Após sete anos da nossa jornada enquanto empresa focada em primeiro lugar em IA, estamos agora num ponto de inflexão empolgante. Temos a oportunidade de tornar a IA ainda mais útil para as pessoas, para as empresas, para as comunidades, para todos.
Há bastante tempo que estamos a usar a IA para tornar os nossos produtos radicalmente mais úteis. Com a IA generativa, estamos a dar o próximo passo. Com uma abordagem ousada e responsável, estamos a reinventar todos os nossos principais produtos, incluindo a Pesquisa. Irá ouvir sobre isto um pouco mais tarde.
Inteligência Artificial (IA) nos nossos produtos
“Ajuda-me a escrever” no Gmail
Existem alguns exemplos de como a IA generativa está a ajudar a fazer evoluir os nossos produtos, começando com o Gmail. Em 2017, lançamos as respostas inteligentes (Smart Reply), respostas curtas que o utilizador pode selecionar com apenas um clique. Depois, veio a escrita inteligente (Smart Compose) que proporciona sugestões de escrita ao mesmo tempo que se escreve. O Smart Compose levou depois a funcionalidades de escrita mais avançadas alimentadas por IA. Só no ano passado, elas foram usadas no Workspace mais de 180 mil milhões de vezes. E agora, com um modelo generativo muito mais poderoso, estamos a dar o próximo passo no Gmail com “Ajude-me a escrever”.
Vamos imaginar que recebeu este email que o seu voo foi cancelado. A companhia aérea enviou um voucher, mas o que realmente pretende é um reembolso total. Poderá responder e usar a funcionalidade "Ajuda-me a escrever".
Basta escrever no prompt o que pretende - um e-mail a solicitar um reembolso total - e clicar em criar que irá aparecer um rascunho completo. Como podem ver, foram usados convenientemente todos os detalhes do voo do e-mail anterior. E parece bem próximo do que poderá querer enviar. Talvez queira melhorá-lo ainda mais. Neste caso, um e-mail mais elaborado poderá aumentar a probabilidade de conseguir o reembolso. E já está: eu creio que está pronto para ser enviado! “Ajuda-me a escrever” irá começar a ser disponibilizado como parte das nossas atualizações do Workspace. E, assim como com o Smart Compose, irá melhorar ao longo do tempo.
Nova visualização imersiva das rotas no Maps
Desde o início do Street View, a IA juntou milhares de milhões de imagens panorâmicas de modo a que as pessoas pudessem explorar o mundo a partir dos seus dispositivos. Na I/O do ano passado, apresentamos a visualização imersiva (Immersive View) que usa IA para criar uma representação muito fidedigna de um lugar de modo que um utilizador possa vê-lo antes de o visitar.
Agora, estamos a expandir esta mesma tecnologia para fazer o que o Maps faz de melhor: ajudar um utilizador a chegar onde deseja. Diariamente, o Google Maps proporciona 20 mil milhões de quilómetros de rotas. São muitas viagens. Imagine que podia ver, por antecipação, toda a sua viagem. Com a Visualização Imersiva de rotas, passa a ser possível que seja uma viagem a pé, de bicicleta ou a conduzir.
Imaginemos que estou na cidade de Nova Iorque e quero dar um passeio de bicicleta. O Google Maps deu-me algumas opções perto do local onde estou. A opção junto à fonte parece cénico, mas eu pretendo ter uma ideia disso primeiro. Basta clicar em Visualização Imersiva para rotas. É uma forma completamente nova de ver o meu percurso. Pode até fazer zoom para ter uma vista aérea da viagem.
Mas há mais informações disponíveis. É possível também ver a qualidade do ar, o trânsito e a meteorologia e como poderão sofrer alterações ao longo ao longo do dia.
A visualização imersiva para rotas irá começar a ser disponibilizada no verão e lançada em 15 cidades até o final do ano, incluindo Londres, Nova Iorque, Tóquio e São Francisco.
Uma nova experiência do Editor Mágico (Magic Editor) no Google Fotos
Outro produto que foi melhorado com a IA é o Google Fotos. Apresentamo-lo na Google I/O em 2015 e foi um dos nossos primeiros produtos com IA nativa. Avanços na aprendizagem de máquina tornaram possível pesquisar entre fotos coisas como pessoas, pôr do sol ou cascatas.
É claro que queremos que faça mais do que apenas pesquisar fotos - também queremos ajudá-lo a torná-las melhores. Na verdade, todos os meses, 1,7 mil milhões de imagens são editadas no Google Fotos. Os avanços em IA proporcionam-nos formas mais poderosas de o fazer. Por exemplo, a Borracha Mágica (Magic Eraser) lançado inicialmente para o Pixel, usa fotografia computacional alimentada por IA para remover distrações indesejadas. E ainda durante este ano, recorrendo a uma combinação entre compreensão semântica e IA generativa será possível fazer muito mais com a nova experiência chamada Magic Editor.
Eis um exemplo. Esta é uma ótima foto, mas como pai gostaria que o seu filho estivesse no centro de tudo. E parece que os balões foram cortados nesta foto. Aqui é possível reposicionar o aniversariante. O Editor Mágico (Magic Editor) recria automaticamente partes do banco e dos balões que não foram capturados na fotografia original. E como toque final é possível perfurar o céu. Isto também altera a iluminação do resto da foto para que a edição pareça consistente. É realmente mágico. Estamos ansiosos por lançar o Editor Mágico no Google Fotos ainda este ano.
Tornando a IA mais útil para todos
Do Gmail e do Fotos ao Google Maps, estes são apenas alguns exemplos de como a IA pode ajudar os utilizadores em momentos importantes. E há muito mais para fazer e podermos oferecer todo o potencial da IA nos produtos que conhece e de que gosta.
Hoje, temos 15 produtos que servem mais de 500 milhões de pessoas e empresas. E seis destes produtos servem, cada um, mais de dois mil milhões de utilizadores. Isto dá-nos muitas oportunidades para cumprir a nossa missão — organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.
É uma missão atemporal que nos parece ainda mais relevante a cada ano que passa. E olhando para o futuro, tornar a IA útil para todos é a maneira mais profunda de cumprirmos a nossa missão. Estamos a fazer isto de quatro formas importantes: