Há alguns anos, uma inundação devastou Chennai, onde eu cresci. Ver as imagens da cidade -- que sofreu seca extrema durante muitos anos da minha vida -- coberta pelas águas das inundações, fez com que os impactos das mudanças climáticas se sentissem, realmente, muito mais próximos de casa. Na semana passada, muitos de nós acordamos com o céu laranja no norte da Califórnia enquanto os incêndios florestais queimavam a costa oeste. Sei que outros países, tais como a Austrália e o Brasil passaram recentemente por situações semelhantes e, infelizmente, não serão os últimos.
A ciência é clara: o mundo deve agir agora se quisermos evitar as piores consequências das mudanças climáticas.
Estamos empenhados em fazer a nossa parte. A sustentabilidade tem sido um valor fundamental para nós desde que Larry e Sergey fundaram a Google há duas décadas. Fomos a primeira grande empresa a tornar-se neutra em carbono em 2007. Em 2017 fomos a primeira grande empresa a igualar o nosso consumo de energia com 100% de energia renovável. Operamos a cloud global mais limpa na indústria, e somos o maior cliente mundial corporativo de energia renovável.
Na nossa terceira década de ação climática, vamos ainda mais longe para ajudar a construir um futuro livre de carbono para todos. Eis como:
Mais informações sobre as novidades abaixo:
Eliminar o nosso legado de carbono
Desde hoje, eliminámos todo o legado de carbono da Google (cobrindo todas as nossas emissões operacionais antes de nos tornarmos neutros em carbono em 2007) através da compra de compensações de carbono de alta qualidade. Isto significa que a pegada de carbono líquida da vida da Google é, agora, zero. Estamos muito satisfeitos em ser a primeira grande empresa a tê-lo hoje concluído.
Operar com energia livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana, até 2030
Desde 2017, que temos vindo a fazer corresponder todo o nosso consumo anual de eletricidade com energia 100% renovável. Agora estamos a ir ainda mais longe: Até 2030, a Google tem como objetivo de gerir o nosso negócio com energia livre de carbono em todos os locais e em todos os momentos.
Este é o nosso maior moonshot de sustentabilidade até agora, com uma enorme complexidade prática e técnica. Somos a primeira grande empresa a fazê-lo e pretendemos ser os primeiros a alcançá-lo.
Vamos começar por trabalhar rumo à energia livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os nossos data centers e campi de todo o mundo. Os nossos data centers capacitam os produtos e serviços nos quais o utilizador confia diariamente. Isto significa que cada e-mail que envia pelo Gmail, cada pergunta que faz na Pesquisa Google, cada vídeo do YouTube que visualiza e cada trajecto que realiza ao utilizar o Google Maps é disponibilizado através de energia limpa a qualquer hora do dia.
Até há bem pouco tempo, era difícil imaginar um fornecimento de eletricidade livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana -- num nível simples, o vento nem sempre sopra e o sol não brilha à noite. Mas, graças às tendências de tecnologia e com as políticas governamentais certas, a promessa de energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana, estará ao alcance de todos, muito em breve. Para chegar lá, a Google vai investir em abordagens que nos possibilitem obter energia confiável livre carbono em todos os locais, a qualquer hora do dia. Vamos fazer diversas ações, tais como juntar fontes de energia eólica e solar e aumentar o uso de armazenamento das baterias. E também estamos a trabalhar em formas de aplicar IA de maneira a otimizar a nossa procura e a previsão de eletricidade. Esses esforços vão ajudar a criar 12.000 empregos até 2025. É importante salientar que acreditamos que o nosso trabalho pode acelerar a disponibilidade de energia limpa nas comunidades de todo o mundo e ajudar a resolver os desafios que seguraram a sua capacidade para se tornar numa fonte de energia ininterrupta.
Saiba mais no nosso white paper.
Ajudar a possibilitar 5 GW em investimentos em energia sem carbono
Vamos possibilitar 5 GW de nova energia livre de carbono nas nossas principais regiões de fabrico até 2030 através de vários investimentos. Esperamos que esta ação estimule mais de US$ 5 mil milhões de investimentos em energia limpa, que evite emissões equivalentes à retirada de mais de 1 milhão de carros nas estradas anualmente e que crie mais de 8.000 empregos relacionados com a energia limpa.
Ajudar 500 cidades a reduzir 1 gigaton de emissões de carbono anualmente até 2030
As cidades geram 70% das emissões mundiais. O nosso Google Environmental Insights Explorer ajuda mais de 100 cidades a rastrear e a reduzir as suas emissões de carbono e a maximizar o seu uso de energia renovável informando-as sobre o seu potencial solar e emissões de transporte. Hoje, estamos a expandir esta ferramenta para 3.000 cidades de todo o mundo.
Também assumimos o compromisso de ajudar mais de 500 cidades e governos locais a reduzir globalmente um total de 1 gigaton de emissões de carbono por ano até 2030 - trata-se do equivalente às emissões anuais de carbono de um país do tamanho do Japão. Saiba mais sobre os nossos esforços para ajudar cidades como Dublin e Houston a acelerar a sua ação climática.
Ajudar os nossos parceiros a reduzir as emissões de carbono
Estamos a introduzir uma série de iniciativas para ajudar os parceiros e organizações a reduzirem o uso de carbono e a remover o carbono da atmosfera.
Mais de 10% do uso de energia nos EUA provém do aquecimento e arrefecimento dos edifícios comerciais. O machine learning reduziu a energia usada para arrefecer os data centers da Google em 30% e, agora, a DeepMind e a Google Cloud estão a disponibilizar esta solução de tecnologia Cloud, de forma global, para utilização nos aeroportos, centros comerciais, hospitais, data centers e outros edifícios comerciais e instalações industriais. Saiba mais aqui.
Organizações sem fins lucrativos, organizações da sociedade civil e universidades também desempenham um papel crítico. Estamos a trabalhar com uma rede de organizações ambientais, como a Crowther Lab, numa abordagem científica para a reflorestação e de recuperação ambiental. Também estamos a lançar um Desafio de Impacto da Google.org no valor de €10 milhões na Europa para apoiar ideias e projetos promissores que apoiem a sustentabilidade, projectos esses que serão selecionados por especialistas independentes.
Ajudar mil milhões de pessoas através dos nossos produtos
Finalmente, os produtos da Google já estão a ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis nas suas vidas diárias, quer seja a utilizar o Google Maps para encontrar bicicletas partilhadas e estações de carregamento de veículos elétricos, ou em muitos países europeus, a utilizarem o Google Flights para escolher a opção de voos com menos emissões de carbono.
Existem mais ferramentas e informações que podemos disponibilizar, e o nosso objetivo é encontrar novas maneiras dos nossos produtos ajudarem mil milhões de pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis até 2022.
A nossa próxima década de acção climática
Estamos otimistas de que, ao aproveitar as novas tecnologias, ao investir na infraestrutura e nas ferramentas certas e ao capacitar os nossos parceiros, organizações sem fins lucrativos e pessoas, esta poderá ser a década mais decisiva para a ação climática até ao momento. Estamos orgulhosos de fazer a nossa parte e de ajudar a mover o mundo mais próximo de um futuro livre de carbono para todos.
Publicado por Sundar Pichai, CEO da Google e da Alphabet