Portugal Blog
Notícias sobre produtos, iniciativas, lançamentos e projetos da Google Portugal
Tenha mais controlo sobre a sua experiência com anúncios com “O meu centro de anúncios”
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
A publicidade online não precisa ser confusa ou estar fora do seu controlo. Independentemente de estar a assistir a tutoriais no YouTube ou a pesquisar por receitas na Pesquisa, o utilizador deve ter sempre uma palavra a dizer sobre os anúncios que vê online.
É por isso que, a partir de hoje, “O meu centro de anúncios” começa a ficar disponível para os utilizadores de todo o mundo, de forma a ajudá-los a controlarem o tipo de anúncios que veem na Pesquisa, YouTube e Discover. Também será possível bloquear anúncios sensíveis e saber mais sobre os dados utilizados para personalizar a sua experiência com os anúncios.
Anúncios sobre as coisas que são importantes para o utilizador
“O meu centro de anúncios” foi desenvolvido para oferecer ao utilizador mais controlo sobre a experiência com os anúncios nos websites e aplicações da Google. Quando o utilizador estiver com uma sessão iniciada na sua conta Google poderá aceder ao centro de anúncios diretamente a partir dos anúncios exibidos na Pesquisa, no YouTube e no Discover, e optar por ver mais marcas e tópicos de que gosta e ver menos dos que não gosta. O utilizador não terá que perder tempo à procura do controlo certo ou a descodificar como a sua informação é usada. Em vez disso, o utilizador pode gerir as suas preferências de anúncios sem interromper o que está a fazer online.
Imagine que passou os últimos meses a pesquisar pelas suas férias idílicas de verão. Depois voltou das magníficas férias e prefere não visualizar mais anúncios sobre férias de verão. No centro de anúncios basta tocar no menu com três pontos ao lado de um anúncio de férias e escolher ver menos deste tipo de anúncios. Por outro lado, o utilizador também pode optar por ver anúncios sobre coisas importantes para si, como promoções de ténis ou sugestões de presentes para as pessoas de quem mais gosta.
O utilizador também pode desativar completamente a personalização de anúncios. “O meu centro de anúncios” facilita a localização deste controlo, colocando-o na frente e no centro do produto. Caso opte por não ver anúncios personalizados, ainda irá ver anúncios mas poderá achá-los menos relevantes ou úteis. Esta funcionalidade será aplicada em qualquer local onde o utilizador tenha uma sessão iniciada na sua Conta do Google.
Pode haver também o caso de certos tópicos de anúncios com os quais o utilizador não deseje envolver-se, de todo. Com o centro de anúncios, é possível optar por limitar anúncios relacionados a tópicos como o álcool, encontros e relações (dating), apostas online, gravidez e paternidade e perda de peso.
Controlos de anúncios que colocam a privacidade em primeiro lugar
Seguimos um conjunto de princípios básicos de privacidade que orientam quais as informações que recolhemos ou não. Nunca vendemos as suas informações pessoais a ninguém e nunca usamos o conteúdo que o utilizador guarda nas aplicações como o Gmail, Fotos e Drive para fins de publicidade. E nunca utilizamos informações confidenciais para personalizar anúncios, tais como saúde, raça, religião ou orientação sexual. É simplesmente fora de limites.
“O meu centro de anúncios” baseia-se nestes compromissos, oferecendo ao utilizador a capacidade de controlar quais as informações que são usadas para personalizar os anúncios que o próprio vê. E caso o utilizador não tenha a certeza do que está a partilhar, é fácil ver, rapidamente, quais as informações que usamos e controlá-las com base nas suas preferências.
O utilizador pode decidir quais os tipos de atividade que são usados para fazer com que os produtos da Google funcionem para si – independentemente dos anúncios exibidos. Anteriormente, o Histórico de pesquisas do YouTube era usado para informar como os anúncios eram personalizados. Agora, se o utilizador não quiser que o seu Histórico de pesquisas do YouTube seja usado para a personalização de anúncios, poderá desativá-lo no centro de anúncios, sem afetar as recomendações relevantes no feed.
