Uma evolução da atenção está em curso. As pessoas têm maneiras, aparentemente infinitas, de fazer compras, comunicar e divertir-se online. Para que a publicidade se destaque, ela precisa ser relevante e útil – na verdade, isso é mais importante do que nunca. As empresas precisam de estar em todas as superfícies com recursos criativos que captem a atenção das pessoas.
Até agora, parecia impossível fazer isto em escala, mas isto está a mudar com a IA generativa. Esta tecnologia está a ajudar-nos a responder melhor às necessidades dos anunciantes e a desbloquear novas possibilidades em todo o processo de marketing, desde novas experiências de anúncios imersivos até recursos criativos de alto desempenho. À medida que construímos juntos esta nova era de marketing, partilhamos os controlos mais recentes de geração de recursos criativos, experiências de anúncios imersivos, recursos de narrativa visual e muito mais no Google Marketing Live (GML).
Dimensionar a produção criativa de acordo com os padrões da marca
Temos trabalhado para tornar mais fácil e rápida a produção de recursos criativos excelentes para anúncios em canais de marketing. A variedade de recursos criativos é crucial para anúncios fortes, e conseguir isso tornou-se mais fácil para mais anunciantes através da IA generativa no Performance Max. Descobrimos que os anunciantes que melhoram a qualidade do anúncio Performance Max para Excelente obtêm, em média, 6% mais conversões[1] .O Event Tickets Center foi um dos primeiros testadores beta para geração de recursos no Performance Max, tendo ajudado a equipa a acelerar cinco vezes a produção criativa, com menos tempo e esforço.
Ainda assim, o desempenho não é a única consideração para os recursos criativos. Os recursos precisam também estar alinhados com os padrões da marca. Em breve, os anunciantes poderão partilhar as suas diretrizes de fontes e cores no Performance Max, bem como fornecer pontos de referência de imagens úteis para a geração de novas variações de recursos.
Também estamos a introduzir novos recursos de edição de imagens para que os anunciantes possam tentar adicionar novos objetos, estender planos de fundo e recortar imagens para adaptá-las a qualquer formato, tamanho e orientação. Além disso, os retalhistas poderão destacar os seus produtos nos feeds do Google Merchant Center e aproveitar estes recursos de edição. À medida que os anunciantes exploram ideias criativas, a IA do Google irá gerar mais recomendações, mostrando produtos em diferentes contextos e cenários, para que os anunciantes possam simplesmente selecionar os ativos de que gostam e usá-los nos seus canais de marketing.
Dar vida aos recursos criativos com novas experiências de anúncios envolventes
Mesmo com recursos ótimos de imagem e texto em anúncios, pode ser difícil aos consumidores sentirem-se confiantes para tomar decisões de compra on-line sem verem um produto pessoalmente ou experimentá-lo. No entanto, a nossa investigação mostra que este tipo de confiança é fundamental para as marcas. A IA generativa pode ajudar as empresas a transmitir melhor as ofertas e inspirar confiança entre os consumidores a partir do anúncio. Em breve, os anunciantes poderão melhorar os seus anúncios do Shopping com recursos visuais imersivos, incluindo teste virtual e geração de anúncios rotativos 3D. Também estamos a introduzir um recurso que permite aos compradores mergulhar mais fundo num anúncio para ver vídeos de produtos, resumos e produtos semelhantes disponibilizados pelo anunciante.
Neste momento, estamos também a testar uma nova experiência de anúncios na Pesquisa para ajudar a orientar as pessoas em decisões de compra complexas. Imaginemos que amigos estão em renovações e a procurar espaços de “armazenamento de curto prazo”. Clicar num anúncio de um espaço de armazenamento pode conduzir a uma experiência dinâmica em que a IA os ajuda a descobrir o que precisam. Com alguns detalhes, como fotos dos móveis e o seu orçamento, a IA da Google poderá recomendar o tamanho do espaço de armazenamento e os materiais de embalagem com um link para compra no website.
Impulsionar a procura e as conversões através de narrativa visual
Além de anúncios visualmente envolventes, há oportunidades de se conectar com os consumidores nos nossos canais mais envolventes visualmente: YouTube, Discover e Gmail. Lançámos o Demand Gen no ano passado para ajudar os anunciantes a alcançar mais de 3 mil milhões de utilizadores nestas plataformas. Estas campanhas ajudam os anunciantes a impulsionar a procura e as conversões, e, em breve, iremos disponibilizá-las a ainda mais anunciantes no Display & Video 360 e no Search Ads 360.
