Palavras-passe fortes e exclusivas são essenciais para manter as suas informações pessoais seguras e protegidas online. É por isso que o Gestor de palavras-passe da Google ajuda o utilizador a criar, lembrar e a preencher, automaticamente, as palavras-passe no computador ou no telemóvel – na web no Chrome, e em todas as suas aplicações favoritas no Android ou iOS.
O Gestor de palavras-passe está integrado no Chrome e no Android e o utilizador pode configurá-lo para ser o seu fornecedor de palavras–passe no iPhone.
Hoje, começámos a disponibilizar uma série de atualizações para ajudar a tornar a experiência ainda mais fácil de usar, com proteções integradas ainda mais fortes.
Um design consistente na web e nas aplicações
Estamos sempre gratos pelo feedback que recebemos e muitos de vocês partilharam que a gestão de palavras-passe entre o Chrome e o Android era, por vezes, algo confuso: "Trata-se da mesma informação nos dois locais, mas porque parece tão diferente?" Com este lançamento estamos a disponibilizar uma experiência única simplificada que é igual nas definições do Chrome e no Android. Caso o utilizador tenha várias palavras-passe para os mesmos websites ou aplicações iremos agrupá-las automaticamente. E para maior conveniência, o utilizador poderá criar um atalho no ecrã inicial do Android para aceder às mesmas com um único toque.
|
É agora possível adicionar um atalho para o Gestor de palavras-passe no ecrã inicial do Android.
|
Proteções mais poderosas para as palavras-passe
O Gestor de Palavras-passe da Google pode criar palavras-passe exclusivas e fortes para o utilizador em qualquer plataforma e garantir que, enquanto o utilizador navega na web, as mesmas não estão comprometidas. Estamos, constantemente, a trabalhar para expandir estes recursos, e é por isso que estamos a proporcionar ao utilizador a capacidade de criar palavras-passe nas suas aplicações iOS - apenas precisa de definir o Chrome como o seu
fornecedor do preenchimento automático no iOS.
|
| Agora é possível criar palavras-passe fortes no seu computador ou dispositivo móvel, em qualquer sistema operativo.
|
O Chrome verifica automaticamente as suas palavras-passe no momento que o utilizador as insere num website, contudo o utilizador pode também verificar sempre todas as suas palavras-passe através da Verificação de Palavra-passe. A partir de agora, iremos não só sinalizar credenciais comprometidas como também iremos sinalizar palavras-passe fracas e reutilizadas no Android. Caso alertemos o utilizador acerca de uma determinada palavra-passe, é possível o próprio utilizador corrigi-la sem problemas através da nossa funcionalidade de alteração automática de palavra-passe no Android.
|
Para a sua tranquilidade, o Gestor de palavras-passe vai sinalizar as palavras-passe comprometidas, fracas e reutilizadas. |
Para proteger mais pessoas, estamos a expandir esta funcionalidade para todos os utilizadores do Chrome no Android, Chrome OS, iOS, Windows, MacOS e Linux.
Acesso simplificado e gestão de palavras-passe
Criámos o nosso Gestor de palavras-passe para libertar o utilizador – guardando palavras-passe no momento do registo e assegurando que não estão comprometidas. No entanto, o utilizador pode também querer adicionar diretamente as suas palavras-passe. É por isso que, devido a tantos pedidos, estamos a adicionar esta funcionalidade ao Gestor de palavras-passe em todas as plataformas.
Em 2020, anunciamos o
Touch-to-Fill (sistema de preenchimento automático) para ajudar a preencher as suas palavras-passe de uma forma útil e perceptível. Agora estamos a trazer o Touch-to-Login (registo automático) para o Android de forma a tornar o registo ainda mais rápido, permitindo que este mesmo registo seja realizado na caixa de diálogo que surge no fundo do ecrã.
Muitas das funcionalidades que existem hoje foram desenvolvidas no
Centro de Engenharia de Segurança (GSEC), um centro com especialistas em privacidade e segurança sediado em Munique, por isso, recebam um “Guten Tag” da equipa! É claro que os nossos esforços para criar uma web mais segura são um esforço verdadeiramente global – desde o nosso trabalho inicial na verificação em duas etapas, até aos nossos futuros investimentos em tecnologias como as passkeys (chaves de acesso) – sendo que as atualizações de hoje são uma parte importante deste mesmo trabalho.