A Google Cloud atingiu um marco significativo que abre novas possibilidades para o alojamento seguro de dados e implementação de aplicações em Portugal. A Google Cloud recebeu a certificação do Gabinete Nacional de Segurança (GNS) para processar informação classificada com a marca Nacional no grau RESERVADO. Uma qualificação necessária que precede a autorização para processar informação classificada pela plataforma Google Cloud.
Para obter esta certificação, a Google Cloud passou por uma avaliação realizada por um auditor independente, ADYTA Lda., uma spin-off da Universidade do Porto, em estreita colaboração com o GNS que é responsável pela proteção e salvaguarda da informação classificada nacional em Portugal. Esta conquista mostra que a Google Cloud é considerada pelas autoridades portuguesas como um fornecedor de serviços cloud de confiança que oferece uma tecnologia que cumpre os mais elevados padrões nacionais em termos de segurança, privacidade e conformidade para o tratamento de informação classificada com a marca Nacional no grau de RESERVADO. Como um provedor de serviços de nuvem (CSP) público, a Google Cloud possui um rigoroso sistema de gestão de riscos de tecnologia de informação e comunicação (TIC) em toda a organização e tem orgulho de oferecer uma das ofertas de nuvem mais confiáveis do setor.
A Google Cloud projetou e implementou uma abordagem de nuvem pública que oferece maior robustez, escalabilidade e economia em comparação com as instalações locais, incluindo camadas de segurança adicionais e maior compromisso em termos de segurança e proteção de dados, como:
A Google Cloud atende às expectativas dos clientes portugueses que precisam de estar em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo GNS.
O Almirante António Gameiro Marques, Diretor-Geral do GNS, realçou: “É com satisfação que atribuímos à Google, pela primeira vez, esta certificação de segurança. Após a realização de diversas ações e testes aos serviços que integram a plataforma de Cloud, concluímos, com sucesso, a avaliação do cumprimento de todos os requisitos de conformidade e segurança necessários neste processo de certificação. Adicionalmente, foi ainda desenvolvido um pequeno anexo sobre aspectos fundamentais da utilização de serviços cloud, como sejam a segregação, a governação, a classificação e a encriptação dos dados.”
Esta certificação não é apenas o reconhecimento dos esforços, meios e atenção dedicados à segurança que as nossas equipas do Google Cloud têm demonstrado, é também a confirmação para as autoridades e para os nossos clientes aqui em Portugal que entendemos as suas preocupações em termos de segurança, privacidade e também conformidade com os requisitos mais rigorosos.
Publicado por Sofia Marta, Country Lead da Google Cloud em Portugal