Quando a Google foi lançada, há 25 anos, estava longe de ser o primeiro motor de busca. Mas rapidamente, a Pesquisa Google tornou-se conhecida pela nossa capacidade de ajudar a ligar as pessoas à informação exata que procuravam, de uma forma tão rápida que jamais imaginavam ser possível.
Ao longo dos anos, continuámos a inovar e a tornar a Pesquisa Google melhor a cada dia. Da criação de formas totalmente novas de pesquisa, à ajuda de milhões de empresas a conectarem-se aos clientes através de hiperligações de pesquisa e de anúncios (começou com a publicidade de um comerciante local de lagostas através dos AdWords em 2001), até à diversão com os Doodles e os easter eggs - tem sido uma jornada e tanto.
No nosso 25º aniversário, estamos a recordar alguns dos marcos que tornaram a Google mais útil nos momentos realmente importantes e que desempenharam um grande papel para se chegar onde a Google se encontra hoje. Saiba mais sobre a nossa história no nosso site Pesquisa ao longo do tempo.
2001: Google Imagens
Quando Jennifer Lopez participou nos Grammy Awards de 2000, o seu ousado vestido Versace tornou-se instantâneamente numa lenda da moda - e a pesquisa mais popular no Google naquele período. Na altura, os resultados da pesquisa eram apenas uma lista de links azuis e as pessoas não conseguiam encontrar facilmente a imagem que procuravam. Este facto levou-nos a criar o Google Imagens.
2001: “Será que quis dizer?”
“Será que quis dizer?” com sugestões de correções ortográficas foi uma das nossas primeiras aplicações de aprendizagem de máquina. Anteriormente, se a sua pesquisa apresentasse um erro ortográfico (como “floorescent”), ajudaríamos o utilizador a encontrar outras páginas com o mesmo erro ortográfico, o que geralmente não são as melhores páginas sobre o assunto. Ao longo dos anos, desenvolvemos novas técnicas baseadas em IA para garantir que, mesmo que o seu dedo escorregue no teclado, o utilizador encontra o que precisa.
2002: Google Notícias
Durante os trágicos acontecimentos de 11 de setembro de 2001, as pessoas tiveram dificuldade para encontrar informações atuais na Pesquisa. Para ir ao encontro da necessidade de notícias em tempo real, lançamos o Google Notícias no ano seguinte com links para um conjunto diversificado de fontes para qualquer história específica.
2003: Easter eggs
Os Googlers desenvolveram muitos Easter eggs inteligentes escondidos na Pesquisa ao longo dos anos. Em 2003, um dos nossos Easter eggs deu a resposta para a “questão da vida, do universo, e de tudo mais” e, desde então, milhões de pessoas viram páginas tortas, páginas que dão uma volta de 360º no sentido do relógio, gostaram de um divertido loop de recursividade e celebraram momentos da cultura pop.
Um dos nossos primeiros Ester Eggs ainda está disponível na pesquisa
2004: Preenchimento Automático
Não seria ótimo escrever tão rápido quanto pensamos? Preenchimento Automático: um recurso lançado pela primeira vez como “Google Suggest” que prevê automaticamente as consultas na barra de pesquisa conforme o utilizador começa a digitar. Em média, o Preenchimento Automático reduz, actualmente, a digitação em 25% e economiza cerca de 200 anos de digitação por dia.
2004: Informação Local
As pessoas costumavam confiar nas listas telefónicas tradicionais para obter informações comerciais. A Web abriu caminho para descobertas locais, como “pizza em Chicago” ou “corte de cabelo 75001”. Em 2004, o Google Local adicionou informações relevantes às listagens de empresas, como mapas, rotas e comentários. Em 2011, adicionamos clique para ligar (Click to Call) no smartphone, facilitando o contato com as empresas enquanto o utilizador está em movimento. Em média, os resultados locais na Pesquisa geram mais de 6,5 mil milhões de conexões para as empresas todos os meses, incluindo telefonemas, direções, encomendas de refeições e pedidos de reserva.
