Comecei a trabalhar na Google há 12 anos e, durante esse período, acompanhei o lançamento de programas como o Grow with Google ou o Digital News Initiative, ao mesmo tempo que ajudei a fomentar as competências digitais e o uso da tecnologia nas empresas portuguesas e a trazer projetos como o Startup Growth Academy ao nosso país. Falamos muito de transformação digital há algum tempo, mas o último ano fez com que muitas empresas tivessem de acelerar ainda mais esse processo, e em muitos casos isso foi crítico para conseguirem que os seus negócios continuassem a funcionar.
Em Portugal, essa transição está a acontecer ao nível pessoal e profissional, em diversos setores, e eu acredito que a Google e as suas ferramentas têm desempenhado um papel importante para ajudar o país numa transformação digital que se quer inclusiva, sem deixar ninguém para trás. O nosso objetivo é apoiar as pessoas e os negócios de diferentes indústrias, e sentimos uma obrigação muito especial com aqueles que estão apenas a começar -- assim como nós o fizemos há mais de 20 anos.
Hoje, o Google for Startups está a anunciar o Startup School, um programa de 5 semanas que se destina a fundadores e respetivas equipas de startups em fases iniciais de desenvolvimento, e visa ajudá-las com ferramentas, produtos e as competências de que necessitam para responder aos desafios do dia a dia.
As startups de tecnologia são essencialmente micro-multinacionais que precisam de escalar rapidamente usando tecnologia para resolver problemas, e o Google for Startups procura oferecer as ferramentas e os recursos necessários para resolver os grandes desafios que encontram na sua viagem. O Startup School é um programa global que foi adaptado para a realidade portuguesa, e dará às startups a oportunidade de aproveitar ao máximo as ferramentas e as competências que podem ajudar seu crescimento através de sessões de formação sobre marketing digital e estratégias de negócios lideradas por Googlers, empreendedores e líderes de indústria de todo o mundo.
Este programa é online e está aberto a qualquer startup do ecossistema português -- os interessados só precisam de se registar no website Startup School Portugal. Acredito que o investimento em competências digitais é fundamental não só para continuar a colocar Portugal na vanguarda entre os países mais digitalizados, como também para acelerar a recuperação económica sustentável e inclusiva.
Nos últimos anos lançamos em Portugal programas como o Atelier Digital, o Android Training Program, ou o Indico Accelerator Powered by Google for Startups, entre outros. Seja no acesso a competências digitais, à cultura, na procura de um novo emprego ou de novos mercados, gostamos de pensar que estes e outros programas dão um contributo importante para a transição digital do país. O anúncio de hoje é então mais um esforço da Google para apoiar o empreendedorismo dos portugueses no acesso às ferramentas e formação tecnológicas necessárias, no caminho de um Portugal mais digital.