A disponibilização global das vacinas COVID-19 está a exacerbar o problema da desinformação sobre a imunização. Para apoiar estes esforços de desmistificação o Google News Initiative está a lançar o COVID-19 Vaccine Counter-Misinformation Open Fund no valor de até $3 milhões.
Embora o impacto da COVID-19 seja global por natureza, a desinformação também tem sido usada para atingir populações específicas. Algumas das análises disponíveis também sugerem que as audiências que se deparam com informações incorretas e aquelas que procuram a verificação de factos não se sobrepõem necessariamente.
Por esta razão, o fundo está a aceitar candidaturas de projetos que pretendam alargar o alcance da verificação de factos, em particular aquelas audiências que sejam desproporcionalmente afetadas pela desinformação
O fundo é global e está aberto a organizações de notícias de todas as dimensões que tenham um histórico comprovado na verificação de factos e atividades semelhantes ou que tenham uma parceria com uma organização com esse reconhecimento.
Iremos dar prioridade aos projetos colaborativos com equipas interdisciplinares e formas claras para medir o sucesso. Por exemplo, candidaturas elegíveis podem incluir uma parceria entre um projeto de verificação de factos estabelecido e um media bem estabelecido numa comunidade específica, ou uma plataforma tecnológica colaborativa para jornalistas e médicos para detectar fontes de desinformação e publicarem verificações de factos.
Uma equipa global de Googlers irá analisar as candidaturas. O júri que irá escolher os projetos a financiar é composto por:
Finalmente, continuaremos a disponibilizar informação de alta qualidade e de confiança sobre as vacinas nos nossos produtos. Vamos continuar a alargar o número de países com painéis de informação sobre as vacinas autorizadas na pesquisa Google e iremos continuar a identificar verificação de factos no Google usando o ClaimReview. Em 2020, expandimos os recursos através dos quais os utilizadores se deparam com verificação de factos -- nas notícias sobre COVID-19 no Google News nos Estados Unidos, no Google News nos telemóveis no Brasil e no Google Images de forma global.
Mais informações sobre o fundo, critérios de elegibilidade e apresentação de candidaturas estão disponíveis aqui.
Publicado por Alexios Mantzarlis, News and Information Credibility Lead, Google News Lab