Desde a sua criação em 2011 - e graças à colaboração de 2.500 organizações culturais em 80 países - o Google Arts & Culture permite que as pessoas explorem o mundo através de lentes culturais. Tal como a cultura, a natureza desempenha um papel fundamental na vida e na identidade das pessoas e, ao longo dos anos, a sua presença na nossa plataforma desenvolveu-se organicamente, graças a colaborações com museus de história natural, cientistas, artistas, ONGs, organizações científicas e de protecção. E, à medida que a crise climática se torna mais urgente, a cultura, a narrativa e a tecnologia passaram a ter, cada vez mais, um papel a desempenhar.
Por isso, hoje, temos o orgulho de revelar a g.co/culturemeetsclimate, uma nova experiência unificada que reúne a ampla gama de experiências, recursos e funcionalidades, disponíveis para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o meio ambiente, sobre mudanças climáticas e sobre a sustentabilidade de museus, artistas e cientistas.
Artistas que conhecem os dados climáticos
A crise climática e os desafios que enfrentamos são um assunto complexo, mas os artistas e a cultura podem apresentá-los através de uma nova lente. Em junho de 2020, o Google Arts & Culture juntou-se à Organização das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC) e lançaram o projecto Heartbeat of the Earth, onde os artistas interpretam dados climáticos científicos e convidam o utilizador a interagir com uma série de obras de arte que tornam os dados mais tangíveis e compreensíveis. O utilizador pode mergulhar no Acidifying Ocean com Cristina Tarquini e explorar o impacto da subida da temperatura na vida marinha; ou “ver” e aprender mais sobre as partículas de plástico que estão sempre presentes na atmosfera à nossa volta através da experiência Plastic Air de Giorgia Lupi; ou mesmo a subida real e prevista do nível do mar causada pela crise climática, através da experiência Coastline Paradox, da autoria de Timo Aho e Pekka Niittyvirta.
Histórias vindas de todo o mundo
Graças às contribuições de instituições e especialistas de todo o mundo, o utilizador pode explorar os tesouros do planeta através de histórias multimédia e imagens em 360º desde a Antártica à Grande Barreira de Coral até à Floresta Tropical de Bornéu. O utilizador também pode saber mais acerca de como o planeta suporta um ecossistema incrível que abriga inúmeras espécies ameaçadas e em risco de extinção. Pode também aprender sobre tópicos fascinantes, tais como, a magia dos mangais, como os jardins podem prever as mudanças climáticas ou como o plástico comestível pode ajudar a combater o nosso problema de poluição do plástico. Conheça o primeiro embaixador não humano da Assembleia Geral das Nações Unidas e siga um guarda florestal pelos icónicos parques nacionais dos Estados Unidos da América.
Descubra como a mudança climática e as mudanças socioeconómicas globais estão a ameaçar as nossas magníficas paisagens naturais e a perturbar as pequenas comunidades, desde as resilientes mulheres da tribo Himba na Namíbia, passando pela comunidade Uro do Lago Titicaca, até às tribos da Papua-Nova Guiné.
Veja o efeito devastador que a crise climática está a ter no nosso património cultural e como as pessoas de todo o mundo estão a utilizar a tecnologia para proteger os seus locais culturais contra as mudanças climáticas através do projectos Heritage on the Edge. Através da utilização de imagens em 360º, modelação em 3D e narração de histórias, a colaboração com a ICOMOS e a CyArk destaca uma pequena seleção de locais culturais afetados pelas mudanças climáticas: as estátuas icónicas de Rapa Nui (Ilha de Páscoa), o Castelo de Edimburgo na Escócia, a grande mesquita de Bagerhat no Bangladesh, a histórica cidade costeira de Kilwa Kisiwani na Tanzânia e a cidade de adobe de Chan Chan no Peru.
Culture Meets Climate é um hub ao vivo que irá destacar todas as nossas novas iniciativas relacionadas com o meio ambiente, à medida que as novas colaborações e novas experiências fiquem disponíveis online. Esteja atento em g.co/climatemeetculture para conhecer muitos mais projetos.