Ao mesmo tempo que navegamos nas incertezas e nos desafios do ano passado, ficou provado que é mais importante do que nunca que as pessoas acedam a informações precisas e separem factos da ficção. É por isso que a Google está a contribuir com € 25 milhões para ajudar no lançamento do ‘Fundo Europeu para os Media e Informação’ para reforçar as competências na literacia digital, combater a desinformação e apoiar a verificação de factos. O nosso objetivo é garantir que você e a sua família recebam as informações que desejam, as respostas de que precisam e com a precisão que merecem.
O nosso compromisso a cinco anos irá apoiar o trabalho do European University Institute, do European Digital Media Observatory e da Fundação Calouste Gulbenkian para financiar organizações que procuram enfrentar desafios chave:
Enquanto primeiros contribuintes para o ‘Fundo Europeu para os Media e Informação’, saudamos e encorajamos outras organizações a seguirem a nossa liderança e a apoiar este importante trabalho. É claro que há uma procura não satisfeita por financiamento e investigação, com menos de um em cada dez europeus a ter participado em qualquer forma de formação em literacia digital online, de acordo com um relatório recente.
Nas próximas semanas, o Fundo estará aberto a propostas de académicos, organizações sem fins lucrativos e publishers com sede na União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Reino Unido. Comités independentes formados por especialistas do setor irão selecionar as ideias vencedoras (a Google não estará envolvida em qualquer processo de tomada de decisão).
O nosso compromisso de hoje surge na sequência de financiamento anteriores a verificadores de factos e organizações sem fins lucrativos, incluindo aqueles relacionados com a pandemia COVID-19 e vacinas e do nosso trabalho de luta contra a desinformação no período que antecede eventos importantes, como as eleições. Desde 2015, disponibilizámos financiamento e apoio técnico a organizações focadas na luta contra a desinformação, incluindo novos modelos inovadores como o CrossCheck em França, e proporcionámos formação na verificação digital a 90.000 jornalistas europeus, tendo o nosso website de formação recebido mais de 400.000 visitas.
E estamos também a prosseguir os nossos outros esforços para apoiar literacia digital para os mais jovens, com o Be Internet Legends e o Be Internet Citizens, a proporcionar competências digitais para ajudar crianças em idade escolar e adolescentes na verificação de factos. Através do nosso braço filantrópico, Google.org, disponibilizámos € 3,2 milhões em financiamento desde 2018 para programas como Newswise, The Student View e Weitklick, e, através do Google News Initiative, financiamento adicional para apoiar Students for President e Zeit für Lehrer.
Caso represente uma organização com alguma ideia pode obter mais informações sobre o Fundo ou obter detalhes sobre a abertura das candidaturas, registando-se neste website.