Vivemos, hoje, tempos em que se assiste a uma rápida transformação digital em vários domínios: nas nossas vidas, nas empresas e na sociedade em geral. A digitalização da economia, a inteligência artificial, a cibersegurança são atualmente apenas alguns temas que irão marcar as próximas décadas. Para incentivar a investigação e a partilha de conhecimento, estão abertas, a partir de hoje, as candidaturas a distinções que irão premiar trabalhos e artigos científicos sobre o impacto económico da digitalização em Portugal numa iniciativa promovida pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) em colaboração com a Google e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). O prémio no valor total de 15.000 euros será repartido entre três a cinco artigos consoante a qualidade dos trabalhos submetidos a concurso.
Nesta 8.ª edição da iniciativa Call for Papers do GEE pretende-se promover o conhecimento e a investigação sobre o impacto económico da digitalização em Portugal, bem como um fórum para discussão de soluções de política pública na área. Serão, por isso, valorizados trabalhos em áreas como a transformação digital do tecido empresarial e dos serviços públicos; os impactos da Covid-19; os desafios de tecnologias como a inteligência artificial ou cibersegurança; a importância da digitalização para a produtividade e o emprego; bem como o papel das políticas públicas.
Os interessados poderão submeter as candidaturas com as versões preliminares até ao dia 31 de Julho e depois, para os pré-seleccionados, o prazo para a apresentação das versões completas prolonga-se até ao dia 31 de Outubro. Os artigos admitidos serão avaliados por uma Comissão Científica, composta por António Saraiva (CIP), Gabriel Osório de Barros (GEE), Helena Martins (Google), Joana Almodovar (GEE), Maria Helena Monteiro (APDSI), Pedro Mota Soares (APRITEL) e Vanda de Jesus (EMPD).
A Google associa-se a esta iniciativa como parte de seus esforços para apoiar uma transição digital inclusiva em Portugal, ao facilitar o acesso às competências digitais e fomentar a digitalização de empresas de todas as dimensões. As três entidades em conjunto visam com esta iniciativa ajudar a garantir o desenvolvimento de uma sociedade da informação inclusiva, participativa e segura, promovendo desenvolvimento económico e social com impacto na cidadania em geral.
Mais informações sobre as candidaturas e regulamento disponíveis em www.gee.gov.pt.