A IA generativa pode capacitar os anunciantes e os utilizadores, desde a simplificação da criação de campanhas até ao aumento da eficácia dos anúncios nas experiências de Pesquisa do consumidor. No ano passado, introduzimos uma nova era de anúncios baseados em IA, juntamente com o compromisso de garantir que os anunciantes têm a oportunidade de alcançar potenciais clientes ao longo das suas jornadas de Pesquisa. Hoje, estamos a partilhar uma atualização sobre os nossos progressos.
Desenvolva campanhas de Pesquisa melhores através de um chat alimentado pelo Gemini
Conforme anunciamos no mês passado, o Gemini, o nosso maior e mais capaz modelo de IA, irá expandir-se a mais produtos principais da Google, incluindo o Google Ads, ao longo dos próximos meses. Temos testado ativamente o Gemini para melhorar ainda mais as nossas soluções de anúncios. E estamos entusiasmados por partilhar que o Gemini agora está a alimentar a experiência conversacional. É a primeira das muitas integrações do Gemini que estão por chegar.
O acesso beta à experiência conversacional no Google Ads está, agora, totalmente disponível em inglês para anunciantes nos Estados Unidos e no Reino Unido. Será implementado, globalmente, para todos os anunciantes, em inglês, nas próximas semanas. O acesso a outros idiomas será disponibilizado nos próximos meses e estamos entusiasmados por saber o vosso feedback.
O fluxo de trabalho da experiência conversacional foi desenhado para o ajudar a criar campanhas de pesquisa melhores através de uma experiência baseada num chat. Ele combina a experiência do utilizador com a IA da Google. Tudo o que precisa para começar é a URL do seu website e a IA da Google irá ajudá-lo a criar campanhas de pesquisa otimizadas, gerando conteúdo relevante para o anúncio, incluindo criativos (anúncios publicados no website ou aplicação) e palavras-chave.
Nos últimos meses, temos estado a testar a experiência conversacional com um pequeno grupo de anunciantes. Observamos que isso os ajuda a criar campanhas na pesquisa com maior qualidade e com menos esforço. Uma das maneiras como medimos isto é com uma métrica chamada Eficácia do Anúncio, que analisa a relevância, qualidade e diversidade do texto de um anúncio e atribui-lhe uma pontuação de “Pobre” até “Excelente”. “Achei a experiência de conversação muito fácil de usar. Ajudou-me a criar ainda mais anúncios de alta qualidade com uma Eficácia de Anúncio 'Boa' ou 'Excelente', o que melhorou ainda mais o desempenho das minhas campanhas”, disse Tom Foster, Paid Search Manager na Page1.
À medida que a Pesquisa se torna mais visual, ouvimos os anunciantes dizerem-nos que pode ser um desafio criar imagens atraentes que impulsionem o desempenho. É por isso que projetamos a experiência conversacional para poder sugerir imagens personalizadas para uma campanha usando IA generativa e as imagens da sua landing page. Esta funcionalidade será adicionada nos próximos meses. Os anunciantes aprovam as peças – incluindo imagens – antes da campanha ser publicada.
Todas as imagens criadas com IA generativa no Google Ads, incluindo a experiência conversacional, serão identificadas como tal. Estamos a usar o SynthID para marcar invisivelmente essas imagens e elas incluirão metadados de padrão aberto para indicar que a imagem foi gerada por IA.
Os nossos dados mostram que os anunciantes de pequenas empresas que usam a experiência conversacional no Google Ads têm 42% maior probabilidade de publicar campanhas na pesquisa com uma Eficácia de Anúncio “Boa” ou “Excelente"[1]. Isto é significativo porque encontramos uma forte correlação entre a Eficácia de Anúncio e as conversões. Por exemplo, os anunciantes que melhoram a Eficácia do Anúncio nos seus anúncios responsivos na pesquisa da classificação “Pobre” para “Excelente” obtêm, em média, 12% mais conversões[2].
Abordagem de IA arrojada e responsável
Partilhamos o entusiasmo da indústria com o potencial da IA para gerar valor tanto para consumidores como para anunciantes. Novos casos de uso — e oportunidades — estão a surgir regularmente à medida que a IA continua a evoluir rapidamente. É também, por isso, que acreditamos que a IA irá continuar a tornar os nossos produtos ainda mais úteis.
À medida que continuamos a explorar o que é possível com a IA, continuamos empenhados em desenvolver e aplicar esta nova tecnologia de forma responsável. Acreditamos que a melhor maneira de fazer isto é defender os nossos princípios de IA que estabelecemos em 2018.
Fique atento a mais atualizações do Google Ads com tecnologia de IA ao longo do ano. Se estiver interessado em começar a usar IA hoje, visite O Essencial da IA.
Publicado por Shashi Thakur, VP & GM in Google Ads (Search Ads & Ads on Google Experiences)
Notas:[1] Fonte: Dados internos da Google, campanhas globais na pesquisa em inglês publicadas com recurso à experiência de conversação no Google Ads versus campanhas de pesquisa em inglês publicadas sem recurso à experiência, 21/08/2023 – 22/10/2023[2] Fonte: Dados internos da Google