Hoje, o Android 15 está a começar a ser disponibilizado aos dispositivos Pixel. As atualizações incluem funcionalidades de segurança que ajudam a manter as suas informações sensíveis de saúde, financeiras e pessoais protegidas contra roubo e fraude. Além disso, estamos a introduzir melhorias para os dispositivos com ecrãs grandes que o ajudam a fazer mais e atualizações em aplicações, incluindo câmara, mensagens e passkeys.
Os seus dispositivos Android estão cada vez melhores graças às novas funcionalidades e atualizações que são disponibilizadas ao longo do tempo – não apenas uma vez por ano. Eis os destaques das últimas atualizações do Android:
Ajudar a prevenir o roubo e a recuperar um dispositivo roubado mais rapidamente
O novo Theft Detection Lock[1] utiliza a Inteligência Artificial (IA) para ajudar a manter os seus dados seguros. Se o seu telefone detetar que alguém o roubou e está a tentar correr, a andar de bicicleta ou a conduzir, bloqueará automaticamente o seu dispositivo. Também poderá utilizar o Bloqueio Remoto para bloquear rapidamente o seu aparelho a partir de qualquer dispositivo, utilizando o seu número de telefone e uma simples verificação de segurança. Estas funcionalidades estão agora disponíveis para a maioria dos dispositivos Android 10 ou superior.
E o Android 15 traz proteções adicionais que previnem que os ladrões adivinhem as suas palavras-passe e acedam a informações confidenciais. Por exemplo, estamos a adicionar requisitos de autenticação para definições que são alvo de ladrões, como remover o seu cartão SIM ou desligar o Encontrar o Meu Dispositivo, e bloquearemos o seu dispositivo se detetarmos várias tentativas falhadas de acesso a aplicações e definições. Estas atualizações tornam mais difícil aos ladrões repor e vender um dispositivo roubado e impedem mais roubos antes que estes aconteçam. Saiba mais sobre as novas funcionalidades de proteção contra roubo no blog Google Online Security.
Mantenha as aplicações com informação sensível longe de olhares indiscretos
O espaço privado no Android 15 funciona como um cofre digital no seu telefone. Pode criar um espaço privado separado para organizar aplicações com informação sensível, como aplicações sociais, de dating ou de bancos. Quando o espaço privado está bloqueado, as aplicações permanecem virtualmente invisíveis para as outras pessoas e ficam escondidas da sua lista de aplicações, vista de aplicações recentes, notificações e definições. Para aceder ao espaço privado, existe uma camada adicional de autenticação para manter as aplicações seguras e longe de olhares indiscretos. E para maior privacidade, pode optar por ocultar a existência de espaço privado no seu telefone.
Faça mais com os seus dobráveis e tablets
As novas funcionalidades do Android 15 facilitam o acesso às aplicações que o ajudam a realizar tarefas, seja a escrever um e-mail ou a fazer brainstorming num documento.
Em dobráveis e tablets, pode agora fixar e desafixar facilmente a barra de tarefas no ecrã. Isto permite-lhe personalizar o seu layout e manter as suas aplicações favoritas, como o Google Fotos ou o Gmail, ao alcance para um acesso mais rápido e maior produtividade.
O emparelhamento de aplicações proporciona um atalho rápido para facilitar a multitarefa. Por exemplo, pode abrir o Google Drive e o Gmail ao mesmo tempo para arrastar e largar ficheiros facilmente. Também pode guardar as combinações de aplicações utilizadas com maior frequência e elas aparecerão como um único ícone de aplicação no seu dobrável ou tablet. Com apenas um toque, pode recuperá-los rapidamente num ecrã dividido para um acesso mais rápido.
Faça login com segurança, tire melhores fotografias e muito mais
Com o Android 15, há ainda mais melhorias nas câmaras, mensagens e palavras-passe. Eis dos destaques:
Experimente estas funcionalidades do Android 15 – além de muitas outras funcionalidades que chegarão aos dispositivos Pixel – e fique atento às outras atualizações que se avizinham.
Publicado por Seang Chau, VP and GM of Android Platform
Notas:
[1] Não compatível com Android Go, tablets e wearables. O suporte pode variar de acordo com o modelo do smartphone. O dispositivo deve ter um ecrã de bloqueio definido.