O vasto universo da arte e da cultura dos países lusófonos chega hoje ao Google Arts & Culture, numa colaboração com o Museu Virtual da Lusofonia. Do cinema mudo de Portugal às artes plásticas de artistas moçambicanas e moçambicanos, o projeto “A Paixão da Língua Portuguesa” tem o objetivo de enaltecer as individualidades de cada país e abordar a riqueza que os países lusófonos trazem ao mundo.
O projeto do museu virtual foi criado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, com a proposta de ser um espaço aberto para a participação ativa dos cidadãos, mostrando registos que compõem a memória coletiva e a identidade das regiões, com debates sobre o modo como o passado colonial influencia as relações interculturais na atualidade.
Ao todo, são 45 exposições virtuais e mais de 550 obras de arte e peças de áudio e vídeo que remetem para a língua portuguesa. O acervo do Museu abrange Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, estendendo-se à Galiza (Espanha) e Macau (China).
Com cerca de 250 milhões de pessoas que falam português no mundo, o Museu Virtual da Lusofonia destaca a arte que extrapola fronteiras, celebrações tradicionais, paisagens de cortar a respiração, histórias das cidades, arte de rua e curiosidades. É possível mergulhar na jornada da música e da literatura dos países lusófonos ao viajar pelas oito culturas de onde estiver.
Visite g.co/lusofonia e continue a sua descoberta no Google Arts & Culture, ou descarregue a aplicação gratuita para iOS ou Android.