Antes do verão, partilhei uma atualização sobre o nosso progresso na obtenção de acordos ao abrigo do programa Extended News Previews (ENP) com os proprietários de publicações de imprensa no âmbito da diretiva da União Europeia sobre os direitos de autor. Atualmente, temos acordos em vigor que abrangem mais de 2.600 publicações de todas as dimensões em 16 países. Para além de avançarmos com acordos individuais, estamos muito satisfeitos também por partilhar o progresso com sociedades de gestão coletiva que estão a ajudar a chegar a mais publishers em vários países.
Na Alemanha, a Google e a Corint Media, uma sociedade de gestão colectiva que gere os direitos de vários publishers, fecharam recentemente um acordo de licenciamento provisório plurianual que vem na sequência de uma proposta do Conselho de Arbitragem dos Direitos de Autor (CAB) na Alemanha. Este acordo vai de encontro a uma proposta provisória do CAB que ambas as partes aceitaram e o pagamento da licença à Corint está dentro dos parâmetros do que já concordámos com muitos outros publishers na Alemanha. Estamos satisfeitos com este progresso e esperamos também encontrarmos uma resolução a longo prazo no processo em curso com a Corint Media.
E em França, já estabelecemos acordos de licenciamento com mais de 350 publicações de imprensa francesa, incluindo um acordo ENP com a Société des Droits Voisins de la Presse (DVP). DVP é uma sociedade de gestão coletiva que abrange uma ampla gama de publishers. Isto faz parte dos nossos esforços para fechar acordos com os publishers e associações francesas.
Todos estes progressos complementam o acordo ENP que concluímos no início do ano relativo às publicações de imprensa dos membros da Sociedade Colectiva de Editores de Imprensa Dinamarqueses (DPCMO). Também estamos em negociações ativas com outras sociedades de gestão coletiva de direitos de autor em outros países e estamos ansiosos por negociar com as sociedades de gestão coletiva que estão ainda a formar-se.
Por toda a Europa, continuamos a implementar a nossa solução de contratação online, ajudando-nos a alcançar publicações mais pequenas, regionais e locais. A solução já está disponível em 12 países.
Paralelamente a estes acordos de licenciamento, continuamos a trabalhar com jornalistas, publishers e organizações de notícias em algumas das oportunidades mais prementes para a indústria. Isto inclui uma parceria com a FT Strategies para receber um webinar chamado News in the Digital Age, A Future with AI, que se concentrou na transição da experimentação da IA para a respectiva implementação. Também recebemos mais de 150 jornalistas no News Impact Summit em Lisboa, em parceria com o Centro Europeu de Jornalismo. Cinco jornalistas europeus receberam o Prémio Climate Journalism Award pela sua narrativa inovadora e baseada em dados sobre a crise climática. Através dos nossos programas, parcerias e produtos, somos um dos maiores apoiantes financeiros do jornalismo no mundo.
Vencedores do Prémio Climate Journalism Award durante o News Impact Summit em Lisboa, Portugal
Sentimos que é importante envolvermo-nos com a comunidade editorial e estamos profundamente empenhados na nossa parceria com a indústria de notícias. Estou ansiosa por continuar a progredir neste processo.
Nota ao Editor: Conheça mais sobre a nossa abordagem de conformidade com o EUCD nesta animação ou através dos nossos posts anteriores acerca deste tema.
Publicado por Sulina Connal, Managing Director, News and Book Partnerships, EMEA