Estamos a partilhar novas atualizações para responder melhor às necessidades específicas dos adolescentes que utilizam o YouTube, ajudando-os a navegar nos seus interesses individuais crescentes e, ao mesmo tempo, a colocar, em primeiro lugar, a sua segurança, privacidade e bem-estar.
Hoje, estamos a anunciar a implementação de salvaguardas adicionais para recomendações de conteúdos para adolescentes, desenvolvidas em consulta com uma equipa de especialistas independentes da Comissão de aconselhamento de jovens e famílias, especializada em desenvolvimento infantil, aprendizagem digital, meios de comunicação para crianças e muito mais.
Uma das contribuições importantes da Comissão de aconselhamento tem sido, ao longo dos anos, aconselhar o YouTube sobre as fases de desenvolvimento dos adolescentes – e especificamente sobre como o conteúdo consumido online pode ter impacto no bem-estar dos adolescentes. Uma conclusão é que os adolescentes são mais propensos do que os adultos a formar crenças negativas sobre si próprios ao verem mensagens repetidas sobre padrões ideais no conteúdo que consomem online.
Estes insights levaram-nos a desenvolver estas proteções adicionais para recomendações de conteúdo, ao mesmo tempo que permitimos que os adolescentes explorem os tópicos de que gostam. Ao trabalhar com a Comissão de Aconselhamento, identificámos categorias de conteúdo que podem ser inócuas como um único vídeo, mas que podem ser problemáticas para alguns adolescentes se forem visualizadas repetidamente. Estas categorias incluem conteúdo que compara características físicas e idealiza alguns tipos em detrimento de outros, idealiza níveis de aptidão física ou pesos corporais específicos ou apresenta agressão social sob a forma de lutas sem contacto e intimidação.
Como resultado, estamos agora a limitar as recomendações repetidas de vídeos relacionados com estes temas para adolescentes em Portugal e a nível global. Como sempre, vamos continuar a aplicar as nossas Regras da Comunidade para remover conteúdo e impedir que os menores vejam vídeos que ultrapassem os limites das nossas políticas, incluindo sobre segurança infantil, distúrbios alimentares e assédio.
Uma abordagem colaborativa para a supervisão de adolescentes no YouTube
O YouTube é um lugar onde os adolescentes podem aprender, explorar as suas paixões, expressar-se e encontrar pertença. Reconhecemos o papel importante que desempenhamos nas suas vidas e, a partir de hoje, estamos a introduzir uma nova experiência supervisionada no YouTube que vai permitir aos pais e adolescentes a opção de associarem as suas contas e receber informações e notificações partilhadas. Esta nova experiência foi desenvolvida para manter os pais informados sobre as atividades dos canais dos seus filhos adolescentes no YouTube e ajudá-los a encorajá-los e aconselhá-los sobre a criação responsável de conteúdos.
A primeira iteração desta experiência baseia-se na nossa experiência supervisionada existente para pré-adolescentes. Em breve, os pais e os adolescentes vão poder iniciar a ligação de contas no nosso novo hub Centro da Família. No Centro da Família, os pais podem ver informações partilhadas sobre a atividade dos canais dos seus filhos adolescentes no YouTube, incluindo o número de carregamentos, subscrições e comentários. Os pais (e os adolescentes) também vão receber notificações proativas por e-mail em acontecimentos importantes, como quando os adolescentes carregam um vídeo ou iniciam uma transmissão em direto, proporcionando uma oportunidade para oferecer conselhos sobre a criação responsável apoiada por funcionalidades desenvolvidas com a Common Sense Networks, uma afiliada da Common Sense Media.
Os nossos produtos para jovens - YouTube Kids e experiências supervisionadas para pré-adolescentes - chegam, todos os meses, a mais de 100 milhões de espectadores ativos com sessão iniciada e sem sessão e o desenvolvimento destes produtos é orientado por especialistas independentes. Em parceria com estes especialistas e de acordo com os nossos princípios para jovens, criámos esta nova experiência que respeita a autonomia dos adolescentes, dando aos pais e adolescentes um controlo mútuo e novos recursos que capacitam os adolescentes a tornarem-se cidadãos digitais informados e responsáveis. Vamos continuar a envolver-nos com especialistas e pais à medida que expandimos e evoluímos esta experiência.
Estas novas atualizações juntam-se ao nosso robusto conjunto de políticas e serviços que protegem toda a nossa comunidade e ligam as pessoas a fontes fidedignas — desde a proteção contra o discurso de ódio e desafios perigosos até ao YouTube Kids e às nossas experiências supervisionadas que oferecem diferentes bibliotecas de conteúdos para diferentes níveis de maturidade, e dando às famílias ferramentas abrangentes para gerir o tempo de ecrã dos seus filhos.
Parcerias com organizações credíveis para apoiar o bem-estar dos adolescentes no YouTube
No YouTube, também apoiamos fortemente famílias, investigadores, decisores políticos, empresas e especialistas que se unem para definir um conjunto de padrões consistentes para os jovens online. Para este efeito, estamos a trabalhar com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para desenvolver recursos públicos, abrangendo toda a indústria, relacionados com os adolescentes e o bem-estar online.
No início deste ano, apoiámos a OMS e o British Medical Journal (BMJ) na organização de uma mesa redonda de especialistas para desenvolver princípios orientadores sobre a definição de conteúdos de saúde mental adequados ao desenvolvimento para adolescentes e examinar estratégias para comunicar recursos e informações de saúde mental aos adolescentes online. O relatório final visa fornecer informações que vão ajudar os criadores e os serviços a desenvolver melhor recursos de saúde mental adequados à idade, bem como proporcionar dicas para as famílias e educadores identificarem conteúdos enriquecedores de saúde mental.
Todo este trabalho é sustentado por um conjunto de cinco princípios aos quais aderimos quando criamos serviços e recursos para crianças e adolescentes, e é por isso que a sua privacidade, segurança, bem-estar e saúde mental estão no centro do nosso trabalho.
Muitos de nós no YouTube, que trabalhamos nestas iniciativas, são pais e estamos conscientes das escolhas que as famílias enfrentam quando se trata de garantir o bem-estar dos entes queridos e estabelecer regras básicas digitais. O nosso objetivo é proporcionar aos pais a confiança necessária para permitir que as crianças e os adolescentes explorem os seus interesses e as ferramentas que permitem às famílias personalizar as suas experiências no YouTube.
Estamos orgulhosos de dar continuidade ao nosso trabalho importante relacionado com as experiências dos jovens, o bem-estar digital e a saúde mental, com mais para chegar no futuro.
Publicado por James Beser, Director of Product Management, YouTube Youth e Dr. Garth Graham, Director of YouTube Health.