2006: Google Tradutor
Os investigadores da Google começaram a desenvolver a tecnologia de tradução automática em 2002 para enfrentar as barreiras linguísticas online. Quatro anos depois, lançamos o Google Tradutor com traduções de textos entre árabe e inglês. Hoje, o Google Tradutor oferece suporte a mais de 100 idiomas, com mais 24 idiomas adicionados no ano passado.
2006: Google Trends
Google Trends foi desenvolvido para nos ajudar a entender as tendências na Pesquisa com dados agregados (e criar nosso Ano em Pesquisa anual). Hoje, o Google Trends é o maior conjunto de dados gratuito do mundo, permitindo que jornalistas, investigadores, académicos e marcas aprendam como as pesquisas mudam ao longo do tempo.
2007: Pesquisa Universal
Os resultados de pesquisa úteis devem incluir informações relevantes em vários formatos, como links, imagens, vídeos e resultados locais. Por isso, redesenhamos os nossos sistemas para pesquisar todos os tipos de conteúdo de uma só vez, para decidir quando e onde os resultados devem ser integrados e disponibilizar resultados de forma clara e intuitiva. O resultado, a Pesquisa Universal, foi a mudança mais radical na Pesquisa neste período.
2008: App Google
Com a chegada da App Store da Apple, lançámos a nossa primeira Google Mobile App no iPhone. Recursos como o “Preenchimento Automático” e "Minha Localização” facilitaram a pesquisa com menos cliques no teclado, bem como foram especialmente úteis nos ecrãs mais pequenos. Hoje, há muito que o utilizador pode fazer com a App Google - disponível para Android e iOS - desde obter ajuda para o seu trabalho de casa de Matemática com o Lens até aceder a ferramentas de tradução visual com apenas um toque.
2008: Pesquisa por Voz
Em 2008, introduzimos a capacidade de pesquisa por voz na App Google expandindo esta funcionalidade para desktop em 2011. Com a Pesquisa por voz, as pessoas podem pesquisar por voz ao tocar num único botão. Hoje, a pesquisa por voz é particularmente popular na Índia, onde a percentagem de indianos que fazem consultas diárias por voz é quase o dobro da média global.
O recurso original da Pesquisa por voz do Google em dispositivos móveis de 2008
2009: Linhas de Serviços de Emergência
Seguindo a sugestão de uma mãe que teve dificuldade em encontrar informações sobre o centro de controlo de intoxicações depois da sua filha ter engolido algo potencialmente perigoso, criamos uma caixa para a linha direta do controlo de intoxicações no topo da página dos resultados de pesquisa. Desde este lançamento, aumentamos as linhas diretas de serviços de emergência para momentos críticos de necessidade, como a prevenção do suicídio.
2011: Pesquisa por Imagem
Por vezes, o que se pesquisa pode ser difícil de descrever por palavras. Por isso, lançamos a Pesquisa por imagem para que o utilizador possa carregar qualquer imagem ou URL de uma determinada imagem, descobrir o que é e onde essa mesma imagem está localizada na web. Esta atualização abriu, mais tarde, caminho para o Lens.
2012: Gráfico de Conhecimento
Lançámos o Gráfico de Conhecimento, uma enorme coleção de pessoas, lugares e coisas no mundo, e como eles estão conectados uns aos outros, para facilitar a obtenção de respostas rápidas. Os Painéis de Conhecimento, o primeiro recurso desenvolvido pelo Gráfico de Conhecimento, fornecem um resumo rápido de informações sobre tópicos como celebridades, cidades e equipas de desporto.
Painel de Conhecimento original para Marie Curie
2015: Horas Populares
Lançámos a funcionalidade Horas Populares na Pesquisa e no Maps para ajudar as pessoas a saberem quais os períodos de maior lotação dos locais onde pretendem ir, por exemplo, restaurantes, lojas e museus.
2016: Discover
Ao lançar um feed personalizado (agora denominado por Discover), ajudamos as pessoas a explorar conteúdos adaptados aos seus interesses, sem terem de os pesquisar.
