Os avanços recentes na Inteligência Artificial, especialmente na IA generativa, têm o potencial de fazer aumentar a dimensão da economia da UE em 1,2 mil milhões de euros e poupar ao trabalhador médio mais de 70 horas por ano. Mas para a promessa da IA se concretizar é vital partilharmos recursos que ajudem as pessoas de todos os setores a compreender como utilizar a tecnologia – especialmente junto de pessoas de comunidades desfavorecidas.
Em fevereiro deste ano, a Google.org anunciou o Fundo de Oportunidades de IA: Europa, no valor de 15 milhões de euros, proporcionando apoio ao Centre for Public Impact (CPI). O CPI lançou o desafio a organizações sem fins lucrativos e da sociedade civil que ajudam as comunidades com poucos recursos a candidatarem-se a financiamento em dinheiro, bem como a terem acesso a cursos de formação básica em IA, extensos e personalizados, desenvolvidos pela Google e por parceiros externos.
Recebemos mais de 400 candidaturas de 29 países que disponibilizaram informações interessantes não só sobre onde as competências em IA são mais necessárias, mas também sobre como as organizações sem fins lucrativos de toda a região podem proporcionar a melhor educação em competências de IA. E hoje, temos o prazer de apresentar as 80 organizações em 24 países que, coletivamente, irão disponibilizar formação em IA a mais de 20.000 pessoas — mulheres, pessoas com deficiência, trabalhadores migrantes e pessoas deslocadas — com o objetivo de partilhar conhecimentos básicos de IA que irão conduzir a resultados profissionais positivos a longo prazo.
Abaixo a organização selecionada em Portugal:
Publicado por Rowan Barnett, Director, Google.org, EMEA