Há quase 20 anos que o Google Maps ajuda as pessoas a compreender e a navegar pelo mundo - e hoje estamos a revelar que mais de 2 mil milhões de utilizadores recorrem ao Maps todos os meses por causa do nosso mapa atual e abrangente. Ao utilizar a IA para analisar milhares de milhões de imagens, juntamente com os dados de parceiros locais e da nossa comunidade, conseguimos fazer mais de 100 milhões de atualizações no mapa todos os dias. Por isso, quer esteja a viajar pelo mundo ou por uma cidade, verá as informações o mais atualizadas possíveis.
Desde rotas mais eficientes em termos de consumo de combustível até à Visão Imersiva, a IA tem-nos ajudado a construir novas experiências há mais de uma década. E agora estamos a transformar o Maps com o poder dos modelos Gemini, ajudando o utilizador a obter respostas relativamente às questões complexas sobre o mundo.
Peça inspiração ao Maps com curadoria do Gemini
As pessoas já recorrem ao Maps para obter ideias de locais para ir e coisas para fazer. Agora, estamos a facilitar ainda mais a inspiração com a curadoria dos modelos Gemini: tudo o que tem de fazer é perguntar ao Maps.
Vamos imaginar que um amigo está a visitá-lo e precisa de planear uma atividade. Basta pedir ao Maps “coisas para fazer com os amigos à noite” para obter ideias com curadoria do Gemini – como um bar ou um espaço com música ao vivo. Descubra o que as pessoas gostam num lugar ao ler as avaliações úteis resumidas com o Gemini - algo especialmente conveniente quando se está sem tempo. Se um lugar chamar à atenção e quiser saber mais sobre ele - se tem mesas ao ar livre ou é um ambiente tranquilo -, basta fazer perguntas ao Maps sobre o lugar e obter respostas relevantes num piscar de olhos.
Todas estas funcionalidades são possíveis graças às poderosas capacidades de criação, raciocínio e de resumo do nosso Gemini — alicerçadas nos nossos dados fiáveis de cerca de 250 milhões de lugares em todo o mundo e em insights da comunidade do Maps. Estas funcionalidades começam a ser disponibilizadas, esta semana, nos EUA no Android e iOS. Verá também experiências semelhantes nos próximos meses na Pesquisa - incluindo resumos de avaliações alimentados por IA e a opção de fazer perguntas detalhadas sobre os locais.
Veja como também estamos a ajudar os programadores, empresas e cidades com a nossa tecnologia de mapeamento e capacidades do Gemini.
Alivie o stress da condução
Estamos a introduzir uma grande atualização para tornar toda a sua viagem mais fácil do início ao fim. Agora é mais simples explorar a sua rota antes de se fazer à estrada – obtenha a rota e toque em “adicionar paragens”. Irá ver os principais pontos de referência, atrações, locais cénicos e opções gastronómicas para o ajudar a planear a viagem perfeita.
Também estamos a oferecer mais formas de o manter a si e aos condutores informados. À medida que os meses de inverno se aproximam para muitos de nós, poderá, a partir de agora, ver e relatar perturbações meteorológicas ao longo do seu percurso, incluindo estradas inundadas, com problemas e de baixa visibilidade.
Por último, sabemos que a sua viagem não termina até chegar ao seu destino. Agora, com atualizações nas orientações de chegada, além de iluminar o seu edifício e a entrada, também iremos mostrar os parques de estacionamento nas proximidades e lembrá-lo de guardar o local onde estacionou para não se esquecer. Depois de estacionar, pode obter rotas a pé do carro até à entrada – e até mesmo entrar no Street View ou na navegação a pé com apoio da realidade aumentada para se orientar rapidamente.
A capacidade de explorar ao longo da sua rota, ver e relatar perturbações meteorológicas e as nossas orientações de chegada atualizadas começam a ser disponibilizadas globalmente, esta semana, no Android e iOS. A navegação melhorada também começará a ser disponibilizada no próximo mês no Android e iOS em mais de 30 áreas metropolitanas – com planos de expansão para mais locais ao longo do tempo.
Também temos atualizações interessantes a chegar ao Waze, incluindo Relatórios de Conversação – não deixe de as consultar também.
Explore com a maior atualização da Visualização Imersiva até agora
Com a Visualização Imersiva, pode experimentar o aspeto dos estádios, parques e estradas utilizando IA, imagens e visão computacional – e até ver como vão estar as condições meteorológicas e de trânsito no dia e hora que planeia visitar. A partir desta semana, a Visualização Imersiva para locais será expandida para 150 cidades em todo o mundo, incluindo locais como Bruxelas, Quioto, Frankfurt e Lisboa. E continuamos a adicionar novas categorias de locais à Visualização Imersiva, como os campus universitários — uma excelente forma de fazer o seu próprio tour pelo campus!
