É por isso que hoje temos o prazer de anunciar que a Google.org está a financiar a Raspberry Pi Foundation para expandir o acesso em Portugal ao Experience AI - um programa educativo criado em conjunto com a Google DeepMind.
Em Portugal, a Raspberry Pi Foundation vai cooperar com a organização TUMO Portugal, que tem como objetivo promover o desenvolvimento educativo, criativo, cultural e tecnológico junto da camada mais jovem da população, através de modelos pedagógicos inovadores. A TUMO Portugal será o primeiro parceiro local, nesta primeira fase, com o qual a Raspberry Pi Foundation trabalhará no âmbito da expansão das suas atividades com o apoio da Google.org. Está prevista a formação de mais de 2.000 jovens residentes em Portugal com esta iniciativa até dezembro de 2025.
A TUMO Portugal também vai ajudar a criar versões locais e individuais das funcionalidades do programa. A localização é importante para a relevância cultural, acessibilidade e envolvimento dos alunos, assim como a formação dos professores e o apoio aos pais.
Ao todo, Portugal receberá €230 mil de apoio por meio do financiamento da Google.org à Raspberry Pi Foundation.
Philip Colligan, CEO Raspberry Pi Foundation: “Tenho o prazer de dar as boas-vindas à TUMO Portugal na rede global de organizações que estão a promover a literacia em IA através da Experience AI. Juntos iremos proporcionar a milhares de jovens portugueses as competências e a confiança de que necessitam para prosperar num mundo que é cada vez mais moldado pelas tecnologias de IA.”
Pedro Santa Clara, diretor da TUMO Portugal: "Estamos orgulhosos da parceria com a Raspberry Pi Foundation para oferecer aos alunos desafios e ferramentas para explorar e descobrir a IA. Todos devem compreender como funciona a IA, e é por isso que estamos a começar com os jovens - para que possam estar preparados para tomar decisões informadas e tornarem-se os criadores do futuro."
Ensinar mais jovens a usar a IA com segurança
Desde o lançamento em abril de 2023, o Experience AI foi descarregado por educadores de 130 países. O currículo centra-se numa viagem de aprendizagem estruturada, considerações éticas, exemplos e modelos do mundo real e conteúdos culturalmente relevantes para envolver os alunos com diversos backgrounds na compreensão e utilização responsável da inteligência artificial. A Raspberry Pi Foundation e a Google DeepMind continuam a desenvolver funcionalidades adicionais, incluindo três novas aulas focadas na segurança da IA.
Os novos materiais incluem:
IA e os seus dados: Ajudar os jovens a pensar sobre quais dados que já fornecem aos programas de IA nas suas vidas e como a proliferação de ferramentas de IA pode mudar a forma como protegem os seus dados.
Literacia mediática na era da inteligência artificial: destacando como as ferramentas de IA estão a ser utilizadas para espalhar desinformação e como os programas de IA podem ajudar a combater alegações enganosas.
Uso responsável da IA generativa: capacitar os jovens para que pensem sobre as suas responsabilidades quando utilizam a inteligência artificial generativa e o que esperam dos programadores que produzem ferramentas de IA.
Este projeto faz parte de um compromisso de financiamento mais amplo de $10 milhões da Google.org para a Raspberry Pi Foundation para expandir ainda mais o programa Experience AI na Europa, Médio Oriente e África.
A Raspberry Pi Foundation está a expandir o programa em 17 países e em 13 novos idiomas em toda a Europa, Médio Oriente e África, incluindo Portugal, com o objetivo de chegar a mais de 2 milhões de jovens.
Para mais informações sobre o Experience AI e descarregar os recursos das aulas, visite o website do programa.
Publicado por Rowen Barnett, Director of Google.org Europe, Middle East and Africa, e Sam Miller, Director of the Google DeepMind Impact Accelerator