À medida que nos esforçamos para sair das restrições nas nossas vidas rumo a um mundo mais familiar e com horizontes mais longos, estamos todos ansiosos para perceber quais as mudanças nos hábitos e nos comportamentos que irão permanecer conosco. O que vai ficar e o que vai desaparecer? Para as empresas, o impacto desta crise variou muito. Alguns viram aceleração, outros tiveram que lutar pela sobrevivência à medida que os canais físicos para os clientes eram afetados. Seja qual for a situação, todos nós estamos à procura de um caminho para seguir em frente no meio de uma névoa de incerteza.
No início da pandemia vimos como as mudanças estavam a levar as empresas a inovar - com muitas, como a Little Box of Books de Lynsey Pollard, recorrendo a ferramentas digitais para identificar e responder rapidamente à crescente procura do consumidor - no caso desta empresa, à procura de educação para casa, triplicando visitas ao website no primeiro mês da pandemia.
Agora, um ano depois, podemos ver três grandes tendências emergentes que as empresas devem responder para acelerar a recuperação.
A pandemia acelerou as mudanças já existentes no comportamento.
Primeiro vimos que a pandemia acelerou comportamentos que já estavam em curso. Os consumidores foram para o digital em todos os aspectos das suas vidas - "entrega", "códigos de desconto" e até "como fazer" cresceram significativamente em comparação com os anos anteriores. No entanto, é importante notar que algumas mudanças de comportamento permanecem imprevisíveis. Por exemplo, a preferência das pessoas por compras online em vez de compras na loja tem flutuado rápido e mais frequentemente desde maio do ano passado.
As pessoas precisam de mais ajuda do que nunca para navegar pela complexidade das escolhas.
Em segundo lugar, vimos o valor de ser rápido e útil para os clientes. A tomada de decisão do consumidor é cada vez mais complexa, com mais opções e considerações do que nunca. Por isso, os consumidores precisam de mais ajuda do que nunca para tomar essas decisões, dando às empresas uma grande oportunidade de se apresentarem e serem úteis no momento certo.
As pessoas querem um mundo digital aberto e acessível e isso requer anúncios relevantes que respeitem sua privacidade.
A crescente importância da tecnologia nas nossas vidas aumentou as expectativas por um mundo digital aberto e acessível, sustentado pela segurança e pela privacidade online. As pessoas entendem o valor da publicidade para apoiar essa experiência e querem ver anúncios relevantes e oportunos que respeitem a sua privacidade.
Um estudo da Google/Euroconsumers descobriu que quase 70% dos entrevistados acreditam que a quantidade de dados pessoais recolhidos online torna-lhes difícil protegerem a sua privacidade. O interesse na pesquisa por "privacidade online" cresceu globalmente mais de 50% ano após ano.
Todos nós temos que construir confiança sempre que há uma interação. As pessoas merecem saber como os seus dados estão a ser usados para que possam escolher dar uma permissão informada.
O que podemos fazer para ajudar as empresas a enfrentar a incerteza e as tendências dinâmicas de consumo? Na Google, estamos a desenvolver novas ferramentas para ajudar as empresas a compreender e a responder melhor às necessidades em constante mudança.
Em primeiro lugar, estamos a lançar uma nova página de insights no Google Ads. É um novo destino no Google Ads onde os profissionais de marketing podem observar informações contextuais e automatizadas para ajudá-los a adaptar os seus negócios com mais rapidez num mundo mais dinâmico.
Por exemplo, a Body&Fit, uma empresa irlandesa que oferece produtos de nutrição desportiva, suplementos alimentares e produtos dietéticos foi afetada por um declínio nas vendas nas lojas e atrasos nos envios internacionais durante os confinamentos locais. Recorrendo aos insights de saúde e de fitness em vários países, a marca foi capaz de encontrar novas oportunidades de crescimento e até mesmo expandir-se para novos mercados. No final do ano passado, viu um crescimento de 90% nas receitas face ao ano anterior.
Em segundo lugar, estamos à procura de maneiras para as empresas crescerem com mais rapidez - com ações rápidas baseadas nas recomendações dos nossos insights em tempo real alimentados por machine learning. Para conseguir isto, estamos a levar a automação um passo em frente, proporcionando aos profissionais de marketing a opção de "ativar" a aplicação automática de determinadas campanhas ou recomendações de desempenho. Isto significa que sempre que os nossos algoritmos detectam uma oportunidade de melhorar uma campanha, as marcas podem implementar essas recomendações instantaneamente permitindo-lhes serem rápidas e úteis para os seus consumidores e economizarem tempo.
A agência Dept, com sede na Holanda, tem aplicado, automaticamente, as recomendações no seu portfólio de clientes e tem funcionado - a agência poupou 20% do tempo que gastava anteriormente em tarefas repetitivas ao mesmo tempo que aumentava os resultados de optimização do Google Ads, em média, 18 pontos percentuais. A empresa assistiu também a um impacto positivo no desempenho dos seus clientes - a construtora BAM teve um acréscimo de 10% no volume de conversão e um aumento de 20% na taxa de conversão.
Finalmente, à medida que assistimos a um declínio na confiança na publicidade online, temos trabalhado com o ecossistema da publicidade em novas propostas de preservação de privacidade, abertas à indústria no seio da Privacy Sandbox. Também confirmámos que, assim que os cookies de terceiros forem eliminados, não iremos criar identificadores alternativos para rastreamento de indivíduos quando navegam na web, nem os utilizaremos nos nossos produtos. Agora é a hora dos profissionais de marketing se concentrarem na construção de relacionamentos first-party sólidos (dados recolhidos diretamente pela empresa) e na experiência de que precisam para construir confiança de forma sustentável.
À medida que procuramos o caminho a seguir, as empresas precisam de estar ainda mais perto dos seus consumidores e de responder às suas necessidades com mais rapidez do que nunca.
A Google está aqui para ajudar a transformar este desafio numa nova oportunidade para o crescimento futuro, disponibilizando os insights que as empresas desejam, as ferramentas de que precisam e a parceria que merecem para ajudá-las a encontrarem o caminho.