O YouTube Shorts tem mais de 2 mil milhões de utilizadores logados todos os meses[2], que descobrem novos favoritos através de vídeos curtos. Estamos a introduzir novos formatos e recursos para ajudar as empresas a interagir com estes espectadores. Isto inclui novos formatos de anúncios verticais, ad stickers para impulsionar a ação e novos anúncios gráficos animados que são criados automaticamente a partir de imagens das contas dos anunciantes e nos feeds de produtos Demand Gen.
Criar novas oportunidades para ajudar os consumidores na sua jornada de informação
Os anúncios sempre foram uma parte importante da jornada de informação dos consumidores. No Google I/O, anunciamos que os Resumos de IA na Pesquisa serão lançados para todos nos EUA, com mais países a chegar, em breve. Os Resumos de IA irão aparecer nos resultados da pesquisa quando forem particularmente úteis além do que a Pesquisa disponibiliza hoje. Com os Resumos de IA, as pessoas visitam uma diversidade maior de websites em busca de ajuda com questões mais complexas; também vemos que os links incluídos nos Resumos de IA obtêm mais cliques do que se a página tivesse aparecido numa listagem da web tradicional para aquela consulta. Na verdade, descobrimos que as pessoas que usam os Resumos de IA usam mais a Pesquisa e ficam mais satisfeitas com os resultados. E quando as pessoas clicam em links dos Resumos de IA, estes cliques são de qualidade superior, onde os utilizadores têm maior probabilidade de passar mais tempo no website. À medida que continuamos a testar e a evoluir a experiência da Pesquisa, continuaremos focados em enviar tráfego valioso para publishers e criadores.
Nos primeiros testes, verificámos que as pessoas consideram úteis os anúncios exibidos acima e abaixo do resumo gerado por IA. Em breve, iremos começar a testar anúncios de Pesquisa e Shopping nos Resumos de IA para utilizadores nos EUA. Eles terão a oportunidade de aparecer no Resumo de IA numa seção claramente identificada como "patrocinada" quando estes forem relevantes simultaneamente para a consulta e para a informação dos Resumos de IA. Não é necessária nenhuma ação por parte dos anunciantes: os anúncios de campanhas existentes na Pesquisa, Performance Max e padrão do Shopping têm a oportunidade de aparecer nos Resumos de IA. À medida que avançamos, continuaremos a testar e a aprender sobre novos formatos, obtendo feedback dos anunciantes e da indústria.
Melhorar os resultados com uma base sólida de medição
Embora todas estas atualizações sejam úteis para as empresas, a IA é tão boa quanto as informações fornecidas. Para aproveitar ao máximo a IA, as empresas precisam de uma estratégia de medição forte baseada em dados próprios (first-party data). Muitas empresas possuem dados de diferentes fontes, desde dados de conversão até listas de e-mail e estudos. Até agora, obter uma visão completa tem sido muito complexo, especialmente para as pequenas empresas. Agora, estamos a tornar isto muito mais simples para os anunciantes com Gestor de Dados que agora está disponível para todos. Isto permite que os anunciantes reúnam facilmente fontes de dados próprios num só local para usar, analisar e ativar – o que antes poderia levar semanas ou meses, agora demora minutos.
Colocar a IA da Google para trabalhar para as empresas
Guiadas pelos nossos princípios de IA e pelo feedback dos clientes, estas inovações mais recentes em IA irão ajudar os profissionais de marketing a pensar maior, a criar de forma mais ousada e a gerar resultados mais rapidamente. A IA da Google existe para ajudar, não para substituir: a criatividade humana, a visão estratégica e a experiência sempre serão uma vantagem para o profissional de marketing. Também reconhecemos que, por mais entusiasmantes que sejam estes avanços, a mudança para a IA é muito difícil de gerir para muitas empresas. Estamos a pensar na evolução dos nossos produtos. Com isso em mente, aguardamos seu feedback ao longo do caminho.
Na GML, também iremos apresentar novas formas de como os retalhistas podem usar IA generativa para se conectarem mais profundamente com os clientes e comercializarem as suas marcas e produtos de forma mais eficiente. Mais informações sobre as nossas inovações para retalhistas e anúncios disponíveis no nosso Centro de Ajuda.
Assista ao Keynote e ao pós-evento digital para mais novidades e junte-se à conversa em #GML2024.
Publicado por Vidhya Srinivasan, Vice President / General Manager, Ads
Notas:
[1] Fonte: Dados internos Google, Global, Grupos de Recursos Performance Max antes e após alterações na qualidade do anúncio,, Q1-Q3 2023.
[2] Fonte: Dados internos Google/YouTube, Global, Maio 2023.