A Visualização Imersiva para rotas também está a receber novos detalhes. Agora, vamos mostrar onde estacionar e destacar se irá encontrar coisas como uma curva complexa ao longo do percurso para que possa estar preparado. Esta atualização começa a ser disponibilizada esta semana no Android e iOS, sempre que a Visualização Imersiva para rotas estiver disponível.
Mal podemos esperar que possa experimentar estas atualizações. Das experiências imersivas à inspiração com curadoria da Gemini, bem como uma nova e melhorada experiência de condução, o Google Maps continua a transformar a forma como navegamos e exploramos o mundo.
Publicado por Miriam Daniel, VP & GM of Google Maps
Hoje, estamos a introduzir novas capacidades de Inteligência Artificial generativa nas plataformas Google Maps e Google Earth de modo a disponibilizar a programadores e urbanistas informações do mundo real e atualizadas para ajudar a resolver problemas geoespaciais.
Ajudar os programadores a criar aplicações de IA generativa com informações atualizadas sobre lugares
Mais de 10 milhões de websites e aplicações utilizam a plataforma Google Maps para oferecer produtos úteis, das aplicações de entrega a websites de agências imobiliárias. À medida que mais programadores criam aplicações de IA generativa, ouvimos frequentemente o desejo de uma forma fácil de exibir informações atualizadas nos seus produtos. Hoje estamos a introduzir o embasamento com o Google Maps, uma nova funcionalidade que permite aos programadores utilizar os nossos dados ricos sobre locais para criar experiências alimentadas por IA generativa. O embasamento com o Google Maps ajuda a tornar as respostas geradas pelos LLMs mais factuais e atualizadas, refletindo rapidamente as atualizações dos 250 milhões de locais no Maps.
Imagine que é um programador de um website de arrendamento de imóveis. Através do chatbot do seu website, um cliente pode perguntar “Quais são as opções de fitness próximo deste apartamento?” Ao utilizar o embasamento com o Google Maps poderá mostrar as informações mais recentes sobre a área, incluindo avaliações e horários de funcionamento dos ginásios próximos, além de detalhes sobre se o local abre mais cedo ou mais tarde - facilitando ao cliente tomar uma decisão informada. O embasamento com o Google Maps é lançado hoje como um recurso experimental.
Lançamento em breve: resumos de IA de locais em veículos Rivian
Na Google I/O deste ano, anunciámos as capacidades do Gemini na nossa API Places, que permite aos programadores mostrar resumos de IA generativa sobre lugares. No próximo mês, a Rivian começará a utilizar esta funcionalidade para mostrar resumos de restaurantes, lojas e supermercados nos seus ecrãs de infoentretenimento – para que os condutores possam saber mais sobre um local de forma rápida e fácil.
Trazer capacidades de IA Generativa para o Google Earth
Estamos também a trazer as capacidades do Gemini para o Google Earth, o que permitirá aos técnicos de planeamento urbano aceder a insights mais profundos a nível da cidade e reduzir significativamente o tempo gasto na análise de dados, de dias para minutos.
Desenvolvemos esta funcionalidade em parceria com a Google Research e a X, a moonshot factory. No próximo mês, vamos começar a testar as funcionalidades do Gemini no Google Earth — registe-se para ser considerado trusted tester.
Estamos entusiasmados por ver o que os programadores e urbanistas poderão fazer com estas tecnologias mais recentes.
Publicado por Yael Maguire, VP & GM, Google Maps Platform & Google Earth
O Gemini foi desenhado para ser o seu assistente pessoal de IA – conversacional, intuitivo e útil. Para o tornar ainda mais acessível e útil, estamos a expandir o Gemini Live para o Português de Portugal, permitindo-lhe ter conversas naturais. Além disso, o Gemini poderá também ligar-se a mais aplicações Google em Português de Portugal, facilitando o acesso a informações e a concluir tarefas nos seus serviços Google preferidos.
Gemini Live: agora a falar o seu idioma
No Made by Google deste ano, apresentámos o Gemini Live, permitindo que as pessoas tenham conversas naturais e fluidas com o Gemini em inglês. A partir de hoje, e com a disponibilização gradual ao longo dos próximos dias, estamos a expandir o Gemini Live nos telefones Android para Português de Portugal para que mais pessoas possam conversar, colaborar e experimentar a IA de conversação em diferentes idiomas[1].