2017: Lens
O Google Lens transforma a sua câmara num espaço de pesquisa ao observar objetos numa imagem, comparando-os com outras imagens e classificando essas outras imagens com base na sua semelhança e relevância perante a imagem original. Atualmente, as pessoas fazem mais de 12 mil milhões de pesquisas visuais todos os meses através do Lens.
2018: Previsão de inundações
Para ajudar as pessoas a prepararem-se melhor para inundações iminentes, criámos modelos globais baseados em IA para a previsão de inundações que prevêem quando e onde ocorrerão inundações devastadoras. Iniciamos estes esforços na Índia e, hoje, expandimos estes alertas para 80 países.
2019: BERT
Uma grande parte do que torna a Pesquisa útil é a nossa capacidade de compreender a linguagem. Em 2018, introduzimos e abrimos o código-fonte de uma técnica baseada em rede neural para treinar os nossos modelos de compreensão de linguagem: BERT (Representações de Codificador Bidirecional de Transformadores). O BERT torna a Pesquisa mais útil ao compreender melhor a linguagem, o que significa que considera o contexto completo de uma palavra. Após testes rigorosos realizados em 2019, disponibilizamos o BERT em mais de 70 idiomas.
2020: Shopping Graph
As compras on-line tornaram-se muito mais fáceis e abrangentes quando tornamos gratuito para qualquer comerciante ou marca a exibição dos seus produtos no Google. Também introduzimos o Shopping Graph, um conjunto de dados alimentados por IA e em constante atualização de produtos, vendedores, marcas, avaliações e inventário local que hoje consiste em 35 mil milhões de listagens de produtos.
2020: Trautear para Pesquisar
Lançámos a funcionalidade trautear para Pesquisar para que o utilizador não fique mais frustrado quando não conseguir lembrar a música que está presa na sua cabeça. Este recurso de aprendizagem de máquina identifica possíveis combinações de músicas depois do utilizador trautear, assobiar ou cantar uma melodia. Uma vez identificada, o utilizador pode explorar informações sobre a música e o artista.
2021: Acerca deste resultado
Para ajudar as pessoas a tomarem decisões mais informadas sobre quais os resultados são mais úteis e confiáveis, adicionamos o recurso "Acerca deste resultado" junto à maioria dos resultados de pesquisa. Esta funcionalidade explica o porquê de um determinado resultado está a ser exibido e fornece mais contexto sobre o conteúdo e a respectiva fonte, com base nas melhores práticas de especialistas em literacia informacional. Acerca deste resultado está, agora, disponível em todos os idiomas onde a Pesquisa está disponível.
2022: Multipesquisa
Para ajudar o utilizador a descobrir as informações que procura, por mais complicadas que sejam, criamos uma maneira totalmente nova de pesquisar texto e imagens simultaneamente através da Multipesquisa. Agora, é possível tirar uma foto da sua mobília da sala de jantar e adicionar a pesquisa por “mesa de centro” para encontrar uma mesa correspondente à sua decoração. Lançado pela primeira vez nos EUA, a Multipesquisa está, agora, disponível globalmente nos dispositivos móveis, em todos os idiomas e nos países onde o Lens está disponível.
2023: Search Labs & Experiência de Pesquisa Generativa (SGE)
Todos os anos, na Pesquisa, realizamos centenas de milhar de experiências para descobrir como tornar o Google mais útil para o utilizador. Com o Search Labs, o utilizador pode testar experiências em fases iniciais e partilhar o seu feedback diretamente com as equipas que trabalham nessas experiências. A primeira experiência SGE traz o poder da IA generativa diretamente para a Pesquisa. O utilizador pode obter a essência de um tópico com visões gerais baseadas na IA, dicas para explorar mais e formas naturais de solicitar atualizações. Desde o seu lançamento nos EUA, adicionamos rapidamente novos recursos, e muitos mais virão.
Publicado por Danny Sullivan, Public Liaison for Search