Todos os anos, o Mês Europeu da Cibersegurança lembra-nos a importância de criar experiências online seguras. Manter o utilizador seguro online significa proteger, continuamente, a segurança e a privacidade das suas informações. É, por isso, que as proteções estão, automaticamente, incorporadas na Conta Google dos utilizadores e em todos os produtos da Google: a Navegação Segura protege mais de 4 mil milhões de dispositivos, o Gmail bloqueia mais de 100 milhões de tentativas de phishing todos os dias e o Google Play Protect verifica mais de 50 mil milhões de aplicações, todos os dias, em busca de malware e de outros problemas.
A segurança dos nossos produtos é orientada por três princípios básicos: manter as suas informações seguras, tratá-las com responsabilidade e colocar o utilizador no controlo. Estamos continuamente a colocar em prática estes princípios e queremos partilhar as nossas mais recentes proteções de segurança e de privacidade que podem conhecer melhor no Centro de Segurança -- um único local que contém informação sobre todas as formas como a Google mantém o utilizador seguro nos produtos que utiliza todos os dias. Uma nova versão do Centro de Segurança será lançada hoje nos EUA e, muito em breve, a nível global.
Proteger o utilizador de forma proativa com alertas de segurança bem visíveis
Quando a segurança do utilizador está em risco, o tempo é crucial. Trabalhamos para tornar mais fácil ao utilizador reagir rapidamente quando detectamos um risco sério na sua Conta Google. Ao longo dos anos, temos vindo a desenvolver novas formas de notificar as pessoas sobre estes problemas e ajudar a melhorar significativamente a segurança. Em 2015, por exemplo, começámos a usar alertas do Android para notificar os utilizadores sobre problemas críticos com as suas contas Google, tais como, suspeitas de ataques. Após esta mudança, assistimos a um aumento de 20 vezes no número de pessoas que se envolveram com estas novas notificações no espaço de uma hora após a receção, em comparação com o e-mail.
Em breve, vamos apresentar um alerta crítico redesenhado e uma nova forma de o exibir. Quando detectarmos um problema sério de segurança da Conta Google, vamos exibir automaticamente um alerta na app Google que o utilizador estiver a utilizar e vamos ajudá-lo a resolver -- sem necessidade do utilizador verificar os alertas no e-mail ou no telefone. Os novos alertas são resistentes a spoofing e, por isso, o utilizador tem sempre a certeza de que esses alertas são enviados pela Google. Vamos começar a disponibilizar os alertas de forma limitada nas próximas semanas e planeamos expandi-los, de uma forma mais ampla, no início do próximo ano.
Controle facilmente a experiência com o Google Assistente através do modo Convidado
Todos os dias, o Google Assistente ajuda as pessoas a fazerem coisas nas suas casas, seja sugerindo uma nova receita que o utilizador possa gostar ou a lembrar o próximo compromisso. Mas há momentos em que o utilizador pode não querer que as interações do Assistente sejam guardadas na sua Conta Google. É por isso que, nas próximas semanas, vamos apresentar o modo Convidado, uma nova maneira de usar o Google Assistente nos dispositivos domésticos. Com um comando de voz fácil, é possível ativar o modo Convidado e assim as interações com o Assistente enquanto estiver neste modo não serão guardadas na sua conta. O utilizador pode desativar esta função a qualquer momento de modo a voltar a ter a experiência completa e personalizada do Google Assistente. Para além disso, o utilizador pode, quando quiser, voltar e apagar o que disse ao Assistente, bastando utilizar apenas a sua voz. Também, adicionamos mais respostas a perguntas comuns sobre segurança e privacidade que o Assistente pode responder instantaneamente. Na verdade, mensalmente, respondemos a mais de 3 milhões de perguntas sobre privacidade e segurança, a nível global.
A segurança está integrada em todos os nossos produtos
A privacidade e segurança têm sido fundamentais em tudo o que fazemos desde os nossos primeiros dias enquanto empresa. As nossas equipas trabalham todos os dias para tornar os produtos da Google seguros independentemente do que o utilizador estiver a fazer: a navegar na Internet, a gerir a sua caixa de entrada ou a contatar a família no Google Meet. Ainda esta semana, mostramos o que temos vindo a trabalhar para proteger as suas informações com as novas proteções de segurança e privacidade para o Google Workplace e as novas proteções de palavra passe no Chrome, bem como a evolução do Chrome em termos de Privacy Sandbox, uma iniciativa para melhorar fundamentalmente a privacidade na web. Para facilitar o controlo da privacidade, o utilizador poderá, em breve, editar diretamente os dados do seu Histórico de Localização na Linha Cronológica adicionando ou editando locais que visitou com alguns toques, e, porque a Pesquisa é o ponto de partida para muitas perguntas, a partir de hoje, vamos mostrar-lhe as configurações pessoais de segurança e privacidade na pesquisa quando perguntar coisas como “A Minha Conta Google está segura?”
Também vamos continuar a trabalhar para desenvolver tecnologias que possam ser usadas para proteger, ainda mais, a sua privacidade em todos os nossos produtos. Por exemplo, este ano e pela primeira vez na indústria, como parte do Android 11, combinámos a privacidade diferencial e a aprendizagem federada para treinar os modelos que permitem prever a próxima palavra no teclado do Google, o Gboard. A aprendizagem federada, uma técnica criada na Google, permite que os programadores treinem modelos de IA e tornem os produtos mais inteligentes -- para o utilizador e para todos os outros -- sem que os seus dados saiam do dispositivo. No Android 11, vamos começar a gerar respostas inteligentes, incluindo recomendações de emojis, a partir da inteligência do sistema do dispositivo, o que significa que os dados nunca são partilhados com o Gboard ou com a Google.
Proteger a sua segurança online requer vigilância e inovação constantes. Tudo começa com a construção da infraestrutura de segurança mais avançada do mundo e acrescentando-lhe práticas responsáveis de dados e ferramentas de privacidade que colocam o utilizador no controlo. Vamos continuar a defender a regulamentação dos dados sensíveis em todo o mundo, incluindo uma legislação federal forte e abrangente de privacidade nos EUA, e vamos continuar a trazer melhorias de privacidade e segurança que mantêm o utilizador mais seguro online.
Publicado por Rahul Roy-Chowdhury, Vice Presidente de Produto, Privacidade