O Google Play lançou recentemente uma série de iniciativas para ajudar os programadores a conquistarem a confiança do consumidor através da exibição das suas práticas de privacidade e de segurança das suas aplicações e de uma maneira simples e fácil de entender. Hoje, estamos a desenvolver este trabalho com a introdução de uma nova política de eliminação de dados que visa dar aos utilizadores uma maior clareza e controlo sobre os seus dados na aplicação.
Para aplicações que permitam a criação de contas da aplicação, os programadores irão precisar, em breve, de disponibilizar a opção para iniciar a eliminação de contas e de dados na própria aplicação e online. Este requisito Web, que estará ligado ao seu formulário de segurança de dados, é especialmente importante para que um utilizador possa solicitar a eliminação de conta e dados respetivos sem precisar de reinstalar uma aplicação.
Embora a seção de segurança de dados do Google Play já permita que os programadores destaquem as suas opções em termos de eliminação dos dados, sabemos que os utilizadores desejam uma forma mais fácil e consistente de o solicitar. Ao criarmos uma experiência mais intuitiva com esta política, esperamos ajudar os nossos utilizadores ao nível dos controlos de dados disponíveis e criar maior confiança nas suas aplicações e no Google Play de uma forma mais ampla.
Tal como estabelece a nova política, quando responde a um pedido para eliminar uma conta também deverá eliminar os dados associados a essa conta. A funcionalidade também proporciona aos programadores uma forma de disponibilizar mais opções de escolha: utilizadores que não desejam excluir totalmente a sua conta poderão optar por apenas excluir outros dados quando aplicável (como histórico de atividades, imagens ou vídeos). Para os programadores que precisam de reter determinados tipos de dados por motivos legítimos, como segurança, prevenção de fraude ou disposições deverão mencionar e explicar claramente estas práticas de retenção de dados.
Ao mesmo tempo que estamos entusiasmados com o maior controlo sobre os seus dados que tal trará aos utilizadores, entendemos também que levará tempo aos programadores para se prepararem, especialmente aqueles que não têm uma funcionalidade de eliminação ou presença Web. Por isso, estamos hoje a partilhar informação e respectivas funcionalidades.
Num primeiro passo, estamos a pedir aos programadores que respondam até dia 7 de Dezembro às questões relacionadas com a exclusão de dados no formulário de segurança de dados da sua aplicação. No início do próximo ano, os utilizadores do Google Play irão começar a ver as alterações, incluindo o selo de eliminação de dados atualizado na seção de Segurança de dados e na nova área de eliminação de dados.
Os programadores que precisem de mais tempo poderão recorrer à Consola do Google Play para pedir um adiamento até 31 de maio de 2024 para cumprimento da nova política.
Para mais informações sobre a eliminação de dados e outras alterações de política anunciadas hoje:
- Visite a página da Central de Ajuda de Eliminação de Dados
- Reveja as últimas atualizações de políticas e assista ao nosso vídeo PolicyBytes
- Participe no nosso webinar global ou registe-se para uma sessão local na Índia, Brasil, Japão, Coreia, Sudeste Asiático ou Indonesia
- Faça perguntas ou partilhe as melhores práticas com outros programadores na comunidade de ajuda a programadores do Google Play
Como sempre, agradecemos a sua parceria em tornar o Google Play numa plataforma segura e confiável para todos.