Já alguma vez se questionou como a ferramenta de captura de vídeos curtos do YouTube para dispositivos móveis foi desenvolvida? Ou o que é necessário para dar suporte aos milhões de pessoas que assistem a espetáculos em direto em HDR? É isto que espero fazer com esta nova série de posts no blog: explorar como transformamos ideias inovadoras em realidade de última geração para espectadores e criadores de conteúdos. Dando continuidade à nossa série anterior sobre o trabalho de responsabilidade do YouTube iremos mostrar o nosso esforço contínuo para iniciar um novo capítulo para o vídeo.
Reinventando a experiência de vídeo para os espectadores
Atualmente, com o vídeo a tornar-se uma parte ainda mais importante das nossas vidas diárias, as necessidades dos espectadores estão a evoluir mais rápido do que nunca. Para responder a isto, ao longo do ano queremos redefinir a experiência do mundo com o vídeo. Pode-se pensar no YouTube como um palco global para vídeos: e como qualquer bom gestor de palco o nosso trabalho passa por criar o melhor ambiente para os nossos criadores de conteúdo e a melhor experiência de visualização para nosso público.
Navegação mais fácil: Nos últimos anos, introduzimos um novo design para desktop, novas funcionalidades para dispositivos móveis e um novo visual para a página de visualização. Este ano, iremos trazer mais atualizações para os diversos dispositivos para ajudar a ligar espectadores aos seus criadores e conteúdos favoritos. No ano passado, lançámos os capítulos de vídeo para ajudar os espectadores a navegar mais facilmente num vídeo. Desde então, cada vez mais criadores de conteúdo adicionam capítulos aos seus vídeos, mais de 20 mil vídeos por dia. Em breve, iremos expandir essa funcionalidade de modo a adicionar automaticamente capítulos aos vídeos relevantes. Também vamos tornar mais intuitiva a experiência de assistir a vídeos, modernizando, por exemplo, o nosso design para tablets.
Suporte para formatos emergentes: há muito tempo, que o YouTube investe proativamente nas mais recentes tecnologias visuais. Atualmente, suportamos uma combinação de SD, HD, 4K, VR, HDR e vídeo em direto em quase todos os dispositivos com ligação à internet -- de desktops aos dispositivos móveis, das consolas de jogos aos óculos de realidade virtual. Este ano, iremos apresentar um novo design para a página inicial da app YouTube VR para melhorar a navegação, acessibilidade e a pesquisa.
Com uma audiência global de mais de 2 mil milhões de utilizadores registados a aceder ao YouTube mensalmente, sabemos, mais do que nunca, que precisamos de construir experiências e aplicações que respondam às necessidades exclusivas de cada um deles.
Expandindo o nosso palco para a TV. Embora a maior parte dos vídeos do YouTube sejam visualizados em dispositivos móveis, a nossa área de crescimento mais rápido é a TV. É por isso que trouxemos o mesmo espírito da experiência do YouTube para o conteúdo da TV com o YouTube TV. Em apenas alguns anos, o YouTube TV ultrapassou os 3 milhões de assinantes e 85 redes, além de oferecer DVR ilimitado. Fãs de desporto podem assistir aos seus jogos favoritos com a possibilidade de verem os lances mais importantes, ocultar spoilers e conferir estatísticas em tempo real. E há mais para chegar, incluindo um novo complemento opcional que permite aos espectadores assistir a programas disponíveis em 4K ou descarregar para o seu DVR e assistir off-line mais tarde. Além disso, esta opção adiciona transmissões simultâneas ilimitadas em casa, para que toda a família possa aproveitar o YouTube TV em ecrãs diferentes ao mesmo tempo.
Criando momentos musicais duradouros. O YouTube Music tem mais de 70 milhões de músicas oficiais, além de playlists, remixes, videoclipes, atuações ao vivo, covers e faixas raras que não são encontradas em nenhum outro lugar. À medida que o panorama da música continua a mudar de formas dinâmicas, estamos a lançar playlists personalizadas centradas nas atividades diárias e humores para ouvir música quer seja para fazer exercício, foco, para relaxar, ir ao trabalho etc. Os fãs de música que gostam de criar as suas próprias playlists terão ainda mais recursos ao seu dispor e tornaremos as playlists criadas por utilizadores mais fáceis de descobrir pelos outros na plataforma.