Também é possível ver os anúncios destinados a determinados públicos com base na sua atividade no Google – categorias como a educação, estado civil ou o setor em que trabalha. Agora, o utilizador pode escolher e ajustar como as categorias informam os seus anúncios ou desativá-las completamente. Desta forma, o utilizador pode escolher com mais facilidade a experiência de publicidade mais adequada para si.
Controlos de anúncios para além da Google
Por fim, há ocasiões em que poderá ver anúncios de empresas que usam as ferramentas Google para anunciar noutros websites e aplicações. A opção de desativar anúncios personalizados no centro de anúncios aplica-se aos anúncios que o utilizador vê no Google e fora do Google e será aplicado, automaticamente, em qualquer dispositivo que tenha uma sessão iniciada com a sua Conta do Google. Se o utilizador não tiver sessão iniciada numa Conta do Google, poderá ainda controlar as suas preferências nas
Definições dos anúncios
.
É nossa responsabilidade fortalecer a maneira como mantemos o utilizador no controlo das suas experiências com os anúncios ao mesmo tempo que garantimos que todos os dias as pessoas estão seguras com a Google. Para saber mais sobre o nosso compromisso com a privacidade, visite o nosso
Centro de Segurança
.
Páginas dos anunciantes
Para proporcionar uma transparência às pessoas, ainda maior, estamos a melhorar a divulgação dos anúncios através das novas páginas dos anunciantes. Os utilizadores podem aceder a esta informação no nosso novo painel no “O meu centro de anúncios” e visualizar os anúncios que um determinado
anunciante verificado
realizou nos últimos 30 dias. Por exemplo, imagine que está a ver um anúncio de um casaco no qual está interessado mas não conhece a marca, através das páginas dos anunciantes, o utilizador pode saber mais sobre este anunciante antes de visitar o seu website ou realizar uma compra. Este recurso já está ativo nos EUA desde o ano passado e, agora, foi lançado globalmente.
Além de saberem mais sobre os anúncios e o anunciante, os utilizadores podem denunciar um anúncio com maior facilidade se acreditarem que o mesmo viola uma das nossas
políticas
. Quando um anúncio é reportado, um membro da nossa equipa analisa-o quanto à sua conformidade com as nossas políticas e remove-o se for apropriado. Criar uma experiência segura é uma prioridade para nós, e o feedback do utilizador é uma parte importante de como fazemos isto mesmo.
Publicado por Jerry Dischler, VP/GM Ads
Feed
Etiquetas
#IamRemarkable
Ads
Ads Privacy
ads safety report
AI
Android
Android Auto
Ano em Pesquisa
ar
AR/VR
Assistente
Assistente Google
Atelier Digital
Bard
Cannes
centro transparencia anúncios
Chrome
Chromebook
Cibersegurança
Comunicados
Conta Google
COVID-19
Demand Gen
desinformação
Digital News Initiative
Direitos de Autor
DNI
Ensine de Casa
factcheck
Fake news
Flood Forecasting
G Suite
G25
Gemini
GNI
Google
Google Ad Manager
Google Ads
Google Arts & Culture
Google Cloud
Google Duo
Google Earth
Google for Education
Google for Nonprofits
Google for Startups
Google I/O
Google I/O; programadores
Google Impact Challenge
Google Maps
Google Marketing Live
Google Marketing Platform
Google Meet
Google News
Google News Initiative
Google News Showcase
Google Pay
Google Play
Google Podcasts
Google Tradutor
Google Workspace
Google.org
grow with google
Immersive View
Impacto Económico
Inteligência Artificial
Jornalismo
Marketing
Misinformation
NotebookLM
Notícias
PalM2
Pequenas empresas
Pesquisa
Pixel
Pixel Buds
Pixel Watch
Podcasts
Política Pública
Pride
privacidade diferencial
privacidade e segurança
Privacy
Privacy Sandbox
Produtos - travel; Ads & Commerce
Regulações
Safe & Security
Saúde
Shorts
Stadia
Street View
Sustentabilidade
Teach from Home
YouTube
Arquivo
2024
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2023
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2022
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2021
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2020
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2019
dez.
nov.