O que é que a medusa nos pode ensinar sobre as mudanças climáticas, o que acontece com o plástico descartado e quais as espécies que irão desaparecer com o aumento da temperatura? À medida que as questões aumentam, os artistas estão a ajudar-nos a ver e a entender o que os dados mostram de uma forma clara.
Em 2020 e em colaboração com o Google Arts & Culture, nós (a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima - UNFCCC) lançámos o “Heartbeat of the Earth” - quatro experiências interativas e educacionais de artistas que exploram os dados científicos sobre o clima.
Hoje, prestes a assinalar o Dia da Terra, estamos a partilhar um novo conjunto de experiências relacionadas com o clima criadas pelos artistas Giorgia Lupi, Felicity Hammond, Cristina Tarquini e Sey Min. Estes artistas convidam o utilizador a saber mais sobre os desafios que o nosso clima enfrenta através de visualizações de dados criativos e cenários interativos que nos ajudam a aprender mais sobre estes tópicos.
Plastic Air - O que acontece com o plástico quando o descartamos?
O plástico degrada-se em pedaços cada vez mais pequenos, chamados de microplásticos, que acabam a pairar no ar que respiramos. A artista de dados Giorgia Lupi (Pentagram) e a sua equipa visualizam estas partículas, possibilitando ao utilizador uma lente através da qual pode "ver" e explorar as partículas de plástico que estão sempre presentes na atmosfera à sua volta. Explore o impacto que o ‘Plastic Air’ tem sobre o meio ambiente e também sobre a nossa saúde.
Medusae: O que a Medusa nos pode ensinar sobre as mudanças climáticas?
A artista visual digital Cristina Tarquini utiliza a chamada visualização de nuvem de pontos para levar o utilizador ao mar Mediterrâneo . Descubra o porquê das medusas estarem a florescer e as pistas que o seu aumento populacional podem nos dizer sobre as mudanças climáticas.
Impact filter: Que espécies vão desaparecer com o aumento do nível do mar?
O artista Sey Min criou um filtro de impacto que permite ao utilizador explorar e descobrir o que podemos perder à medida que a temperatura aumenta. Sey Min treinou um modelo de machine learning com milhares de imagens da Pesquisa Google, agrupadas por cada tipo de espécie. Conforme o utilizador vai aumentando a temperatura, pode descobrir o que acontece com 62 espécies diferentes de animais - e revelar novas formas antropogénicas, ou resíduos, que deixamos para trás.
The Lagoon - uma cidade costeira ficcionada
Neste trabalho de vídeo com colagens com uma duração de 8 minutos, a artista Felicity Hammond retrata uma cidade costeira imaginária que submerge lentamente na água ao longo de 80 anos. A paisagem, criada com aproximadamente 50 fotografias de locais ao redor do mundo que estão ameaçados por uma inundação devido às mudanças climáticas, é apagada pela água até ficar completamente submersa.
Estes projetos dos artistas traduzem dados complexos da ciência que estuda o clima e permitem-nos experimentar dados concretos através dos sentidos. Os projetos serão apresentados, ao longo do ano, em eventos sobre a Mudança Climática nas Nações Unidas e vão acrescentar uma nova dimensão à experiência da conferência.
Saiba mais em g.co/heartbeathoftheearth ou na app Google Arts & Culture para iOS e Android.