O Gemini Live suporta conversas até dois idiomas no mesmo dispositivo[2] e temos planos para expandir para mais idiomas no futuro. Pode definir facilmente os idiomas preferidos na aplicação Google:
O seu parceiro de IA conversacional
Gemini Live é verdadeiramente conversacional. É como conversar com um amigo: pode debater ideias, explorar novos temas ou até praticar para uma grande apresentação. O Gemini Live acompanha as suas conversas para que possa interrompê-lo, mudar de direção ou aprofundar um assunto específico. E com 10 vozes distintas à escolha pode personalizar a sua experiência e encontrar o tom e o estilo perfeitos para a conversa.
Eis apenas alguns exemplos do que pode fazer com o Gemini Live:
As suas aplicações favoritas, agora conectadas ao Gemini
Desde que trouxemos as extensões diretamente para o Gemini, as pessoas têm feito mais coisas com as aplicações e serviços que já utilizam, como o Gmail, o Maps e o YouTube. Recentemente, expandimos esta capacidade para ligar a ainda mais ferramentas da Google em inglês, incluindo o Google Calendário, Tarefas, Keep e Utilitários[3]. Com as Extensões, o Gemini pode reunir o que precisa de outras aplicações e serviços para o ajudar a realizar tarefas nas mesmas e de forma mais fácil e rápida.
Poderá também ligar-se a novas ferramentas em diferentes aplicações e em Português de Portugal tornando mais fácil a realização de tarefas. Eis alguns exemplos de como pode utilizar as extensões Gemini no seu idioma:
Um mundo de possibilidades, no seu idioma
Acreditamos que todos devem ter acesso ao poder da IA. Ao expandir o Gemini Live e as ligações de aplicações para mais idiomas, estamos a tornar isto numa realidade, ajudando pessoas de todo o mundo a ligarem-se à informação e a experimentar os benefícios de um assistente com tecnologia de IA.
Publicado por Jules Walter, Group Product Manager, Gemini Experiences
Notas:[1] O Gemini Live está disponível em dispositivos, contas, idiomas e países selecionados e é compatível com determinadas funcionalidades. Novos idiomas serão lançados em dispositivos móveis nas próximas semanas, a partir de hoje.[2] O Gemini Live está a ser expandido para idiomas adicionais de forma contínua. O acesso a idiomas específicos pode não ser imediato para todos os utilizadores. Os utilizadores serão avisados através de uma notificação no produto quando o idioma da sua preferência estiver disponível.[3] Utilitários é um grupo de aplicações que controla funcionalidades do seu dispositivo, como relógio (temporizadores e alarmes), controlo de media e ações do dispositivo (lanterna, volume, wifi, bluetooth, etc).
Estamos sempre a trabalhar para tornar os smartphones Pixel ainda melhores com atualizações regulares de software repletas de novas funcionalidades e melhorias. Passámos a apelidar estas atualizações "Pixel Drops", que incluirão atualizações regulares nos seus dispositivos Pixel[1]. O Pixel Drop de hoje traz expansões úteis com tecnologia de IA, melhorias na câmara, novas funcionalidades de segurança e muito mais para telefones, tablets e relógios Pixel. Além das funcionalidades abaixo, o Android 15 começa a ser disponibilizado hoje.
Mais formas de usar o Gemini e em mais línguas
Fale com Gemini sem usar as mãos nos seus Pixel BudsAnunciado anteriormente por altura do lançamento do Pixel Buds Pro 2, pode agora aceder ao Gemini em todos os modelos Pixel Buds. Quer tenha o Pixel Buds Pro, o Pixel Buds Série A ou o Pixel Buds original, pode falar com o Gemini para obter percursos a pé, pedir informações sobre o seu e-mail ou fazer brainstorming em voz alta com o Gemini Live. Basta dizer: “Ok Google, vamos conversar” para iniciar uma conversa[2].
E o Gemini Live está agora amplamente disponível para todos os utilizadores do Pixel, de forma gratuita. Estamos também a expandir para novos idiomas – incluindo o alemão e o português – para que mais pessoas possam conversar sobre novas ideias ou conversar em qualquer lugar.
Use o Gemini com o Pixel ScreenshotsAgora pode utilizar o Gemini para o ajudar a encontrar algo que tenha guardado no Pixel Screenshots independentemente de onde estiver no telefone. Tudo o que tem de fazer é manter pressionado o botão de alimentação e pedir ao Gemini para “encontrar a marca de ténis que guardei nas capturas de ecrã” e o Gemini levá-lo-á para a captura de ecrã que procura.
