Poucas pessoas o sabem, mas o meu primeiro emprego depois da universidade foi como jornalista. Os meus primeiros artigos para a Exame Informática foram entrevistas com alguns dos principais CEO’s de empresas tecnológicas em Portugal. Estávamos no início do século XXI, mas ficou já claro nestas entrevistas que o mundo estava a mudar rapidamente e que a tecnologia iria desempenhar um papel importante nas nossas vidas. Consequentemente, também ficou claro que o próprio jornalismo tinha uma oportunidade de se adaptar para alcançar novos públicos através de formatos digitais e de estabelecer as parcerias certas para ajudar nesta transição.
Num ápice chegámos aos dias de hoje. Nos últimos 15 anos que passei na Google, vi a empresa criar produtos para aumentar audiências e gerar receita para os editores de notícias e elevar as notícias locais. Há mais de 20 anos que colaboramos estreitamente com a indústria de notícias e disponibilizamos milhares de milhões de dólares para apoiar a criação de jornalismo de qualidade na era digital, incluindo em Portugal.
É importante também relembrar que cada organização de notícias escolhe se deseja estar presente na Pesquisa Google e no Google Notícias ou não: a maioria fá-lo porque resulta em tráfego gratuito muito valioso. Todos os meses, as pessoas na Europa clicam nos resultados da Pesquisa Google e do Google Notícias para os websites dos editores cerca de 8 mil milhões de vezes. O tráfego que enviamos para os websites de notícias ajuda os editores a aumentar audiências, a construir a confiança dos leitores e a gerar receitas.
Por isso, através dos nossos produtos, serviços e do financiamento direto de organizações de notícias, a Google é um dos maiores apoiantes do jornalismo no mundo.
Por exemplo, aqui em Portugal apoiámos múltiplos projetos de inovação através do Digital News Innovation Fund (DNI), financiando projetos como o estúdio de vídeo do Jornal de Notícias ou o estúdio de rádio do Observador. No total, foram atribuídos a Portugal mais de 8 milhões de euros de Fundos de Inovação através do DNI. Gostaria de dar um agradecimento especial a João Palmeiro, antigo Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, pelos seus muitos anos de serviço como Presidente do nosso conselho europeu do DNI.
Ao longo de todos estes anos, continuamos a trabalhar incansavelmente com os editores de notícias para apoiar a monetização do seu conteúdo através do nosso conjunto de ferramentas de publicidade. Milhões de editores optam por usar os serviços de publicidade da Google e, quando o fazem, ficam com a maior parte da receita. Num estudo que analisou os principais editores de notícias em todo o mundo que usam o Google Ad Manager, descobrimos que estes mesmos editores ficam, em média, com mais de 95% da receita dos anúncios digitais.
No final do ano passado, partilhei também os nossos esforços para cumprir a lei que transpôs a Diretiva Europeia dos Direitos de Autor (EUCD) de 2019 para a legislação nacional em Portugal. Conversamos sobre alguns dos nossos programas para a indústria e como chegamos a acordos com editores através do programa Extended News Preview (ENP), mas na altura não detalhei a amplitude das nossas contribuições para a indústria ao longo dos anos. Permitam-me então fazer um resumo de alguns dos nossos programas e produtos de apoio aos jornalistas e editores em curso em Portugal:
Lançamento de programas de licenciamento de conteúdo: Extended News Preview Program e Google News Showcase (Destaques Jornalísticos no Google)
Em 2021, lançámos o Google News Showcase em Portugal sob o nome de Destaques Jornalísticos no Google, a nossa experiência de notícias online e programa de licenciamento para editores de notícias. Os editores participantes podem criar painéis no News Showcase (Destaques Jornalísticos) que aparecem no Google Notícias e no Discover, oferecendo aos leitores mais maneiras de interagir com as notícias e direcionando-os para artigos completos nos websites das suas publicações. Com o News Showcase (Destaques Jornalísticos), os editores podem aprofundar a sua relação com os leitores e ganhar maior controlo sobre a sua apresentação e marca, ajudando-os a ficarem mais visíveis para os seus leitores dedicados e àqueles que estão apenas a descobri-los.
Até à data, fechamos acordos com 50 publicações portuguesas, nacionais, regionais e locais para fazerem parte do Google News Showcase (Destaques Jornalísticos no Google).