Trazendo uma experiência mais segura para as crianças. As crianças precisam de um ambiente mais seguro para explorar os seus interesses, a sua curiosidade e despertar a sua criatividade. Em 2015, lançámos o YouTube Kids para possibilitar esta oportunidade ao mesmo tempo que proporcionamos aos pais ferramentas para personalizar a experiência de visualização dos seus filhos. Os pais podem escolher o conteúdo que os seus filhos podem ver, limitar o tempo de visualização e bloquear vídeos. Atualmente, temos mais de 35 milhões de espectadores semanais em mais de 80 países que usam o YouTube Kids. Este ano, iremos também disponibilizar novas ferramentas para os pais, incluindo uma opção bastante solicitada que permite aos pais adicionar canais e vídeos específicos da plataforma principal do YouTube às opções de visualização de seus filhos no YouTube Kids.
Expandindo as oportunidades para criadores de conteúdo
Cada um dos criadores de conteúdo que conheci tem a sua própria história sobre o que os levou a criar o seu primeiro vídeo no YouTube ou como transformaram a sua paixão por vídeos numa empresa. Estamos comprometidos a ajudar os criadores de conteúdo na sua iniciação e a proporcionar mais formas de alcançarem sucesso.
Colocando a criatividade nas suas mãos. Todos os anos, há cada vez mais pessoas a vir ao YouTube para lançar o seu próprio canal. Mas sabemos que ainda existe uma grande quantidade de pessoas que acham difícil o processo de criação de conteúdos. Por isso, estamos a trabalhar no Shorts, a nossa nova ferramenta para vídeos de formato curto que permite aos criadores de conteúdo e artistas fazer vídeos rápidos usando apenas o telemóvel. Atualmente, o Shorts está disponível em formato beta na Índia. Desde o início de dezembro, o número de canais indianos que usam as ferramentas de criação do Shorts mais do que triplicou, e o player do YouTube Shorts está a receber mais de 3,5 mil milhões de visualizações diárias a nível global. Nas próximas semanas, vamos iniciar a expansão da versão beta para os EUA, expandindo as nossas ferramentas para ainda mais criadores de modo a que possam iniciar-se no Shorts.
Ajudando os criadores de conteúdo a construir negócios. Para ajudar criadores de conteúdo e as suas empresas de media da próxima geração, criámos há mais de dez anos o Programa de Parcerias do YouTube (YPP), o primeiro na sua categoria. Nos últimos três anos, pagámos mais de US$ 30 mil milhões a criadores de conteúdo, artistas e empresas de media. Atualmente, criadores de conteúdo no YPP podem fazer dinheiro com o seu conteúdo no YouTube através de dez formas diferentes: dos anúncios à venda de merchandising.
Vamos continuar a reforçar os nossos produtos de monetização existentes mas também encontrar ainda mais formas de ajudar os criadores de conteúdo na diversificação das suas fontes de receita. Inspirados pelo sucesso do Super Chat e do Super Stickers para transmissões em direto, estamos a testar a nova funcionalidade aplauso que permite aos fãs mostrarem o seu apoio aos seus canais favoritos no YouTube. Esta funcionalidade abre novas oportunidades de monetização para os carregamentos dos criadores e estamos ansiosos por disponibilizar esta funcionalidade de forma mais ampla durante este ano.
Shopping para a próxima geração. Também queremos aproveitar este conjunto completo de oportunidades de monetização através do comércio. À medida que os hábitos de compra do consumidor mudam, cada vez mais, para o digital, temos a oportunidade para responder à procura crescente pelo comércio eletrónico. Estamos a fazer um teste Beta para uma nova experiência de compra integrada que permite aos espectadores aproveitarem a credibilidade e o conhecimento dos criadores da sua confiança para fazer compras bem informadas diretamente no YouTube. Esteja atento a esta funcionalidade ao longo de 2021.
Em conjunto, este grupo de produtos irá alimentar as ambições dos atuais pioneiros da economia criativa e a próxima geração de empresas de media.
Uma visão privilegiada dos bastidores
Nesta série no blog, iremos ouvir as novidades diretamente dos engenheiros, gestores de produto e designers do YouTube à medida que forem ultrapassando os limites do vídeo on-line.
Temos orgulho em partilhar como a missão do YouTube de “Dar uma voz a todas as pessoas e mostrar-lhes o mundo” orienta o nosso trabalho para melhorar a plataforma. Eu costumo dizer, regularmente, às minhas equipas e colegas: “Estamos apenas a começar”. E mal posso esperar para lhe mostrar o nosso mundo através das suas vozes.