Para os telefones Pixel
Isole sons com a Borracha Mágica de Áudio (Audio Magic Eraser) para elevar os seus vídeosA Borracha Mágica de Áudio reduz sons indesejados nos seus vídeos, como ventos uivantes ou multidões barulhentas. Agora, as novas funcionalidades de edição permitem aumentar ou diminuir sons específicos e separar vozes para alterar os seus volumes de forma independente, tornando o áudio dos seus vídeos mais cristalino. Esta funcionalidade está agora disponível no Pixel 8 e em telefones mais recentes[3].
Obtenha imagens incríveis debaixo de água Agora pode utilizar qualquer capa impermeável para registar os seus momentos favoritos no fundo do mar, seja em snorkeling ou quando mergulha, com fotografia subaquática e gravação de vídeo melhoradas que tornam as cores mais ricas e precisas[4].
Registe imagens fantásticas com melhorias na Astrofotografia no modo Visão NoturnaA sua funcionalidade de astrofotografia favorita está a receber uma atualização útil, permitindo-lhe tirar facilmente fotografias impressionantes das estrelas com a Visão Noturna no Pixel. Em breve poderá aceder ao recurso de astrofotografia na opção Visão Noturna. Basta tocar no ícone Visão Noturna, deslizar para Astro e premir o botão do obturador. Terá 5 segundos para colocar o telefone virado para o céu para depois registar fotos fantásticas do céu noturno[5]. Perfeito para captar coisas como a recente Aurora Boreal.
E a Visão Noturna para Instagram permite agora tirar fotografias noturnas nítidas, realistas, com pouca luz e sem flash - diretamente na aplicação Instagram[6].
Meça as temperaturas de forma mais detalhadaA aplicação Termómetro no Pixel 8 Pro permite agora que utilize a sua câmara para ajudar a identificar exatamente o que pretende medir[7]. Utilize o visor para obter leituras de temperatura em tempo real em praticamente qualquer superfície e guarde os resultados para os consultar posteriormente.
Ultrapasse as alergias sazonais com a aplicação Pixel WeatherSe está preocupado com as alergias sazonais, nós ajudamos! A aplicação Pixel Weather está a disponibilizar a monitorização de pólens para que possa verificar os níveis atuais do índice de pólen, os tipos de pólen e as previsões antes de sair[8].
Além disso, a nova aplicação Pixel Weather está a expandir-se para mais telefones Pixel, trazendo características úteis como AQI e níveis de humidade para mais dispositivos[9].
Descubra widgets mais úteis para PixelEncontrar os melhores widgets para o seu telefone Pixel é agora mais fácil[10]. Agora, ao premir longamente o ecrã inicial para personalizar a sua aparência, receberá recomendações para categorias de widgets, como Social ou Entretenimento, e uma pré-visualização de como ficarão no ecrã inicial.
Mantenha a sua informação privadaSabemos que tem aplicações com informações sensíveis que deseja proteger de olhares indiscretos. Com o Android 15 no Pixel[12], pode criar um espaço separado para aplicações que não quer que outras pessoas vejam e mantê-las protegidas com um PIN separado.
Melhorias adicionais no telefoneTambém estamos a facilitar ao seu telefone ajustar automaticamente a intensidade da vibração dos toques, notificações e alertas[13]. Desta forma, poderá ouvir o seu telefone em ambientes ruidosos e não ser interrompido em espaços silenciosos, como uma biblioteca ou escritório.
Para relógios Pixel
Contacte os seus melhores amigos com um toque no seu relógioAceda aos seus contactos favoritos e mais frequentes com ainda mais facilidade com o bloco de contactos individuais[14] disponível nas três gerações do Pixel Watch. Este novo bloco permite escolher qual o contacto a apresentar em destaque e utilizar ações rápidas para ligar, enviar mensagens ou abrir o contacto para obter mais detalhes com apenas um toque.
Envie reações emoji por e-mail no seu relógio 🎉Agora pode enviar e visualizar reações de emoji selecionadas para notificações do Gmail e na aplicação Gmail diretamente a partir do seu Pixel Watch[15]. Experimente e envie uma resposta com o polegar para cima ou com um rosto sorridente no seu próximo e-mail.
