Equiano, o cabo submarino que liga a África à Europa, está a chegar a Portugal. O Equiano, que foi apresentado há três anos, começa na Europa Ocidental e percorre a costa oeste da África e liga Portugal à África do Sul, aumentando a conectividade e as oportunidades de envolvimento entre países da Europa e de África.
Este cabo, com o nome de Olaudah Equiano, um escritor e abolicionista nascido na Nigéria que foi escravizado em criança, oferece uma infraestrutura de ponta. A tecnologia de multiplexação de divisão de espaço (SDM) na qual o Equiano se baseia vai aumentar a capacidade do cabo na região para uma variedade de operadoras de rede e fornecedores de serviços de Internet na Europa e em África seja para uso próprio ou para fornecer a terceiros. Graças às suas unidades de ramificação ao longo da rota, este sistema vai fornecer a flexibilidade para responder dinamicamente às necessidades de capacidade destas operadoras de rede, bem como dos clientes da Google Cloud - e criará oportunidades para estender a conectividade a outros países africanos nos próximos anos, aumentando o valor desta infraestrutura em muitas áreas.
Estas melhorias na conectividade representam uma grande oportunidade para Portugal que, nos últimos anos, se tornou num hub para cabos submarinos, não só devido à sua posição geográfica estratégica mas também pelo foco do país no desenvolvimento e fortalecimento da sua economia digital. Graças ao cabo EllaLink, o cabo submarino que liga Portugal ao Brasil e ao Equiano, Portugal pode contar com fortes melhorias em termos de maior largura de banda e redução de latência o que no final terá um impacto positivo no comércio e na economia. De acordo com um estudo do Copenhagen Economics:
Mas Portugal, e a Europa em geral, não são as únicas áreas que irão beneficiar do Equiano: sabemos que África é o continente com população que, entre os seus pares, está menos conectado digitalmente com uma taxa de penetração da Internet de 39% em 2020 contra os 63% no resto do mundo. Espera-se que o Equiano facilite uma transformação digital inclusiva em África, trazendo melhorias significativas de conectividade para a população, empresas e governos em vários países africanos que estão atualmente sub conectados. Isto inclui Nigéria e Togo, onde levamos o Equiano no início deste ano em estreita parceria com as principais empresas de telecomunicações West Indian Ocean Cable Company (WIOCC) e Société d’infrastructures numériques e CSquared, respetivamente. Os próximos locais onde o cabo irá chegar este ano incluem a Namíbia e a África do Sul.
Das novas Regiões de Cloud no mundo aos cabos submarinos, estamos dedicados a desenvolver uma infraestrutura - em conjunto com parceiros estratégicos- que ajuda os nossos clientes a conectarem-se com mais pessoas do que nunca. Os nossos investimentos em infraestrutura visam reforçar ainda mais a nossa rede que ajuda a melhorar a conectividade global dando apoio a utilizadores e clientes da Google Cloud.