Mais recentemente, e agora que a transposição nacional da diretiva de direitos de autor (EUCD) para Portugal foi concluída, contactámos os editores de publicações de imprensa elegíveis em Portugal para celebrar acordos (ao abrigo do programa Extended News Preview - ENP) com a Google para este tipo de conteúdo.
Todas as propostas feitas aos editores portugueses foram baseadas em critérios objetivos e consistentes que respeitam as leis e as diretrizes dos direitos de autor existentes, incluindo a frequência de exibição de um website de notícias e a receita gerada por anúncios nas páginas que também exibem excertos de notícias.
Até à data, assinamos acordos que representam a grande maioria do tráfego de notícias em Portugal (ao abrigo do programa Extended News Preview - ENP).
Apoio à diversidade nas redações e formação de novos jornalistas
Em 2023, a Google e a Fundación Luca de Tena assinaram um acordo de colaboração com o Google News Initiative (GNI) para proporcionar formação a 100 jornalistas em Portugal na utilização de ferramentas de verificação, big data, visualização de dados, novos formatos e outras ferramentas digitais úteis de forma a poderem desenvolver o seu trabalho informativo.
Com o ISCTE, o GNI financiou 20 bolsas de estudo a jornalistas para uma pós-graduação online em Jornalismo, focada em encontrar respostas à questão: como podemos inovar nas práticas jornalísticas e fazer as coisas de forma diferente? Paralelamente, os alunos têm a oportunidade de trabalhar também no GNI Lab para desenvolver práticas jornalísticas inovadoras.
Combater a desinformação
Em 2024, espera-se que mais de 2 mil milhões de pessoas votem em mais de 50 eleições por todo o mundo, incluindo na União Europeia e em breve em Portugal. Para o efeito, e apoiada pelo Google News Initiative, a Agence France-Presse (AFP) lançou recentemente um novo programa destinado a jornalistas e a estudantes de jornalismo, com o objetivo de enfrentar os desafios crescentes associados à desinformação em torno dos processos eleitorais à escala global. Todos os cursos de investigação digital da AFP estão disponíveis em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e também em português. Os participantes que concluírem integralmente o curso online gratuito vão receber dois certificados.
Também contribuímos com 25 milhões de euros para lançar o Fundo Europeu para os Media e Informação, criado pelo European University Institute e pela Fundação Calouste Gulbenkian, sob a supervisão do European Digital Media Observatory, para reforçar a verificação de factos, a literacia mediática e a investigação sobre a desinformação. O projeto financiou iniciativas em Portugal, incluindo o SHAZAAM, que visa fortalecer a capacidade dos jovens de pensar criticamente e avaliar a fiabilidade da informação.
Organização do News Impact Summit em Lisboa
Jornalistas ambientais, investigadores e estudantes de jornalismo juntaram-se a nós no ano passado no News Impact Summit em Lisboa, Portugal, evento organizado pelo European Journalism Centre e pela Google News Initiative. Ouvimos a Agência Espacial Europeia e a AFP discutirem sobre o combate à desinformação climática e realizámos um workshop sobre como utilizar o Google Earth Engine para contar a história das mudanças na superfície da Terra.
Bernardo Correia com representantes do Centro Europeu de Jornalismo, da revista online Mensagem, sediada em Lisboa, da Google News Initiative e com os participantes do evento News Impact Summit.
Investir na inovação
O nosso apoio à inovação das notícias em Portugal continua à medida que estabelecemos parcerias com editores individuais para apoiar o seu caminho rumo à transformação digital. Por exemplo, recentemente estabelecemos uma parceria com o Global Media Group para conceber um novo e melhor sistema de gestão de conteúdos para 13 meios de comunicação históricos portugueses.
Contribuição contínua
Tal como testemunhei no início da minha carreira há 24 anos, ter as parcerias certas é fundamental para a transformação digital nas notícias. A Google Portugal orgulha-se dos progressos alcançados até agora e compromete-se a continuar a parceria com a indústria de notícias deste país para garantir que os Portugueses continuem a encontrar notícias relevantes e de qualidade.
Publicado por Bernardo Correia, Country Manager, Google Portugal