Imagine que está a planear uma viagem a partir de sua casa em Athlone, na Irlanda, até Limerick – mais de uma hora e meia de viagem. Para decidir como chegar ao destino, abre o Google Maps – que oferece várias opções de navegação, incluindo rotas a pé, de bicicleta e de transporte públicos. Dada a duração da viagem, faz mais sentido ir a conduzir e o utilizador pesquisa então pela rota mais rápida.
Mas e se houvesse outras opções: uma rota que demorasse mais nove minutos a chegar ao destino, mas que lhe permitisse economizar cerca de 30% do combustível?
Já disponível: Rotas ecológicas na Europa
Isto agora é possível graças às rotas ecológicas no Google Maps, que, a partir de hoje, vão começar a estar disponíveis em quase 40 países na Europa, Portugal incluído. Através das rotas ecológicas, o utilizador pode escolher uma rota otimizada para um consumo menor de combustível, o que ajuda a economizar os gastos em combustível e a reduzir as emissões de carbono – algo que é bastante importante para muitos europeus. E isto é, de facto, uma preocupação real - de acordo com o relatório de 2022 da Statista, o transporte rodoviário é a maior fonte de emissões de carbono na Europa.
Agora, para além de mostrar a rota mais rápida, o Google Maps também passa a exibir a rota mais eficiente em termos de combustível, caso não seja também a mais rápida. Com apenas alguns cliques, o utilizador pode ver a poupança relativa de combustível, a diferença de tempo entre as duas rotas e escolher a que melhor se adapta a si. Prefere sempre escolher a rota mais rápida, independentemente de qualquer outra razão? Não tem qualquer problema - basta ajustar as suas preferências nas Definições.
As rotas ecológicas estão a causar um grande impacto no mundo, Desde o seu lançamento nos EUA, e no Canadá, estima-se que já tenha ajudado a remover mais de meio milhão de toneladas métricas de emissões de carbono – o equivalente a remover 100.000 carros movidos a combustível das estradas. Recentemente, lançámos esta funcionalidade na Alemanha.
Obtenha a rota mais eficiente em termos de combustível com base no tipo de motor
A rota mais eficiente em termos de combustível irá variar de acordo com o tipo de motor que tenha o utilizador. Por exemplo, os motores a diesel são, geralmente, mais eficientes em velocidades mais altas do que os motores a gasolina ou a gás, enquanto que os veículos híbridos e elétricos têm melhor desempenho no tráfego de “pára-arranca”. É por isso que, nas próximas semanas, será possível que os condutores que usem as rotas ecológicas na Europa, EUA e Canadá selecionem o seu tipo de motor – gasolina ou gás, diesel, veículo híbrido ou elétrico (EV) – para obterem a melhor rota e as estimativas mais precisas em termos de eficiência energética ou de combustível.
Esta tecnologia é possível graças a insights do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA e dos dados da Agência Europeia do Meio Ambiente. Ao combinar estas informações com as tendências de condução do Google Maps, conseguimos desenvolver modelos avançados de aprendizagem de máquina treinados nos tipos de motores mais populares numa determinada região.
Ajudar o utilizador a fazer escolhas sustentáveis com o Google Maps e muito mais:
Não importa se o utilizador está hospedado ou a viajar, a Google pode ajudar o utilizador a chegar onde precisa e de uma forma mais sustentável através de algumas dicas úteis:
Tudo isto faz parte do nosso compromisso para capacitar mil milhões de pessoas através dos produtos da Google até ao final do ano - tornando a escolha sustentável uma escolha mais fácil.