Portugal Blog
Notícias sobre produtos, iniciativas, lançamentos e projetos da Google Portugal
100 anos de Bauhaus no Google Arts & Culture
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Mesmo que nunca tenha ouvido falar do movimento Bauhaus, é provável que já tenha já visto a influência desta escola à sua volta. Dos sinais de trânsito ao mobiliário de escritório, a lendária escola de design mudou, por completo, a forma como o nosso mundo se apresenta e funciona.
Cem anos depois do início do movimento na Alemanha continuamos rodeados pelas ideias da Bauhaus sobre arte, tecnologia e artesanato que estão, agora, refletidas na nova exposição do Google Arts & Culture - "
Bauhaus Everywhere
". A exposição surgiu através da parceria entre a Fundação Bauhaus Dessau, na Alemanha - enquanto parte da nossa colaboração de digitalização em curso há vários anos - e seis outros parceiros, incluindo o Instituto de Design IIT ou o Museu Guggenheim.
O design de Bauhaus teve como objetivo melhorar a vida das pessoas através do design funcional. Membros conhecidos da escola, como o fundador Walter Gropius, o controverso Hannes Meyer ou Gunta Stölzl, uma das muitas designers e artistas femininas, têm uma influência duradoura na
arquitetura
, no
design de mobiliário
e até nos
tipos de letra
.
Este projeto digitaliza mais de 10.000 objetos, oferece visitas virtuais a edifícios emblemáticos e expõe mais de 400 obras de arte capturadas com a nossa Art Camera. O resultado são mais de 45 exposições on-line, curadas pelos nossos sete parceiros apresentando ícones mundialmente conhecidos como a
poltrona em aço tubular
ou imagens do “
Africa's Finest Campus
” e o (talvez, inesperado) design bauhaus mais vendido, o
papel de parede
.
Também existem perspetivas únicas sobre a
vida quotidiana
dos estudantes da Bauhaus, incluindo as conhecidas festas da Bauhaus e o
pensamento
feminista. E, como os princípios de design da escola foram muito além da Alemanha e da Europa, criámos uma viagem no Google Earth para mostrar como as pessoas que vivem em países tão distantes como Japão, Índia ou Brasil foram inspiradas pela Bauhaus.
Novas formas, materiais e novas abordagens na construção fizeram destacar-se as propostas da Bauhaus. Os seus projetos arquitetónicos eram especialmente conhecidos pela sua abordagem de vanguarda. Mas muitos destes planos ousados de construção permaneceram exatamente assim, e nunca foram realmente construídos. Em colaboração com especialistas da Fundação Bauhaus Dessau, a exposição contém edifícios que só existiram no papel e na mente dos seus criadores.
Juntos, reunimos esboços de arquivos, rascunhos e descrições vagas para criar modelos de realidade aumentada de três estruturas visionárias. Na aplicação Google Arts & Culture, qualquer um pode agora explorar a “
Round House
” de Carl Fieger, as “
BAMBOS
” de Marcel Breuer e o “
Court House
” de Eduard Ludwig por dentro e por fora.
Para
László Moholy-Nagy
, um professor da Bauhaus: "O design não é uma profissão, o design é uma atitude".
Esperamos que o utilizador veja que a atitude da Bauhaus não está apenas em toda a parte. Através desta exposição, ela está também disponível para todos.
Publicado por Amit Sood Senior Director, Google Arts & Culture