A IA está a impulsionar a mais significativa atualização de sempre na experiência da Pesquisa Google. Com a Vista Geral de IA (AI Overviews) e, mais recentemente, o Modo IA, as pessoas conseguem fazer perguntas que nunca antes puderam fazer. E a resposta tem sido fantástica: os nossos dados mostram que as pessoas estão mais satisfeitas com a experiência e pesquisam mais do que nunca, à medida que descobrem o que a Pesquisa pode agora fazer.
Ao mesmo tempo, temos recebido algumas perguntas sobre o que isto significa para o tráfego de websites a partir do Google. Por isso, gostaríamos de partilhar algumas informações sobre os dados que estamos a observar, bem como a nossa abordagem em relação à IA na Pesquisa.
Tendências de Tráfego da Pesquisa Google
No geral, o volume total de cliques orgânicos da Pesquisa Google para websites tem-se mantido relativamente estável ano após ano. Além disso, a qualidade média dos cliques aumentou e, na verdade, estamos a enviar um pouco mais de cliques de qualidade para os websites do que há um ano (por cliques de qualidade, referimo-nos àqueles em que os utilizadores não voltam rapidamente para trás — o que é tipicamente um sinal de que o utilizador está interessado no website). Estes dados contrastam com relatórios de terceiros que sugerem, incorretamente, declínios dramáticos no tráfego agregado, muitas vezes baseados em metodologias com falhas, exemplos isolados ou em alterações de tráfego que ocorreram antes do lançamento das funcionalidades de IA na Pesquisa.
Então, o que é que está a acontecer? Com a Vista Geral de IA, as pessoas estão a pesquisar mais e a fazer novas perguntas, que são frequentemente mais longas e complexas. Além disso, com a Vista Geral de IA, os utilizadores veem mais links na página do que antes. Mais consultas e mais links significam mais oportunidades para os websites surgirem e receberem cliques. Para algumas perguntas que procuram uma resposta rápida, como "quando é a próxima lua cheia", as pessoas podem ficar satisfeitas com a resposta inicial e não clicar mais. Isto também acontece com outras funcionalidades de resposta que adicionámos, como o Painel de Conhecimento ou os resultados desportivos. No entanto, para muitos outros tipos de perguntas, as pessoas continuam a clicar, pois querem aprofundar um tópico, explorar mais ou fazer uma compra. É por isso que a qualidade dos cliques está a aumentar — uma resposta de IA pode dar uma perspetiva geral, mas as pessoas clicam para aprofundar e saber mais, e quando o fazem, estes cliques são mais valiosos.
Embora o tráfego geral para sites seja relativamente estável, a web é vasta e as tendências dos utilizadores estão a redirecionar o tráfego para diferentes sites, resultando numa diminuição do tráfego para alguns sites e num aumento do tráfego para outros. As pessoas estão cada vez mais a procurar e a clicar em sites com fóruns, vídeos, podcasts e publicações onde podem ouvir vozes autênticas e perspectivas em primeira mão. As pessoas também estão mais propensas a clicar em conteúdo da web que as ajude a aprender mais — como uma análise aprofundada, uma publicação original, uma perspetiva única ou uma análise criteriosa na primeira pessoa. Os sites que vão ao encontro destas necessidades crescentes dos utilizadores estão a beneficiar desta mudança e, de forma geral, registam um aumento do seu tráfego.
Construir a IA na Pesquisa para destacar a web
Como empresa de pesquisa, preocupamo-nos profundamente — talvez mais do que qualquer outra empresa — com a saúde do ecossistema da web. Continuamos a enviar milhares de milhões de cliques para websites todos os dias e acreditamos que a troca de valor entre a Pesquisa e a web mantém-se forte.
Adotamos uma abordagem distinta na forma como construímos as nossas experiências de IA: são construídas para destacar a web. Por outras palavras, não é a web ou a IA — são ambas. Treinamos os nossos modelos para compreender profundamente a web e quando e como ligar aos sites mais relevantes. E as nossas respostas de IA apresentam ligações de destaque, citação visível das fontes e atribuição em linha. Isto não é apenas útil para os websites; também ajuda os utilizadores a saber de onde está a vir a informação e como podem explorar o tema mais a fundo. Além disso, os websites têm sempre o controlo sobre como o seu conteúdo é destacado ou incluído na Pesquisa, através de protocolos abertos que respeitamos e seguimos. Estamos empenhados em destacar conteúdo de alta qualidade na web e vamos continuar a aperfeiçoar a forma como o fazemos.
A web existe há mais de três décadas e acreditamos que estamos a entrar na sua era mais entusiasmante até agora. As mudanças tecnológicas trazem transformações, mas também trazem oportunidades extraordinárias. Acreditamos que a IA será um dos momentos de maior expansão para a web, capacitando-nos a todos para fazer muito mais perguntas e permitindo aos criadores alcançar públicos mais envolvidos. Vamos continuar a ajudar empresas, criadores e websites a aproveitar estas oportunidades, enquanto construímos este futuro em conjunto.