Para o Pixel Tablet
Transmita de forma simples entre os seus dispositivosEm breve, poderá transferir facilmente media do seu Pixel Tablet para o seu smartphone Pixel com uma nova funcionalidade de transmissão que será lançada nas próximas semanas. Tudo o que tem de fazer é aproximar o seu telefone do tablet e o que está a tocar no Spotify ou no YouTube será transferido suavemente e sem os passos extra que implica tocar no ícone de transmissão[16].
Gerir notificações nos seus dispositivosO seu smartphone Pixel e o seu tablet Pixel funcionam agora em conjunto para facilitar a gestão de notificações. Quando dispensa uma notificação num dispositivo, esta desaparece dos outros dispositivos. Para obter esta experiência descomplicada, precisa de ativar a funcionalidade nas definições e estar ligado ao Wi-Fi[17].
Aceda a mais controlos com o seu Pixel TabletCom o protetor de ecrã do painel inicial, pode agora aceder facilmente aos controlos dos seus dispositivos domésticos inteligentes e aos feeds de câmaras enquanto o tablet está inativo e a carregar[18].
Além disso, agora pode partilhar fotografias diretamente a partir do porta-retratos digital e escolher entre novos designs de relógio elegantes que combinam com o seu estilo.
Estamos entusiasmados com estas novas características e expansões para os dispositivos do nosso portfólio Pixel. O lançamento de outubro, tal como o Android 15, começará a ser disponibilizado hoje.
Publicado por Kayt Raquel, Product Marketing Manager
Notas:
[1] O seu Pixel irá receber frequentemente Pixel Drops durante os períodos de atualização e suporte do Android aplicáveis ao telefone. Consulte g.co/pixel/updates para obter detalhes. A disponibilidade de alguns Pixel Drops pode variar de acordo com o modelo do telefone e do dispositivo. Telefone, auscultadores, relógio e tablet vendidos em separado.
[2] Aplicação móvel Gemini e Gemini Live disponíveis em dispositivos, idiomas e países selecionados. É necessária ligação à Internet. Verifique a precisão das respostas. O Gemini Live é compatível com determinadas funcionalidades e com determinadas contas. Os resultados são ilustrativos e podem variar.
[3] Disponível em todos os smartphones Pixel 8 e Pixel mais recentes. Pode não funcionar em todos os elementos de áudio.
[4] Disponível no Pixel 9, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL.
[5] Disponível no Pixel 6 e nos smartphones Pixel mais recentes.
[6] Disponível no Pixel 6 e nos smartphones Pixel mais recentes.
[7] Disponível apenas no Pixel 8 Pro, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL.
[8] Dados polínicos apenas disponíveis no Reino Unido, DE, FR e IT.
[9] Disponível no Pixel 6 e nos smartphones Pixel mais recentes e no Pixel Tablet.
[10] Disponível no Pixel 6 e nos smartphones Pixel mais recentes.
[11] Disponível no Pixel 6 e nos telefones mais recentes.
[12] Disponível no Pixel 6 e nos telefones mais recentes.
[13] Disponível no Pixel 7 e nos smartphones Pixel mais recentes, incluindo o Pixel Fold e o Pixel 9 Pro Fold.
[14] Requer Wear OS 3+. As aplicações e serviços da Google não estão disponíveis em todos os países ou idiomas. Consulte g.co/pixelwatch/specs para obter as especificações técnicas e do dispositivo.
[15] Disponível em smartwatches com WearOS 3+
[16] Disponível no Pixel 6 Pro,Pixel 7 Pro, Pixel 8 Pro, Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro XL, Pixel Fold, Pixel 9 Pro Fold e Pixel Tablet. Podem ser necessárias subscrições.
[17] Disponível no Pixel 6 e nos smartphones Pixel mais recentes e no Pixel Tablet.
[18] As funcionalidades de controlo residencial requerem dispositivos inteligentes compatíveis (vendidos separadamente).
Hoje, o Android 15 está a começar a ser disponibilizado aos dispositivos Pixel. As atualizações incluem funcionalidades de segurança que ajudam a manter as suas informações sensíveis de saúde, financeiras e pessoais protegidas contra roubo e fraude. Além disso, estamos a introduzir melhorias para os dispositivos com ecrãs grandes que o ajudam a fazer mais e atualizações em aplicações, incluindo câmara, mensagens e passkeys.
