Temos o compromisso de criar produtos que sejam seguros por definicão, privados pelo design e que coloquem as pessoas no controlo. E embora não permitamos que as crianças com menos de 13 anos criem uma conta padrão da Google, trabalhamos muito para criar experiências de produto enriquecedoras especificamente para elas, adolescentes e famílias. Através do Family Link, permitimos que os pais criem contas supervisionadas para as suas crianças, definam limites de tempo no ecrã e muito mais. O nosso programa de alfabetização digital Be Internet Awesome ajuda as crianças a aprenderem como serem cidadãos digitais seguros e motivados; e as nossas aplicações YouTube Kids, Kids Space e outras aplicações aprovadas pelos professores no Play oferecem experiências personalizadas para o público mais jovem.
A tecnologia ajudou crianças e adolescentes durante a pandemia a permanecerem na escola durante o confinamento e a manterem as ligações com familiares e amigos. À medida que as crianças e os adolescentes passam mais tempo online, os pais, educadores, especialistas em segurança e privacidade infantil e legisladores estão, com razão, preocupados em como os manter seguros. Trabalhamos, de perto, com estes grupos, de forma regular, e partilhamos estas preocupações.
Alguns países estão a implementar regulamentações nesta área e, à medida que cumprimos estas regulamentações, continuamos em busca de novas maneiras de desenvolver experiências consistentes de produto e controlos de utilizador para as crianças e adolescentes de todo o mundo. Hoje, estamos a anunciar novas políticas e atualizações:
Possibilitar aos menores de idade mais controlo sobre a sua pegada digital
Embora já disponibilizemos uma variedade de opções de remoção para as pessoas que utilizam a Pesquisa Google, as crianças correm um risco especial quando se trata de controlar as suas imagens na Internet. Nas próximas semanas, vamos apresentar uma nova política que permite que qualquer pessoa com menos de 18 anos, ou os seus pais ou tutores, solicite a remoção das suas imagens dos resultados de imagens da Google. Claro, que remover uma imagem da Pesquisa não a remove da web, mas acreditamos que esta mudança ajudará a dar aos jovens mais controlo sobre as suas imagens on-line.
Adaptar experiências de produto para crianças e adolescentes
Alguns dos nossos produtos mais populares ajudam as crianças e os adolescentes a explorar os seus interesses, a aprender mais sobre o mundo e a ligarem-se com os amigos. Estamos empenhados em tornar, constantemente, estas experiências mais seguras para eles. É por isso que, no decorrer das próximas semanas e meses, vamos realizar uma série de alterações nas Contas Google para menores de 18 anos:
Novas mudanças na publicidade
Vamos expandir as salvaguardas que impedem a exibição de categorias de anúncios sensíveis por idade a crianças e vamos bloquear a segmentação de anúncios com base na idade, sexo ou interesses aos menores de 18 anos. Vamos começar a implementar estas atualizações nos nossos produtos globalmente nos próximos meses. A nossa meta é garantir que estamos a fornecer proteções adicionais e a proporcionar experiências adequadas à idade para o Google ads.
Novas ferramentas de bem-estar digital
No Family Link, os pais podem definir limites de tempo de utilização e lembretes nos dispositivos supervisionados dos filhos. E, em dispositivos inteligentes configurados com o Assistente, os pais têm controlo através das ferramentas Digital Wellbeing disponíveis na app Google Home. Nos próximos meses, vamos lançar novos filtros de Bem-estar digital que permitem às pessoas bloquear notícias, podcasts e acesso a páginas da web em dispositivos inteligentesconfigurados com o Assistente.
No YouTube vamos ativar os lembretes de pausa e a hora de dormir e desativar a reprodução automática para utilizadores menores de 18 anos. E, no YouTube Kids, vamos adicionar uma opção de reprodução automática e desativá-la por defeito para permitir aos pais fazerem a escolha adequada para as suas famílias.
Melhorar a forma como comunicamos as nossas práticas de dados para crianças e adolescentes
Os dados desempenham um papel importante para tornar os nossos produtos funcionais e úteis. Faz parte do nosso trabalho tornar mais fácil para crianças e adolescentes compreenderem quais os dados que estão a ser recolhidos, porquê e como serão usados. Com base em pesquisas, estamos a desenvolver materiais envolventes e fáceis de entender para ajudar os jovens e os seus pais a entender melhor as nossas práticas de dados. Estes recursos irão começar a ser implementados globalmente nos próximos meses.
Trabalho contínuo e envolvimento
Regularmente trabalhamos de perto com crianças e adolescentes, pais, governos, líderes da indústria e especialistas nas áreas de privacidade, segurança infantil, bem-estar e educação para desenvolver melhores produtos e mais seguros para crianças e adolescentes. Saber uma idade exata para um utilizador pode ser um elemento importante no fornecimento de experiências à medida das suas necessidades. No entanto, saber a idade exata dos nossos utilizadores em vários produtos e, ao mesmo tempo, respeitar a sua privacidade e garantir que os nossos serviços permaneçam acessíveis, é um desafio complexo.Tudo isto irá exigir a colaboração de reguladores, legisladores, órgãos da indústria, fornecedores de tecnologia e outros para lidar com isto - e para garantir que todos nós possamos construir uma Internet mais segura para as crianças.