Hoje, é possível para os publishers digitais alcançarem públicos locais e de nicho online com jornalismo que interesse aos leitores e no qual se podem identificar. Apesar disso, sabemos que alcançar a sustentabilidade financeira enquanto negócio de notícias online costuma ser um grande desafio.
É por isso que nós no Media Lab Bayern estamos a fazer uma parceria com o Google News Initiative e o European Journalism Centre para lançar o GNI Startups Lab Europe - um programa intensivo de seis meses que foi desenvolvido para ajudar um grupo de até 12 organizações de notícias digitais em estágio inicial a encontrar base financeira sólida.
O programa foi desenhado especificamente para startups de notícias que produzem conteúdo original, com base na experiência coletiva da nossa equipa. Este será o quarto Startups Lab do GNI, após os que decorreram no Brasil, na América do Norte e na América hispânica. O European Journalism Centre traz o seu profundo conhecimento neste domínio e a sua vasta rede em todo o continente. Nós, no Media Lab Bayern, iremos aproveitar a nossa experiência como centro de inovação de media para mais de 200 startups de media europeus ao longo dos últimos seis anos. Durante este período, aprendemos como as startups podem construir um negócio sustentável, com as três coisas mais importantes para vingar: construir algo que os utilizadores precisam, divulgar e encontrar um modelo de negócios viável.
É por isso que estruturámos o programa em três fases:
O GNI Startups Lab Europe terá início em novembro. Se é um publisher de notícias digitais em estágio inicial apaixonado por chegar a uma comunidade sub-representada, poderá conhecer mais detalhes e submeter candidaturas aqui. As inscrições estarão abertas até ao dia 20 de setembro de 2021.
Juntos, poderemos construir um futuro sustentável para as notícias digitais de modo a que todos os europeus que procuram uma comunidade consigam encontrar exatamente o que procuram.