Os seus dispositivos Android estão cada vez melhores graças às novas funcionalidades e atualizações que são disponibilizadas ao longo do tempo – não apenas uma vez por ano. Eis os destaques das últimas atualizações do Android:
Ajudar a prevenir o roubo e a recuperar um dispositivo roubado mais rapidamente
O novo Theft Detection Lock[1] utiliza a Inteligência Artificial (IA) para ajudar a manter os seus dados seguros. Se o seu telefone detetar que alguém o roubou e está a tentar correr, a andar de bicicleta ou a conduzir, bloqueará automaticamente o seu dispositivo. Também poderá utilizar o Bloqueio Remoto para bloquear rapidamente o seu aparelho a partir de qualquer dispositivo, utilizando o seu número de telefone e uma simples verificação de segurança. Estas funcionalidades estão agora disponíveis para a maioria dos dispositivos Android 10 ou superior.
E o Android 15 traz proteções adicionais que previnem que os ladrões adivinhem as suas palavras-passe e acedam a informações confidenciais. Por exemplo, estamos a adicionar requisitos de autenticação para definições que são alvo de ladrões, como remover o seu cartão SIM ou desligar o Encontrar o Meu Dispositivo, e bloquearemos o seu dispositivo se detetarmos várias tentativas falhadas de acesso a aplicações e definições. Estas atualizações tornam mais difícil aos ladrões repor e vender um dispositivo roubado e impedem mais roubos antes que estes aconteçam. Saiba mais sobre as novas funcionalidades de proteção contra roubo no blog Google Online Security.
Mantenha as aplicações com informação sensível longe de olhares indiscretos
O espaço privado no Android 15 funciona como um cofre digital no seu telefone. Pode criar um espaço privado separado para organizar aplicações com informação sensível, como aplicações sociais, de dating ou de bancos. Quando o espaço privado está bloqueado, as aplicações permanecem virtualmente invisíveis para as outras pessoas e ficam escondidas da sua lista de aplicações, vista de aplicações recentes, notificações e definições. Para aceder ao espaço privado, existe uma camada adicional de autenticação para manter as aplicações seguras e longe de olhares indiscretos. E para maior privacidade, pode optar por ocultar a existência de espaço privado no seu telefone.
Faça mais com os seus dobráveis e tablets
As novas funcionalidades do Android 15 facilitam o acesso às aplicações que o ajudam a realizar tarefas, seja a escrever um e-mail ou a fazer brainstorming num documento.
Em dobráveis e tablets, pode agora fixar e desafixar facilmente a barra de tarefas no ecrã. Isto permite-lhe personalizar o seu layout e manter as suas aplicações favoritas, como o Google Fotos ou o Gmail, ao alcance para um acesso mais rápido e maior produtividade.
O emparelhamento de aplicações proporciona um atalho rápido para facilitar a multitarefa. Por exemplo, pode abrir o Google Drive e o Gmail ao mesmo tempo para arrastar e largar ficheiros facilmente. Também pode guardar as combinações de aplicações utilizadas com maior frequência e elas aparecerão como um único ícone de aplicação no seu dobrável ou tablet. Com apenas um toque, pode recuperá-los rapidamente num ecrã dividido para um acesso mais rápido.
Faça login com segurança, tire melhores fotografias e muito mais
Com o Android 15, há ainda mais melhorias nas câmaras, mensagens e palavras-passe. Eis dos destaques:
Experimente estas funcionalidades do Android 15 – além de muitas outras funcionalidades que chegarão aos dispositivos Pixel – e fique atento às outras atualizações que se avizinham.
Publicado por Seang Chau, VP and GM of Android Platform
[1] Não compatível com Android Go, tablets e wearables. O suporte pode variar de acordo com o modelo do smartphone. O dispositivo deve ter um ecrã de bloqueio definido.
É por isso que hoje temos o prazer de anunciar que a Google.org está a financiar a Raspberry Pi Foundation para expandir o acesso em Portugal ao Experience AI - um programa educativo criado em conjunto com a Google DeepMind.
Em Portugal, a Raspberry Pi Foundation vai cooperar com a organização TUMO Portugal, que tem como objetivo promover o desenvolvimento educativo, criativo, cultural e tecnológico junto da camada mais jovem da população, através de modelos pedagógicos inovadores. A TUMO Portugal será o primeiro parceiro local, nesta primeira fase, com o qual a Raspberry Pi Foundation trabalhará no âmbito da expansão das suas atividades com o apoio da Google.org. Está prevista a formação de mais de 2.000 jovens residentes em Portugal com esta iniciativa até dezembro de 2025.
A TUMO Portugal também vai ajudar a criar versões locais e individuais das funcionalidades do programa. A localização é importante para a relevância cultural, acessibilidade e envolvimento dos alunos, assim como a formação dos professores e o apoio aos pais.
