gemini na nossa API Places, que permite aos programadores mostrar resumos de IA generativa sobre lugares. No próximo mês, a Rivian começará a utilizar esta funcionalidade para mostrar resumos de restaurantes, lojas e supermercados nos seus ecrãs de infoentretenimento – para que os condutores possam saber mais sobre um local de forma rápida e fácil.
Trazer capacidades de IA Generativa para o Google Earth
Estamos também a trazer as capacidades do Gemini para o Google Earth, o que permitirá aos técnicos de planeamento urbano aceder a insights mais profundos a nível da cidade e reduzir significativamente o tempo gasto na análise de dados, de dias para minutos.
Desenvolvemos esta funcionalidade em parceria com a Google Research e a X, a moonshot factory. No próximo mês, vamos começar a testar as funcionalidades do Gemini no Google Earth — registe-se para ser considerado trusted tester.
Estamos entusiasmados por ver o que os programadores e urbanistas poderão fazer com estas tecnologias mais recentes.
Publicado por Yael Maguire, VP & GM, Google Maps Platform & Google Earth