Quando descobri a web, pela primeira vez, como cientista de computação anos 90, lembro-me de ter ficado impressionado com o grande volume de informação online, em contraste com a dificuldade que havia em se encontrar o que se procurava. Foi então que comecei a pensar sobre a pesquisa e, desde aí, que fiquei fascinado com este problema.
Ao longo dos últimos 22 anos, temos vindo a fazer progressos tremendos e a tornar a Pesquisa Google cada vez melhor para os utilizadores. Com os avanços recentes em IA, estamos, agora, a testemunhar um momento em que estamos a dar grandes saltos de desenvolvimento do Google - maiores do que temos visto na última década - tornando assim mais fácil que o utilizador encontre exatamente o que procura. Durante o nosso livestream Search On, partilhámos novas maneiras através das quais estamos a trazer a IA mais avançada para os nossos produtos para organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.
Ajudar o utilizador a encontrar exatamente o que procura
No coração da Pesquisa Google está a nossa capacidade de compreender cada consulta e classificar os resultados relevantes para essa consulta. Investimos profundamente na investigação para a compreensão de idiomas e, no ano passado, apresentámos como os sistemas de compreensão de idiomas BERT estão a ajudar a disponibilizar resultados mais relevantes na Pesquisa Google. Hoje temos o prazer de partilhar que o BERT agora é usado em todas as consultas em inglês, ajudando o utilizador a obter resultados de maior qualidade para as suas perguntas. Também estamos a partilhar vários novos avanços na classificação da pesquisa, que só foram possíveis através das nossas mais recentes investigações em IA:
Soletrar
Continuamos a melhorar a nossa capacidade para compreender palavras com erros ortográficos e por um bom motivo: uma em cada 10 pesquisas diárias apresenta erros ortográficos. Hoje, estamos a apresentar um novo algoritmo de ortografia que usa uma rede neural profunda para melhorar significativamente a nossa capacidade de decifrar erros ortográficos. Na verdade, esta única mudança melhora mais a ortografia do que todas as nossas melhorias realizadas nos últimos cinco anos.
Passagens
Pesquisas muito específicas podem ser as mais difíceis de acertar, já que, por vezes, a única frase que responde à pergunta pode estar, profundamente, submersa numa página da web. Recentemente, fizemos um grande avanço na classificação e agora podemos não só indexar páginas da web, mas também passagens individuais das páginas. Este processo ajuda-nos a encontrar aquela “agulha no palheiro”, ajudando-nos a entender e a classificar melhor a relevância de passagens específicas. Esta tecnologia vai começar a ser lançada no próximo mês em inglês nos EUA e irá melhorar 7% das pesquisas em todos os idiomas à medida que a lançarmos globalmente.
Subtópicos
Aplicámos redes neurais para entender subtópicos em torno de um interesse, o que nos ajuda a mostrar ao utilizador uma maior diversidade de conteúdo quando pesquisa por algo mais amplo. Por exemplo, se o utilizador pesquisar "equipamentos de ginástica para casa", podemos, agora, agregar subtópicos relevantes, como equipamentos económicos, escolhas premium ou ideias para espaços pequenos e mostrar ao utilizador uma gama diversificada de conteúdo na página de resultados da pesquisa. Vamos lançar esta funcionalidade até ao final do ano.
Acesso a informação de alta qualidade durante a Covid
Estamos a fazer novas melhorias para ajudar o utilizador a navegar pelo seu mundo e realizar as suas tarefas com maior segurança e eficiência. As atualizações sobre a taxa de ocupação em tempo real mostram o quão ocupado está um local num determinado momento, para que o utilizador possa distanciar-se socialmente de forma mais fácil, e adicionámos um novo recurso ao Live View para o ajudar a obter informações essenciais sobre um negócio antes mesmo de entrar. Também estamos a adicionar informações sobre segurança relativamente à COVID-19 nos Perfis de Empresas na Pesquisa Google e no Google Maps. Esta informação vai ajudar o utilizador a saber se uma empresa/lojas exige o uso de máscara, se é necessário fazer uma reserva antecipada ou se a equipa de colaboradores está a tomar precauções extras de segurança, tais como, medições de temperatura à entrada. Também utilizamos a nossa tecnologia de conversação Duplex para ajudar as empresas locais a manter as suas informações on-line atualizadas, tais como horário de funcionamento e inventário das lojas.
Compreender os momentos-chave nos vídeos
Ao utilizar uma nova abordagem baseada em IA para entender a semântica profunda de um vídeo, podemos, agora, identificar automaticamente os momentos-chave nos vídeos. Esta abordagem permite-nos marcar estes momentos no vídeo para que o utilizador possa navegar por esses momentos como se se tratassem de capítulos de um livro. Então, quando o utilizador estiver a procurar por um determinado passo numa receita, ou um destaque sobre alguma jogada importante, passará a ser muito mais fácil encontrar estes momentos. Começámos a testar esta tecnologia este ano e, até ao final de 2020, esperamos que 10% das pesquisas na Google utilizem esta nova tecnologia.
