Durante o confinamento, muitos de nós encontramos nas ferramentas online uma espécie de tábua de salvação. Recorremos a elas para encontrar informações e mantermo-nos conectados ao mundo à nossa volta, apoiar negócios locais, ensinar as crianças e também aprender novas competências. Essas mesmas ferramentas serão vitais para ajudar países a se recuperarem de forma mais rápida, sustentável e inclusiva.
À medida que o Governo de Portugal está a trabalhar para permitir que todos os portugueses tenham acesso aos benefícios proporcionados pela tecnologia, a Google reforça o seu compromisso com o Governo (em um Memorando de Entendimento) e com os portugueses com o “Grow Portugal with Google”, um programa para apoiar a transição digital e oferecer as ferramentas e a formação que irão ajudar nas competências digitais e na empregabilidade, no apoio às startups e o fomento da inteligência artificial.
Ajudando as pessoas a aprenderem novas competências e encontrarem empregos
Muito antes do coronavírus, estava claro que os empregos do futuro iam exigir um novo conjunto de competências digitais e, por isso, lançámos o Atelier Digital em Portugal para ajudar as pessoas a aprender novas competências. Desde 2016, mais de 83,000 portugueses foram formados através de cursos online e presenciais em colaboração com o Conselho Coordenador dos Politécnicos Portugueses.
Nos três primeiros meses da pandemia (março, abril e maio), mais do que triplicou o número de pessoas que concluíram os nossos cursos online em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para ajudar ainda mais famílias e negócios, a versão presencial do Atelier Digital foi convertida para o online, num formato webinar com um total de 10 sessões com 10 politécnicos diferentes. Este ano, o nosso objetivo é treinar 32.000 portugueses em competências digitais.
Na área de programação, em 2019, começamos um projeto piloto em parceria com instituições de educação chamado Android Training Program. Um ano depois e após mais de 3.000 programadores formados, agora, o Android Training Program é alargado para incluir formação em Cloud e machine learning em eventos online com o objetivo de formar mais 3.000 programadores ao longo de 12 eventos.
E, para ajudar as pessoas a encontrar novas oportunidades de emprego, hoje iniciamos nossa experiência de busca de empregos em Portugal em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) -- e que também os ajudará a encontrar candidatos com as competências certas mais rapidamente.
Ajudando empresas locais a otimizar seus negócios e a encontrar novos clientes
A crise acelerou tendências que esperávamos observar num longo período de tempo, como o uso da Inteligência Artificial (IA) e a automação para ajudar a aumentar as vendas, reduzir custos e tomar melhores decisões. Estudos sugerem que, nos próximos 15 anos, as empresas europeias que usem IA de forma mais alargada têm uma probabilidade de crescer três vezes mais rápido do que uma empresa média, acrescentando € 2,7 triliões, ou 19%, à produção europeia em 2030.
Para tornar isso acessível para todas as empresas, vamos lançar até o fim do ano em Portugal a ferramenta “AI for Business”. A ferramenta oferece às empresas um relatório personalizado, recomendando as aplicações mais relevantes de IA e os possíveis benefícios, além de sugestões práticas de como começar.
Em paralelo, para apoiar as empresas a encontrarem consumidores onde quer que eles estejam, lançamos com a AICEP três webinars gratuitos com foco na expansão internacional para mostrar como o digital pode ajudar os negócios, com foco especial nas empresas de retalho, da escolha do mercado correto à preparação de como serem uma empresa global.
Apoiando as startups portuguesas a crescerem de forma sustentável
Estamos empenhados em continuar a apoiar as startups portuguesas no crescimento dos seus negócios. Logo no início da pandemia, abrimos com Indico Capital Partners as inscrições para o programa de aceleração Indico Accelerator Program powered by Google for Startups. O programa está atualmente a decorrer com o apoio da StartUp Portugal e será concluído em Junho de 2021. O programa inclui mentoring, formação, masterclasses, apoio na obtenção de financiamento, recrutamento e segmentação de produto e de consumidores da parte da Google e da Indico.
Para saber mais sobre essas ferramentas e programas, visite g.co/GrowPortugal.