Há dezesseis anos, muitos de nós circulávamos com um mapa numa mão e o volante na outra - sem informações sobre o tráfego ao longo da rota ou detalhes sobre quando o restaurante favorito estava aberto. Desde então, temos expandido os limites do que um mapa pode permitir e impulsionado pelo mais recente em machine. Este ano, estamos no caminho de trazer mais de 100 melhorias com tecnologia de IA para o Google Maps para que o utilizador possa obter as informações mais precisas e atualizadas sobre o mundo, exactamente quando precisa. Segue-se um resumo de como estamos a usar a IA para fazer o Maps funcionar melhor para com uma série de atualizações, a chegar este ano.
Navegue em ambientes interiores com o Live View
Todos nós conhecemos aquele momento embaraçoso quando estamos a caminhar na direção oposta para onde desejamos ir - o Live View utiliza dicas de realidade aumentada para evitar exatamente que isto aconteça. O Live View é alimentado por uma tecnologia chamada localização global, que usa a IA para digitalizar dezenas de milhares de milhões de imagens do Street View para entender a sua orientação. Graças aos novos avanços que nos ajudam a entender a altitude precisa e o posicionamento de objetos dentro de um edifício, agora podemos trazer o Live View para alguns dos lugares interiores mais difíceis de navegar: aeroportos, estações de transporte público e shoppings.
Se estiver prestes a viajar de avião ou de comboio, o Live View pode ajudá-lo a encontrar o elevador e as escadas rolantes mais próximas, a sua porta de embarque, a plataforma, o local de recolha de bagagem, balcões de check-in, bilheteira, casas de banho, multibancos e muito mais. As setas e as instruções indicam o caminho certo. E se precisar de comprar algo no shopping, use o Live View para ver em que andar fica uma determinada loja e saiba como chegar até lá rapidamente. O Live View indoor está disponível para Android e iOS em vários shoppings em Chicago, Long Island, Los Angeles, Newark, São Francisco, São José e Seattle. O Live View indoor estará disponível nos próximos meses em aeroportos, shoppings e estações de transporte público selecionados em Tóquio e Zurique e em outras cidades.
Planeie com antecedência com mais informações sobre o clima e a qualidade do ar
Com a nova camada referente a clima, o utilizador pode ver rapidamente a temperatura atual e prevista e as condições climatéricas numa determinada área - para que nunca seja surpreendido com chuva sem ter o seu chapéu de chuva. E a nova camada com informações sobre a qualidade do ar mostra como o ar é saudável (ou insalubre) - informações que são especialmente úteis se o utilizador sofre de alergias ou se está numa área com fumo ou com risco de incêndio. Dados de parceiros como The Weather Company, AirNow.gov e o Central Pollution Board alimentam essas camadas que vão começar a ser implementadas no Android e iOS ao longo dos próximos meses. A camada acerca do clima vai estar disponível globalmente e a camada sobre a qualidade do ar será lançada na Austrália, Índia e EUA, com mais países muito em breve.
Encontre mais opções ecológicas para se movimentar
Com os insights provenientes do Laboratório Nacional de Energia Renovável, estamos a construir um novo modelo de rota optimizado para reduzir o consumo de combustível com base em fatores como inclinação da estrada e congestionamento do trânsito. Tudo isto faz parte do compromisso que assumimos no passado mês de setembro para ajudar milhares de milhões de pessoas que usam os nossos produtos de forma a reduzirem a sua pegada ambiental. Em breve, o Google Maps irá usar como padrão a rota com a menor pegada de carbono quando tiver aproximadamente o mesmo ETA (Tempo Estimado de Chegada) que a rota mais rápida. Nos casos em que a rota ecológica pode aumentar significativamente o seu ETA, vamos permitir que o próprio utilizador compare o impacto relativo de CO2 entre as rotas para que então possa escolher a sua rota. Quer sempre o trajeto mais rápido? Sem problema - basta ajustar as suas preferências em Definições. As rotas ecológicas serão lançadas nos EUA para Android e iOS ainda este ano, com uma expansão global a caminho.
De Amesterdão a Jacarta, cidades do mundo inteiro estabeleceram zonas de baixa emissão - áreas que restringem a circulação de veículos poluentes como certos carros a diesel ou carros com autocolante de emissões específicas - de modo a ajudar a manter o ar limpo. Para apoiar estes esforços, estamos a trabalhar em novos alertas para ajudar os condutores a entender melhor quando estão a passar por uma destas zonas. O utilizador pode saber rapidamente se o seu veículo é permitido na área, escolher um meio de transporte alternativo ou fazer outro trajeto. Os alertas de zona de baixa emissão serão lançados em junho na Alemanha, Holanda, França, Espanha e no Reino Unido para Android e iOS, e brevemente, em mais cidades.
Mas sabemos que a movimentação de forma sustentável vai para além da condução. Como resultado, estamos a introduzir uma nova interface de direções que torna mais fácil escolher opções mais sustentáveis quando estiver em movimento. Em breve, estará disponível uma visão abrangente de todos os trajetos e meios de transporte disponíveis para o seu destino - o utilizador pode comparar quanto tempo vai levar a chegar de carro, de transporte público ou de bicicleta sem alternar entre os modos de navegação. Utilizando modelos avançados de machine learning, o Maps vai prioritizar automaticamente os seus modos preferidos - e, inclusivamente, vai mesmo aproveitar os modos de navegação mais populares na sua cidade. Por exemplo, se o utilizador anda muito de bicicleta, vamos mostrar automaticamente mais percursos de bicicleta. E se o utilizador mora numa cidade como Nova York, Londres, Tóquio ou Buenos Aires, onde o metro é popular, vamos classificar este modo numa posição mais alta para que o utilizador obtenha as informações de que precisa com mais rapidez. Isto será implementado globalmente nos próximos meses para Android e iOS.
Economize tempo com a recolha de compras no Maps
As entregas e a recolha cresceram em popularidade durante a pandemia - são convenientes e minimizam o contato. Para facilitar este processo, estamos a trazer informações úteis sobre compras para os perfis de negócios das lojas no Maps e na Pesquisa, como fornecedores de entregas, locais de recolha e de entrega, taxas e pedidos mínimos de encomendas. Estamos a implementar esta funcionalidade na Pesquisa mobile a começar com as lojas Instacart e Albertsons Cos. Nos EUA, com planos de expansão para o Maps e outros parceiros.
Neste verão, também vamos estabelecer uma parceria com o supermercado norte-americano Fred Meyer, uma divisão da The Kroger Co., Trata-se de um projecto piloto em lojas selecionadas em Portland, Oregon, para facilitar a recolha de alimentos. Depois de encomendar na aplicação da loja, o utilizador pode adicioná-lo ao Maps. Enviaremos uma notificação quando for a hora de sair e vamos permitir que o utilizador partilhe a sua hora de chegada com a loja. O seu ETA é atualizado continuamente, com base na localização e no tráfego. Esta informação ajuda a loja a priorizar o seu pedido para que esteja pronto assim que o utilizador chegar. Registe-se na aplicação do Google Maps e o seu pedido ser-lhe-á entregue sem qualquer contacto.
Todas estas atualizações são possíveis graças aos avanços da IA que transformaram o Google Maps num mapa que pode refletir milhões de mudanças feitas em todo o mundo, todos os dias - nas grandes cidades e também nas cidades mais pequenas. Quer esteja o utilizador em movimento, a explorar uma área ou a desempenhar tarefas, deixe o Google Maps ajudá-lo a encontrar o caminho.