As pessoas são constantemente incentivadas a adotar e a reforçar hábitos de segurança, mas com tantos conselhos – alguns conflituosos – é difícil entender por onde começar ou no que acreditar. Talvez seja por isso que as pessoas seguem pelo caminho mais fácil, escolhendo usar palavras-passe comuns como abc123 e 123456.
No Dia Mundial da Palavra Passe a Google procura desmistificar alguns mitos e deixar alguns conselhos de segurança para começar novos hábitos seguindo algumas melhores práticas, a começar por reforçar as proteções de segurança diretamente nos produtos para ter uma experiência mais segura com a Google.
Mitos de cibersegurança
À medida que a cibersegurança evolui, muitos dos nossos antigos medos não são mais relevantes ou mesmo verdadeiros, especialmente com as inovações tecnológicas em curso. Aqui estão alguns desses mitos que estamos hoje a desmistificar:
“É da minha própria responsabilidade identificar os links suspeitos”: esquemas de phishing podem levar a graves ataques mas aproveitando a tecnologia que é segura por padrão, o utilizador fica automaticamente protegido de muitos deles. Se um utilizador estiver a utilizar o Chrome ou o Gmail, por exemplo, sinalizamos, proativamente, websites, e-mails e links fraudulentos conhecidos antes mesmo do próprio utilizador clicar neles, e o Gestor de Palavras-passe da Google não irá preencher automaticamente as suas credenciais caso detecte um site fraudulento. Com as proteções de segurança certas, que são definidas como padrão nos produtos da Google, o utilizador fica menos sobrecarregado.
“Evite o wi-fi público a todo custo”: A indústria de tecnologia continua a fazer melhorias para reduzir os riscos de segurança com o wi-fi público, que historicamente tem sido o modelo para as más práticas de segurança. Websites que usam o HTTPS disponibilizam ligações seguras recorrendo à encriptação de dados. O Chrome, por exemplo, oferece o modo HTTPS-First para dar prioridade a estes websites e facilita a identificação de páginas protegidas com a apresentação de um ícone com um cadeado na barra de navegação. Utilize esta referência como um sinal dos websites que pode visitar.
“O Bluetooth é perigoso”: a tecnologia Bluetooth já percorreu um longo caminho desde o seu início. É muito mais avançada e mais difícil de invadir, especialmente em comparação com outras tecnologias. No entanto, algumas pessoas podem ainda questionar se o Bluetooth, conhecido como a tecnologia de emparelhamento, é um método seguro para ajudar o utilizador a registar-se. No fim de contas, o utilizador está habituado a ver dispositivos próximos de si, tais como, o seu telefone ou os auscultadores a aparecerem no seu PC portátil. Mas usar os padrões atuais de Bluetooth é bastante seguro e não envolve o emparelhamento. O Bluetooth é utilizado para garantir que o seu telefone está próximo do dispositivo no qual o utilizador está a fazer o seu registo, confirmando que é realmente o utilizador que está a tentar aceder à sua conta.
“Os Gestores de Palavras-passe são arriscados”: pode parecer arriscado confiar todas as suas credenciais num único local, mas os gestores de palavras-passe são construídos para a segurança – e se o utilizador usa o nosso, desenvolvido diretamente no Chrome e no Android sabe que é seguro por padrão. O nosso estudo nos Estados Unidos mostra que 65% das pessoas ainda reusam suas credenciais para várias contas, gestores de palavras-passe resolvem esse problema ao criar novas palavras-passe para o utilizador e garantir que são fortes. Os gestores de palavras-passe também estão cada vez mais seguros. De facto, lançámos recentemente uma nova encriptação no dispositivo para o Gestor de palavra-passe da Google, permitindo que o utilizador mantenha as suas palavras-passe mais privadas e protegidas com as suas credenciais na Conta Google antes que as mesmas sejam enviadas para nós para o respectivo armazenamento.
“Os cibercriminosos não vão perder tempo em atacar-me”: O utilizador pode não ser uma figura de destaque, mas isso não significa que não esteja no radar de cibercriminosos. Na verdade, a pessoa comum é o alvo perfeito para a engenharia social, que é quando um invasor o manipula para partilhar informações pessoais usadas para num ciberataque. Os engenheiros sociais fazem isto para ganhar a vida, tem um custo baixo e envolve pouco esforço para alcançarem os seus objetivos, especialmente em comparação com contornar a tecnologia fisicamente ou tentar atingir alguém conhecido. Proteja-se conhecendo a engenharia social e aproveitando os produtos que são seguros por padrão, como o Gmail, Chrome, etc.
Dicas de segurança
Comece com estas dicas e faça uma rápida Verificação de Privacidade, que o irá guiar pelas proteções que podem proteger instantaneamente a sua Conta Google.
Sabemos que as notícias de segurança vão continuar a surgir nos nossos feeds, mas é importante ter em mente estas dicas e renovar a segurança nesta Primavera. Para conhecer mais dicas de segurança e saber mais sobre todas as formas como tornamos todos os dias mais seguros com a Google, visite o nosso Centro de Segurança.