A Internet ajudou milhões de crianças a aprenderem, a conectarem-se e a prepararem-se para o seu futuro de formas que eram impossíveis há uma década. À medida que mais jovens estão online e são introduzidas inovações como a IA, as pessoas estão a fazer perguntas importantes sobre como podem ajudar as crianças – desde a pré-escola até ao ensino secundário – a criar e a manter relações seguras e saudáveis com a tecnologia.
Desde 2019, as pesquisas por “saúde mental de adolescentes” mais que duplicaram – atingindo um máximo histórico no ano passado. Em 2023, pessoas de todo o mundo procuraram, mais do que nunca, informação sobre “controlo parental”, “tempo de ecrã” e “IA para crianças”. As perguntas sobre tecnologia são prioridade para as famílias e, no Dia da Internet Mais Segura, estamos a partilhar novos compromissos, ferramentas e melhorias contínuas em produtos para ajudar crianças e famílias a criarem relacionamentos seguros, saudáveis e equilibrados com a tecnologia.
Ajudar as famílias a permanecerem seguras e a encontrarem o equilíbrio certo com a tecnologia
Continuamos a investir em mais maneiras de ajudar os pais e os cuidadores a encontrarem o equilíbrio certo com a tecnologia. Através do Family Link, disponibilizamos configurações e ferramentas fáceis de usar para se entender como as crianças passam o tempo online, a definir limites de tempo de utilização, a orientá-las para conteúdo adequado à idade e a gerir permissões de aplicações com apenas alguns cliques rápidos.
Mais recentemente, temos vindo a trabalhar em maneiras adicionais de tornar ainda mais fácil aos pais gerirem as contas da família, atualizarem configurações e partilharem informações com segurança:
Investimento contínuo no bem-estar digital dos adolescentes no YouTube
Além de capacitar os pais com as ferramentas e os controlos, lançámos funcionalidades padrão para adolescentes no YouTube que se concentram no bem-estar digital. Isto inclui os nossos lembretes “Para Fazer uma Pausa” e “Para dormir”, que estão disponíveis globalmente e que foram reformulados para serem mais visivelmente proeminentes e surgirem com mais frequência. Em novembro passado, também anunciámos que iríamos limitar as recomendações de conteúdo que poderia ser problemático para alguns adolescentes se visualizado repetidamente – tais como vídeos que comparam características físicas e idealizam certos tipos em detrimento de outros. Vamos disponibilizar estas atualizações em mais países no decorrer dos próximos meses.
O YouTube também apoiou um novo relatório desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo British Medical Journal (BMJ), que destaca os princípios para conteúdo apropriado de saúde mental para adolescentes e proporciona orientações sobre as estratégias de comunicação para este conteúdo. Saiba mais sobre estas atualizações neste blog do YouTube acerca do Dia da Internet Mais Segura.
Todos estes esforços demonstram o nosso compromisso contínuo em ajudar a manter as crianças e as famílias mais seguras online. Para saber mais sobre os nossos produtos e recursos práticos, visite families.google.
Publicado por Dr. Karen DeSalvo, Chief Health Officer