Ao todo, Portugal receberá €230 mil de apoio por meio do financiamento da Google.org à Raspberry Pi Foundation.
Philip Colligan, CEO Raspberry Pi Foundation: “Tenho o prazer de dar as boas-vindas à TUMO Portugal na rede global de organizações que estão a promover a literacia em IA através da Experience AI. Juntos iremos proporcionar a milhares de jovens portugueses as competências e a confiança de que necessitam para prosperar num mundo que é cada vez mais moldado pelas tecnologias de IA.”
Pedro Santa Clara, diretor da TUMO Portugal: "Estamos orgulhosos da parceria com a Raspberry Pi Foundation para oferecer aos alunos desafios e ferramentas para explorar e descobrir a IA. Todos devem compreender como funciona a IA, e é por isso que estamos a começar com os jovens - para que possam estar preparados para tomar decisões informadas e tornarem-se os criadores do futuro."
Ensinar mais jovens a usar a IA com segurança
Desde o lançamento em abril de 2023, o Experience AI foi descarregado por educadores de 130 países. O currículo centra-se numa viagem de aprendizagem estruturada, considerações éticas, exemplos e modelos do mundo real e conteúdos culturalmente relevantes para envolver os alunos com diversos backgrounds na compreensão e utilização responsável da inteligência artificial. A Raspberry Pi Foundation e a Google DeepMind continuam a desenvolver funcionalidades adicionais, incluindo três novas aulas focadas na segurança da IA.
Os novos materiais incluem:
IA e os seus dados: Ajudar os jovens a pensar sobre quais dados que já fornecem aos programas de IA nas suas vidas e como a proliferação de ferramentas de IA pode mudar a forma como protegem os seus dados.
Literacia mediática na era da inteligência artificial: destacando como as ferramentas de IA estão a ser utilizadas para espalhar desinformação e como os programas de IA podem ajudar a combater alegações enganosas.
Uso responsável da IA generativa: capacitar os jovens para que pensem sobre as suas responsabilidades quando utilizam a inteligência artificial generativa e o que esperam dos programadores que produzem ferramentas de IA.
Este projeto faz parte de um compromisso de financiamento mais amplo de $10 milhões da Google.org para a Raspberry Pi Foundation para expandir ainda mais o programa Experience AI na Europa, Médio Oriente e África.
A Raspberry Pi Foundation está a expandir o programa em 17 países e em 13 novos idiomas em toda a Europa, Médio Oriente e África, incluindo Portugal, com o objetivo de chegar a mais de 2 milhões de jovens.
Para mais informações sobre o Experience AI e descarregar os recursos das aulas, visite o website do programa.
Publicado por Rowen Barnett, Director of Google.org Europe, Middle East and Africa, e Sam Miller, Director of the Google DeepMind Impact Accelerator
A Google tem vindo a trabalhar com a IA há mais de 20 anos. Mas o seu uso pelas empresas em Portugal ainda tem muito para crescer. Num estudo feito pela Implement Consulting Group em parceria com a Google, apenas 8% de todas as empresas no país usaram soluções em IA em 2023. As Pequenas e Médias Empresas (PME) são mais lentas a adotar esta tecnologia quando comparadas com as grandes empresas. Enquanto que 35% das grandes empresas portuguesas adotaram a IA no ano passado, apenas 7% das PMEs o fizeram no mesmo período. É por isso que o investimento em formação de novos profissionais é essencial para a adoção da IA no país.
A oportunidade da IA para Portugal
De acordo com o mesmo relatório, no seu ano de auge, em aproximadamente 10 anos, a IA generativa, por si só, poderia impulsionar o PIB de Portugal Continental em €18-22 mil milhões, ou seja, +8% de contribuição anual para o PIB no ano de pico se Portugal conseguir uma adopção generalizada.
Esse valor está alinhado com as estimativas referentes à União Europeia. O estudo sobre a região, também feito pela Implement Consulting Group, em parceria com a Google, estima que a IA generativa poderá acrescentar €1,2 a 1,4 bilhões ao PIB da UE daqui a dez anos – o equivalente a uma taxa de crescimento anual também de 8%.
Devido a algumas lacunas nos principais impulsionadores da adoção da IA, Portugal corre o risco de sofrer um atraso de cinco anos na adoção e no desenvolvimento da IA generativa. Um tal atraso reduziria o potencial anual do PIB de 8% para 2%, ou seja, de €18 a 22 mil milhões para €3 a 5 mil milhões.
