Atualmente, há mais informação acessível na ponta dos dedos das pessoas do que em qualquer outro momento da história humana. E os avanços na inteligência artificial (IA) irão transformar radicalmente a maneira como usamos essa informação, com a capacidade de descobrir novos conhecimentos que nos pode ajudar nas nossas vidas diárias e nas muitas formas como somos capazes de enfrentar desafios globais complexos.
Hoje, durante o nosso evento Search On, transmitido ao vivo, estamos a partilhar como estamos a trazer as novidades em IA para os produtos da Google, proporcionando às pessoas novas maneiras de pesquisar e de explorar informações de formas mais naturais e intuitivas.
Tornando a pesquisa multimodal possível com o MUM
No início deste ano, no Google I/O, anunciámos que atingimos um marco crítico para a compreensão da informação com o Multitask Unified Model, ou simplesmente MUM.
Temos feito experiências através da utilização das capacidades do MUM para tornar os nossos produtos mais úteis e permitir formas totalmente novas de pesquisa. Hoje, estamos a partilhar um primeiro olhar sobre o que será possível fazer com o MUM.
Ao longo dos próximos meses, iremos apresentar uma nova maneira de pesquisar com o Google Lens, com a capacidade de fazer perguntas sobre o que vê. Seguem-se alguns exemplos do que será possível fazer com o MUM.
Com este novo recurso no Lens, o utilizador poderá tocar na imagem de uma camisa e pedir ao Google para encontrar o mesmo padrão, mas noutra peça de roupa, como meias. Isto ajuda quando o utilizador está a pesquisar por algo que pode ser difícil de descrever com precisão através de palavras. Poderá digitar "meias Vitorianas com motivos florais brancos", mas não encontrar o padrão exato que está a procurar. Com este novo recurso do Lens, estamos a tornar mais fácil pesquisar visualmente.
Algumas perguntas são ainda mais complicadas: A sua bicicleta está com um problema difícil de explicar e precisa de algumas orientações sobre como reparar. Em vez de se debruçar sobre catálogos de peças e, em seguida, procurar por um tutorial, o modo “apontar e perguntar” da pesquisa tornará mais fácil encontrar a ajuda de que o utilizador precisa.
Ajudando o utilizador a explorar com uma página de Pesquisa redesenhada
Também estamos a revelar como estamos a aplicar os avanços de IA, como o MUM, para redesenhar a Pesquisa Google. Estes novos recursos são os passos mais recentes para tornar a pesquisa mais natural e intuitiva.
Em primeiro lugar, estamos a tornar mais fácil explorar e compreender novos tópicos com “Coisas a saber”. Digamos que o utilizador quer decorar o seu apartamento e está interessado em aprender mais sobre a criação de pinturas acrílicas.
Iremos lançar este recurso ao longo dos próximos meses. No futuro, o MUM irá desbloquear insights mais profundos que o utilizador talvez não soubesse como pesquisar — tais como "como fazer pinturas em acrílico com utensílios domésticos" – e vai ligar o utilizador a conteúdo na web que, muito provavelmente, não iria encontrar de outra forma.
Dois ecrãs de telefone lado a lado destacam um conjunto de pesquisas e recursos “por toque” que permitem refinar para pesquisas mais específicas de pintura acrílica ou ampliar para conceitos, tais como pintores famosos.
Neste caso, o utilizador pode aprender mais sobre técnicas específicas, tais como “puddle pouring” ou assistir a aulas artísticas. O utilizador também pode ampliar a sua pesquisa para ver outros tópicos relacionados, como outros métodos de pintura e pintores famosos. Estas funcionalidades serão lançadas ao longo dos próximos meses.
Página de resultados para a pesquisa “ pour painting ideas” que mostra os resultados com imagens em negrito e miniaturas de vídeo.
Esta nova página de resultados visuais foi desenvolvida para pesquisas onde se procura inspiração, como “ideias para decoração de Halloween” ou “ideias para jardins verticais interiores”, e é possível experimentá-lo hoje.
Obtenha mais dos vídeos
Já usamos sistemas avançados de IA para identificar momentos importantes nos vídeos, como aquele passe vencedor num jogo de basquetebol ou os vários passos na preparação de uma receita. Hoje, estamos a dar um passo em frente, apresentando uma nova experiência que identifica tópicos relacionados com um vídeo, com links para aprofundar e aprender mais facilmente.
Página de resultados mostrando a pesquisa por “pinguim macaroni”, selecionando um vídeo e mostrando uma lista de tópicos relacionados com base nas informações no vídeo.
Com todas estas experiências MUM, esperamos ajudar as pessoas a descobrir mais páginas da web, vídeos, imagens e ideias que possam não ter aparecido ou pesquisado.
Um Google mais útil
As atualizações que estamos a anunciar hoje não terminam com o MUM. Também estamos a tornar mais fácil comprar na mais ampla rede de pequenos e grandes comerciantes, independentemente do que o utilizador estiver a procurar. E estamos a ajudar as pessoas a avaliar melhor a credibilidade das informações que encontram online. Além disso, nos momentos que mais importam, estamos a encontrar novas maneiras de ajudar as pessoas a ter acesso a informações e insights.
Todo este trabalho não ajuda apenas pessoas em todo o mundo, mas também criadores, publishers e empresas. Todos os dias, enviamos visitantes para mais de 100 milhões de websites diferentes e, todos os meses, a Google conecta pessoas com mais de 120 milhões de empresas que não têm sites, permitindo ligações, direções de navegação de carro ou a pé.
À medida que continuamos a construir produtos mais úteis e a ultrapassar os limites do que significa pesquisar, esperamos ajudar as pessoas a encontrarem as respostas que procuram e a inspirar mais perguntas ao longo do caminho.