Ao longo dos anos, os avanços na Inteligência Artificial (IA) melhoraram os nossos produtos, beneficiando as pessoas que os utilizam, os criadores de conteúdo da web e o ecossistema da web em geral. O rápido crescimento e desenvolvimento de ferramentas generativas de IA está a ajudar os publishers da web a conectarem-se com as suas audiências de forma mais fácil e criativa do que nunca. Estamos empenhados em desenvolver a IA de forma responsável, guiados pelos nossos princípios de IA e alinhados com o nosso compromisso de privacidade do consumidor. No entanto, também ouvimos da parte dos publishers da web que desejam maior escolha e controlo sobre como o seu conteúdo é usado para os casos de uso emergentes de IA generativa.
Hoje estamos a anunciar o Google-Extended, um novo controlo que os publishers da web podem usar para gerir se os seus sites ajudam ou não a melhorar as APIs generativas do Bard e do Vertex AI, incluindo as futuras gerações de modelos que alimentam esses produtos. Ao usar o Google-Extended para controlar o acesso ao conteúdo de um website, o administrador do website pode escolher se deseja ajudar estes modelos de IA a tornarem-se mais precisos e capazes ao longo do tempo.
Tornar controlos simples e escaláveis como o Google-Extended, através do robots.txt é um passo importante para proporcionar a transparência e o controlo que acreditamos que todos os fornecedores de modelos de IA deveriam disponibilizar. No entanto, à medida que as aplicações de IA se expandem, os publishers da web irão enfrentar uma complexidade crescente na gestão das diferentes utilizações em escala. É por isso que estamos comprometidos em nos envolvermos com as comunidades web e de IA para explorar abordagens adicionais legíveis por máquinas para escolha e controlo para os publishers da web. Esperamos partilhar mais, em breve.
Publicado por Danielle Romain, VP, Trust