Se analisarmos por setores, a IA generativa tem potencial para aumentar o valor acrescentado bruto:
O ganho na produtividade
De acordo o relatório, estudos académicos concluem que a produtividade do trabalho aumenta normalmente 2-3 pontos percentuais por ano após a adoção da IA ao nível da empresa.
Em Portugal, o impacto dominante da IA generativa é um aumento de produtividade para a maioria dos trabalhadores (60%), ao aumentar as suas capacidades, qualidade e eficiência, estimadas em €15-17 mil milhões para o país.
No seu auge, estima-se que o efeito da IA generativa na produtividade em Portugal seja equivalente a 1,5% por ano. É de recordar que a produtividade é o grande desafio da economia portuguesa. Neste momento, de acordo com a Associação Business Roundtable Portugal (BRP), a produtividade por hora em Portugal é apenas 71% da média europeia, pelo que esta é uma oportunidade única de apanhar o comboio da frente.
O estudo mostra ainda que 43% das empresas portuguesas esperam efeitos significativos na produtividade da IA generativa nos próximos anos. O potencial económico da IA generativa, por exemplo, no setor do turismo e da hotelaria, é estimado em mil milhões de euros em dez anos. Com um aumento estimado do crescimento da produtividade de 1,3% no ano de auge, espera-se que o setor se beneficie fortemente da IA generativa.
O emprego e a IA generativa
Ao contrário das vagas anteriores de automação que afetaram principalmente os trabalhadores manuais, espera-se que a IA generativa afete principalmente os profissionais que trabalham em escritórios.
Prevê-se que uma pequena percentagem de empregos (6% ou cerca de 300 mil empregos) tenha mais de metade das suas atividades de trabalho expostas à automação por IA generativa, como por exemplo o pessoal de apoio administrativo, vendedores em contact centers e tradutores. É provável que estes trabalhadores assistam a grandes mudanças nos seus empregos e possam ter de ser reempregados em novas profissões. No entanto, o estudo afirma também que historicamente estes números são relativamente baixos e pressupõe o pleno re-emprego dos trabalhadores deslocados durante um período de dez anos. Isto significa que não há alteração líquida do emprego nem do desemprego total.
O caminho para aproveitar os benefícios da IA
Na sua mais recente avaliação, a Comissão Europeia conclui que a UE deverá ficar significativamente aquém da sua meta de adoção de IA para 2030. Isto aplica-se a Portugal, uma vez que está na média da UE na adoção de IA, ou seja, abaixo dos países líderes.
Os impulsionadores da adoção da IA sugerem que Portugal corre o risco de perder terreno para os líderes europeus e globais, revelando que é necessária uma ação generalizada:
Para desbloquear a oportunidade da IA, é necessário criar confiança e preservar o incentivo para investir. O relatório sugere cinco perspectivas:
Sem deixar ninguém para trás
Desde 2016, a Google formou mais de 135.000 pessoas em Portugal em competências digitais através do Atelier Digital e trabalhámos com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para disponibilizar €2 milhões em créditos para investigação em IA. Adicionalmente, distribuímos 10.000 certificados profissionais, em colaboração com a APDC, em cursos como UX, análise de dados, gestão de projetos, entre outros. Ainda com a APDC, anunciamos recentemente o programa Impulso AI, que oferece oito cursos sobre IA a pelo menos 1.000 profissionais.
A Google.org está a disponibilizar financiamento à Raspberry Pi Foundation para expandir ainda mais o acesso ao Experience AI, um programa educativo criado em parceria com a Google DeepMind, que fornece aos professores a formação e os recursos necessários para educar e inspirar os jovens entre os 11 e os 14 anos sobre a IA.
E, hoje, gostaríamos de anunciar que Portugal vai receber cerca de €230 mil deste fundo para formar jovens residentes no país. Numa primeira fase, até dezembro de 2025, mais de 2 mil jovens participarão do programa numa parceria entre a TUMO Portugal e a Raspberry Pi Foundation.
Para que tudo isto aconteça, é necessário também investir em infraestrutura, de forma a que as novas produções, criações e inovações não tenham nenhuma limitação tecnológica. A Google, em 2022, inaugurou o cabo submarino Equiano, que reforça a conectividade entre Portugal e África, e, no ano passado, anunciou mais um cabo, o Nuvem, que deverá estar pronto em 2026, e liga Portugal aos Estados Unidos, incluindo os Açores.
A IA é, portanto, uma oportunidade única para Portugal crescer e realizar a ambição de estar entre os países mais inovadores do mundo.