A mudança climática já não é uma ameaça distante - é cada vez mais local e pessoal. Em todo o mundo, incêndios florestais, inundações e outras condições meteorológicas extremas continuam a afetar a nossa saúde, as nossas economias e o nosso futuro conjunto no nosso planeta. Precisamos de soluções urgentes e significativas para enfrentar este desafio urgente. Por isso, no ano passado, comprometemo-nos com uma ação ousada para dotar os nossos data centers e campus com energia livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana, até 2030.
As empresas não são as únicas que estão a perguntar o que podemos fazer mais para ajudar o planeta – cada vez mais as pessoas questionam-se sobre o mesmo. Por isso, hoje estamos a partilhar novas maneiras como as pessoas podem usar os produtos da Google para fazerem escolhas sustentáveis. Entre elas, estamos a introduzir novos recursos para reservar voos ou para comprar equipamentos domésticos com pegadas de carbono mais baixas, a introduzir os percursos ecológicos no Google Maps -- que começa hoje a ser disponibilizado. E quando as pessoas vão à Pesquisa Google com perguntas sobre mudanças climáticas, iremos mostrar informações confiáveis de fontes como as Nações Unidas, além das fontes de notícias existentes que mostramos atualmente no carrossel. Tudo isto faz parte da nossa meta de ajudar mil milhões de pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis até 2022.
Viajar e fazer compras de maneira mais sustentável
Estamos a adicionar novas ferramentas para ajudar a tomar decisões sobre viagens – desde quais os voos a reservar até onde ficar hospedado. A ser lançado, globalmente, hoje, estamos a trazer informações sobre as emissões de carbono para o Google Flights. O utilizador poderá ver as emissões de carbono associadas por lugar para cada voo e encontrar rapidamente opções de baixo carbono. E quando pesquisar hotéis, terá acesso a informações sobre os esforços de sustentabilidade, desde a redução de resíduos e as medidas de conservação da água até saber se determinados hotéis são certificados pelas organizações independentes Green Key ou EarthCheck.
Também estamos a ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis quando fazem compras, começando pelos eletrodomésticos. Quando pesquisar por produtos que consomem muita energia, como por exemplo, máquinas de lavar louça ou caldeiras, as sugestões no separador Shopping irão ajudá-lo a refinar a pesquisa em função das opções económicas e sustentáveis.
Deslocações mais sustentáveis
As deslocações de carro são uma das escolhas mais intensivas em carbono que as pessoas fazem diariamente. A partir de hoje, nos EUA, e na Europa em 2022, o Google Maps irá deixá-lo escolher a rota que contamina menos, caso este não seja já o caminho rápido. Estimamos que esta medida possa economizar mais de um milhão de toneladas de emissões de carbono por ano – o equivalente a remover mais de 200.000 carros das estradas – e economizar dinheiro às pessoas através da redução do consumo de combustível.
Também estamos a trabalhar para garantir que os carros que permanecem nas estradas são ecológicos. Na Pesquisa, estamos a tornar-lhe mais fácil encontrar opções de veículos híbridos e elétricos, compará-los com os modelos movidos a combustível e a encontrar descontos de modo a que saiba o verdadeiro custo antes da compra. Estes recursos serão lançados nos EUA este ano e noutras regiões ao longo de 2022.
É óbvio que a escolha mais sustentável nem sempre envolve um carro. E é, por isso, que estamos a introduzir funcionalidades de navegação mais fáceis para os ciclistas no Maps, e a tornar mais simples encontrar bicicletas e scooters partilhadas em mais de 300 cidades do mundo.
IA para semáforos mais eficientes
Ao mesmo tempo, estamos a encontrar formas de tornar as rotas mais eficientes em toda uma cidade através de investigação recorrendo a inteligência artificial para otimizar a eficiência dos semáforos. Temos vindo a realizar esta investigação em Israel para prever as condições de tráfego e melhorar quando mudam os semáforos e estamos a observar uma redução de 10-20% no combustível e nos atrasos nos cruzamentos. Estamos entusiasmados com o potencial desta medida e estamos em conversações para expandir este recurso para o Rio de Janeiro e outras cidades.
A Cloud mais limpa da indústria
Também estamos a ajudar clientes empresariais como a Whirlpool, a Etsy, a HSBC, a Unilever e a Salesforce a desenvolverem novas soluções para os desafios específicos das mudanças climáticas que enfrentam e a beneficiarem da Cloud mais limpa da indústria. Recentemente, lançámos ferramentas para ajudar as empresas a escolherem regiões mais limpas para localizarem os seus recursos Google Cloud. E na próxima semana, no evento Google Cloud Next ‘21, iremos anunciar novas formas como cada empresa pode construir um futuro mais sustentável.
Mais sustentável com a Google
Em todos estes esforços, o nosso objetivo é tornar a escolha sustentável, uma escolha mais fácil. A nível individual, estas escolhas podem parecer pequenas, mas quando as multiplicamos pelos vários produtos da Google, significam grandes melhorias. Tudo é importante para alertar para as piores consequências das mudanças climáticas e iremos continuar a encontrar novas formas dos nossos produtos poderem ajudar.