A ascensão das redes sociais, dispositivos móveis, notificações, aplicações e websites de notícias em todo o mundo significa que as pessoas têm, mais do que nunca, mais formas de aceder a notícias. O Google Notícias proporciona às pessoas uma maneira simples de “cortar o ruído” e de descobrir facilmente o que é importante na sua comunidade local e em todo o mundo. Dos meios de comunicação locais e regionais a perspectivas nacionais e globais, o Google Notícias reúne um jornalismo diversificado para ajudar a entender melhor o nosso mundo.
A nossa visão para o Google Notícias está focada em fortalecer o acesso às notícias locais, a disponibilizar o acesso a uma diversa gama de fontes e a lidar com a desinformação ao mesmo tempo que protege uma web aberta.
Hoje, anunciamos várias formas através das quais estamos a trabalhar para ajudar as pessoas à volta do mundo a encontrar uma ampla variedade de notícias de fontes com autoridade por via do apoio global a organizações de notícias e de inovação de produtos.
O novo Google Notícias
O
Google Notícias está disponível em mais de 125 países e em mais de 40 idiomas. Mensalmente, as pessoas clicam, através dos resultados da Pesquisa Google e do Google Notícias, nos websites dos editores de conteúdo mais de 24 mil milhões de vezes. Os algoritmos da Google utilizam a aprendizagem de máquina para analisar centenas de fatores diferentes de forma a identificar e a organizar as histórias que estão a ser alvo de cobertura, globalmente.
Para ajudar as pessoas a aprofundar histórias importantes e a encontrar mais facilmente notícias locais de todo o mundo, lançamos hoje uma nova
experiência do Google Notícias e mais personalizável para desktop.
O novo visual do
Google Notícias para desktop foi inspirado no feedback que recebemos dos leitores. Tornamos mais fácil a forma do leitor acompanhar as notícias mais importantes, trazendo as principais notícias, notícias locais e escolhas personalizadas para o topo da página.
|
A nossa página do Google Notícias recentemente redesenhada, com as notícias locais agora mais fáceis de encontrar. |
Por exemplo, movemos a nossa secção de notícias locais para o topo da página, para que seja mais fácil encontrá-la. Agora é possível utilizar o botão de filtro para adicionar vários locais à sua secção de notícias local, para nunca perder notícias importantes sobre as cidades e vilas em que o utilizador tem interesse. Esta mudança é apenas a forma mais recente de levar as notícias locais para os utilizadores de todo o mundo. No ano passado, expandimos um recurso na Pesquisa Google para que os leitores de todo o mundo possam, hoje, ver um carrossel de notícias locais quando o Google encontra uma cobertura de notícias locais relevantes para a sua pesquisa. Esta ferramenta ajuda os utilizadores a encontrarem facilmente as histórias de editores de notícias locais.
Para garantir que esta página inicial do Google Notícias para desktop seja realmente sua, pode agora personalizar os tópicos exibidos. Este novo recurso simplifica o percorrer da página e o clique nas histórias que mais lhe interessam. O utilizador pode adicionar, remover ou reordenar tópicos – basta apenas clicar no botão azul Personalizar que se encontra no canto superior direito da secção Os Seus Tópicos.
|
A secção Os Seus tópicos facilitam a personalização dos assuntos que o utilizador deseja seguir.
|
|
Um exemplo de como personalizar os Tópicos na versão no desktop |
Para ajudar a fazer juízos de valor mais fundamentados sobre as informações que o leitor encontra online, alargamos a nossa secção de Informação Verificada no Google Notícias para desktop de modo a proporcionar mais contexto. Para além dos títulos, o leitor tem agora a possibilidade de ver a alegação original juntamente com a informação verificada de organizações independentes.
Esta é uma das muitas formas através das quais a Google está a ajudar a apoiar a literacia mediática. É também possível encontrar mais informações sobre as fontes diretamente na Pesquisa Google em Sobre este resultado. Ao lado dos resultados de pesquisa relacionados, o utilizador verá três pontos nos quais pode tocar para saber mais sobre o resultado e a origem da informação. Com este contexto extra, o utilizador pode seguir as recomendações de especialistas para verificar a fonte e ver o que outros dizem sobre determinado tópico, ajudando-o a tomar decisões mais informadas sobre os websites que deseja visitar e quais os resultados que lhe serão mais úteis.
Enquanto parte deste anúncio sobre o novo design do Google Notícias para as pessoas em todo o mundo, também estamos a anunciar que, após um intervalo de oito anos, o
Google Notícias está a regressar a Espanha. Isto é resultado da nova lei de direitos de autor e esperamos que o regresso do Google Notícias a Espanha ajude mais pessoas a encontrar mais notícias, mais lugares, e ajude os editores de conteúdos a encontrar novos leitores.
Como estamos a ajudar os jornalistas
Ter acesso a notícias vai além da experiência do dia a dia das pessoas – trata-se também de encontrar maneiras de ajudar a indústria de notícias a manter o sucesso. Através do
Google News Initiative, estabelecemos parcerias com editores de conteúdos de todo o mundo para construir uma indústria de notícias duradoura, diversificada e inovadora. Fazemos isto proporcionando formação, programas, financiamento e produtos para jornalistas e redações para ajudar a fortalecer o seu trabalho na era digital.
Um dos objetivos do GNI é elevar o trabalho de diversas publicações à volta do mundo. Como parte deste esforço, estamos a abrir oficialmente as candidaturas para o nosso
Global News Equity Fund, o nosso compromisso de vários milhões para ajudar a trazer mais diversidade e equidade para a indústria de notícias. Jornalistas independentes e organizações de notícias de pequena e média dimensão que produzem notícias originais para audiências minoritárias e sub-representadas podem candidatar-se até 21 de julho para obterem financiamento e apoio de forma a expandirem as suas operações.
20 anos de Google News
2022 marca o
20º aniversário do Google Notícias. Quando foi lançado, o Google Notícias inovou na agregação de notícias ao reunir links em tempo real, agrupando artigos por história e classificando as histórias de editores em todo o mundo.
|
Imagem do Google News em 2002 vs 2022
|
O mundo mudou muito nos últimos 20 anos – e também mudou a forma como as pessoas aprendem e procuram informação, e como as organizações de notícias cobrem as notícias. Na Google, temos o compromisso de trabalhar com editores, governos e sociedade civil para construir um futuro de notícias que vá de encontro às novas formas como as pessoas procuram e consomem notícias.
Um brinde aos próximos 20 anos.