Aprofundar o conhecimento através dos dados
Por vezes, o melhor resultado da pesquisa é uma percentagem. Mas muitas vezes as percentagens estão enterradas em grandes conjuntos de dados e que não são facilmente compreensíveis ou não estão acessíveis online. Desde 2018, estamos a trabalhar no projeto Data Commons, uma base de dados estatísticos aberta que começou em colaboração com o Census dos Estados Unidos, CDC, Banco Mundial e muitos outros. Reunir estas bases de dados foi o primeiro passo, agora vamos tornar esta informação mais acessível e útil na Pesquisa Google.
Agora, quando fizer uma pergunta como "quantas pessoas trabalham em Chicago", usamos o processamento de linguagem natural para mapear a pesquisa pelos mil milhões de pontos de dados no Data Commons para disponibilizar a percentagem certa num formato visual fácil de entender. O utilizador também poderá encontrar outros dados e contexto relevantes -- como estatísticas de outras cidades -- de forma a facilitar que o tópico seja explorado de maneira mais profunda.
Ajudar o jornalismo de qualidade através da pesquisa avançada
O jornalismo de qualidade geralmente provém de projetos de investigação de longo prazo, exige um trabalho demorado de análise de grandes quantidades de documentos, imagens e gravações de áudio. Enquanto parte do Journalist Studio, o nosso novo pacote de ferramentas para ajudar os jornalistas a fazerem o seu trabalho de uma forma mais eficiente, segura e criativa através da tecnologia, estamos agora a lançar o Pinpoint, uma nova ferramenta que leva o poder da Pesquisa Google aos jornalistas. O Pinpoint ajuda os jornalistas a examinar rapidamente centenas de milhares de documentos através da identificação e organização automática das pessoas, organizações e locais mencionados mais frequentemente. Os jornalistas podem registar-se e pedir acesso ao Pinpoint a partir desta semana.
Pesquise o que vê e explore as informações em 3D
Em muitos tópicos, ver é a chave para a compreensão. Hoje, estamos a anunciar novas funcionalidades no Lens e na realidade aumentada na Pesquisa Google, que ajudam o utilizador a aprender, comprar e a descobrir o mundo de novas formas. Muitos de nós estamos a lidar com os desafios de aprender em casa e, com o Lens, é, agora, possível, obter ajuda passo a passo com os trabalhos de casa, tais como, problemas de matemática, química, biologia e física. A distância social também mudou drasticamente a forma como vamos às compras, por isso, estamos a tornar mais fácil comprar, de forma visual, o que o utilizador procura online, quer esteja à procura de uma sweat ou a querer ver mais detalhadamente um carro novo mas sem poder ir ao concessionário.
Se não sabe como pesquisar, cante
Todos nós já passamos pela experiência de ter uma melodia presa na cabeça e não conseguirmos lembrar a letra. Agora, quando estes momentos surgirem, basta cantarolar para pesquisar, e os nossos modelos de IA podem cruzar a melodia com a música certa.
O que diferencia a Pesquisa da Google
Na base de todas estas melhorias estão quatro elementos-chave que impulsionam a nossa inovação e formam a base para o que nos permite responder a trilhões de perguntas todos os anos. Estes elementos têm sido o ponto central de nossa abordagem e é o que torna a Google útil e confiável para as pessoas que nos procuram todos os dias para encontrar informação.
Entender todas as informações do mundo
Estamos focados em entender de maneira profunda todas as informações do mundo, seja uma informação disponível em palavras numa página web, em imagens ou vídeos, ou mesmo em lugares e objetos ao nosso redor. Com investimentos em IA, podemos analisar e entender todo o tipo de informação no mundo, assim como o fizemos ao indexar páginas na web há 22 anos. Estamos a quebrar barreiras no que diz respeito ao entendimento do mundo, assim, mesmo antes de digitar uma consulta, estamos prontos para ajudar o utilizador a explorar novas formas de informação e insights nunca antes disponíveis.
Informação de alta qualidade
As pessoas confiam na Pesquisa para obter informação de alta qualidade, e este compromisso com a qualidade sempre foi o factor diferenciador da Google desde o seu primeiro dia. Todos os anos, lançamos milhares de melhorias para tornar a Pesquisa melhor e testamos rigorosamente cada uma dessas mudanças para garantir que as pessoas as consideram úteis. Nossos factores de classificação e políticas são aplicadas de forma justa a todos os websites, e isso ajudou-nos a disseminar o acesso a uma diversidade de informação, ideias e pontos de vista.
Privacidade e segurança de topo
Para manter as pessoas e os seus dados protegidos, investimos em privacidade e segurança de topo. Lideramos a indústria para manter o utilizador seguro enquanto pesquisa com a Navegação Segura e proteção contra SPAM. Acreditamos que a privacidade é um direito universal e temos o compromisso de dar a todos os utilizadores as ferramentas de que precisam para ter o controlo.
Acesso aberto para todos
Por último e não menos importante, estamos comprometidos a disponibilizar acesso aberto para todos. O nosso objetivo é ajudar a Internet aberta a prosperar, enviando, todos os anos, desde que a Google foi criada, mais tráfego para a web aberta. A Google é gratuita para todos, acessível em qualquer dispositivo, em mais de 150 idiomas e continuamos a expandir a nossa capacidade de servir as pessoas em todos os locais.
Então, onde quer que se encontre, o que quer que esteja a procurar, independentemente de saber cantar, soletrar, dizer ou visualizar, pode pesquisar com o Google.
Publicado por Prabhakar Raghavan, Senior Vice President