Desfrute do descanso que merece com novos insights, ferramentas e parcerias da Google.
Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo recorrem ao Google para pesquisar informações relacionadas a viagens. Estas pesquisas ajudam a conectar empresas e clientes, mas também nos ajudam a entender o entusiasmo das pessoas quando se trata dos seus planos de viagem e férias.
A mensagem que estamos a ver é clara: as pessoas estão ansiosas por viajar, mas desde que o possam fazer em segurança.
Para a indústria de viagens - uma indústria formada por milhões de pequenas e médias empresas que sustentam muitos milhões de empregos - esta será uma notícia bem-vinda, mas vem acompanhada de desafios únicos.
Ficar on-line para ficar na fila - para reservas, clientes e avaliações
Em 2020, todos nós passámos muito tempo online - mais tempo do que nunca. Portanto, a indústria de viagens, como muitas outras, vai necessitar de estar online para estar na fila para as reservas, clientes e avaliações.
Um novo relatório do Connected Commerce Council, financiado pela Google, mostra que as ferramentas digitais criaram uma "rede de segurança" para pequenas e médias empresas de viagens na Europa durante a pandemia: 86% aumentaram o uso de ferramentas digitais durante a pandemia e mais de metade destas empresas afirmou que planeia aumentar o uso de ferramentas digitais pós-pandemia.
Estamos orgulhosos por termos desenvolvido ferramentas para ajudar. Desde o ano passado, a Google tem colaborado com empresas, ministérios de turismo e especialistas de todo o mundo para desenvolver as competências digitais necessárias para um setor de viagens pós-pandemia mais digital.
A nossa parceria com a Organização Mundial de Turismo criou programas de aceleração na África Subsaariana, Médio Oriente e Europa Mediterrânea (e incluindo Portugal) - ajudando os participantes de toda a indústria de viagens a compreender as tendências e a planear com antecedência um determinado momento.
Recentemente, anunciámos os nossos planos para tornar esta parceria regional global - ajudando autoridades de turismo e profissionais de marketing de destinos em todo o mundo a tomar decisões estratégicas para um melhor planeamento de turismo.
Também estamos a trabalhar com a indústria, a nível local. Em França, a nossa parceria com a Atout France, a agência de turismo francesa, ajudou a criar uma plataforma para que os profissionais do sector conseguissem monitorizar as tendências de viagens. Em Espanha, o nosso Travel Analytics Center - disponível para parceiros comerciais da Google no sector das viagens - ajudou a companhia aérea espanhola Vueling a obter uma imagem exacta da mudança da procura de voos durante a pandemia, adaptando a sua estratégia de mercado digital para alcançar os clientes que provavelmente comprariam passagens aéreas. Com esta ferramenta, conseguiram aumentar as vendas dos voos e obter um retorno de 31% sobre o investimento em publicidade.
Por último, o nosso trabalho com os Ministérios do Turismo, Postos de Turismo e instituições culturais tem ajudado a promover desde viagens a destinos culturais. Em Portugal, a partir de hoje, e com o apoio do Turismo de Portugal, o Google Arts & Culture alarga o hub dedicado a Portugal, intitulado "Maravilhas Portuguesas", que passa a mostrar, num único local, a história, a arquitetura e as obras de arte do país presentes na plataforma.
Prever o futuro das viagens
Embora os destinos turísticos e os viajantes estejam a começar a recuperar a confiança após meses de paralisação por causa da pandemia, não existe uma maneira única de prever como será a procura no futuro.
Tradicionalmente, os destinos turísticos utilizariam o histórico dos dados - mas nenhum período anterior consegue prever com precisão quando e para onde as pessoas vão querer viajar atualmente bem como será o "novo normal" em que as empresas irão operar.
É por isso que lançámos o Travel Insights with Google, um website que apresenta insights de dados locais em tempo real, que ajuda a indústria de viagens a entender a procura e a tomar decisões com base em mais informação.
O site possui duas ferramentas poderosas. A primeira - a ferramenta Destination Insights - ajuda governos e agências de viagens a entender melhor os destinos que as pessoas procuram, seja no exterior ou nos seus próprios países. Por exemplo, podemos ver que os viajantes alemães ou austríacos estão mais interessados em visitar a Croácia, e em particular locais como Zagreb ou destinos costeiros maiores. Esta percepção ajuda as empresas, os profissionais de marketing de destinos e os governos a mapear o retorno da viagem - e a fazer escolhas claras e informadas sobre onde comunicar com potenciais visitantes.
A nossa segunda ferramenta Hotel Insights with Google ajuda os hotéis de todos os tamanhos a entender de onde vem a procura pelas suas propriedades, para que possam direcionar e atrair novos hóspedes. Esta ferramenta também disponibiliza dicas valiosas sobre como criar uma forte presença digital - ao ajudar as agências de viagens a conectarem-se e a atrair reservas, clientes e avaliações.
Ambas as ferramentas são gratuitas e estão disponíveis globalmente em inglês com versões locais na Europa, nomeadamente em Espanha, Grécia, França, Itália e Croácia. Em breve, serão disponibilizados em mais idiomas.
O nosso compromisso com a indústria de viagens
Não há como negar que gerir uma empresa num mundo pós-pandemia pode ser um pouco incerto. Mas, na Google, queremos fazer a nossa parte, proporcionando os insights e as ferramentas de que o sector precisa para oferecer aos clientes a experiência de viagem que merecem.
Vamos estar a trabalhar de uma forma ainda mais estreita com a indústria à medida que as fronteiras abrirem, que as viagens domésticas crescerem e que as viagens internacionais recomeçarem.
Não importa a rapidez ou a lentidão com que a recuperação ocorre, estamos empenhados em apoiar as viagens e o turismo - e as muitas pessoas e empresas que dependem disto.