Tal como tantas outras pessoas, tenho passado mais tempo ao ar livre este ano, seja a passear com o meu cão ou a caminhar com a minha família. Este tempo extra na natureza deu-me para apreciar ainda mais o trabalho que está a ser feito para preservar o nosso planeta para as gerações futuras. Ao mesmo tempo, incêndios florestais e outros desastres climáticos em todo o mundo lembram-nos de como este trabalho é realmente urgente.
É por isso que, prestes a assinalar o Dia da Terra, estou entusiasmado com o progresso que estamos a fazer na Google rumo ao nosso objectivo de operar inteiramente com energia livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana até 2030. Este compromisso vai para além de sermos neutros em carbono (o que já somos desde 2007) e o facto de combinarmos as nossas operações com energia 100% renovável, o que já fizemos ao longo de quatro anos consecutivos. (Abaixo uma infografia que explica o porquê da energia livre de carbono ser a nossa meta de sustentabilidade mais ambiciosa até ao momento.)
Dentro de uma década, pretendemos que todos os data centers, regiões de cloud e campus de escritórios da Google funcionem com eletricidade limpa todas as horas do dia. E hoje tenho orgulho de anunciar que cinco dos nossos data centers - Dinamarca, Finlândia, Iowa, Oklahoma e Oregon - estão agora a trabalhar perto ou com 90% de energia livre de carbono.
Progresso na energia limpa 24 horas por dia
Estamos a assistir a um aumento na energia livre de carbono em muitas das nossas unidades devido, em grande parte, a novos projetos de energia renovável. Até ao momento, comprometemo-nos com aproximadamente US$4 mil milhões para comprar energia limpa de mais de 50 projetos eólicos e solares em todo o mundo até 2034. Em 2020, muitos destes projetos entraram em funcionamento, incluindo centenas de novas turbinas eólicas e centenas de milhares de painéis solares, que estão a ajudar a melhorar o desempenho de energia livre de carbono em vários data centers da Google.
Por exemplo, um novo parque eólico offshore está a ajudar a fornecer eletricidade para o nosso data center na Bélgica, e novos projetos solares ajudaram a criar condições para um aumento de quase 17 pontos percentuais no desempenho livre de carbono no nosso data center no estado da Geórgia. Além da aquisição de energia renovável, estamos a fazer bons progressos na energia livre de carbono, 24 horas por dia, 7 dias por semana, através de outras formas, incluindo a mudança da geração de backup do data center para baterias, avançar no rastreamento de energia limpa baseado no tempo e permitindo que os clientes Cloud selecionem as regiões de menor carbono.
Ajudar todas as pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis
Em setembro, também assumimos o compromisso de encontrar mais formas dos nossos produtos ajudarem mil milhões de pessoas a fazerem escolhas sustentáveis até 2022. Em breve, o Google Maps vai utilizar como padrão a rota com a menor pegada de carbono e irá permitir que o utilizador compare o impacto de carbono entre as rotas. Os termostatos Nest estão a ajudar os clientes dos EUA a economizar milhares de milhões de kWh de energia. E com quase quatro décadas de imagens planetárias, o Timelapse no Google Earth, lançado na semana passada, pode ajudar a população a entender melhor as mudanças climáticas.
O nosso objetivo ao nível do carbono tão ambicioso quanto outros moonshoots, como construir um computador quântico ou desenvolver um carro autónomo. Nunca estive mais otimista sobre a nossa capacidade coletiva - governos, empresas e particulares - de se unirem e traçarem um caminho mais sustentável para o nosso planeta. Nós vamos continuar a liderar pelo exemplo nas nossas operações, a apoiar os nossos parceiros e a desenvolver produtos úteis para construir um futuro livre de carbono para todos.