Quando o Google Marketing Live começou em 2013, a indústria de anúncios estava a passar por uma grande mudança: a mudança para os dispositivos móveis. 10 anos depois, a Inteligência Artificial está a transformar a nossa indústria de maneira semelhante.
A IA é fundacional para o Google Ads. Durante muitos anos, ela ajudou e apoiou silenciosamente anunciantes na maximização do seu tempo e retorno do investimento. Ela foi fundamental para muitos dos produtos que construímos na última década, contribuindo para o crescimento de empresas de todas as dimensões, desde o Smart Bidding até produtos totalmente baseados em IA, como o Performance Max.
Hoje, no Google Marketing Live, estamos a partilhar como os novos avanços da IA generativa irão trazer a IA para o centro das atenções, tornando-a na melhor ferramenta do seu kit de ferramentas de marketing - ajudando-o a tomar decisões, resolver problemas e a melhorar a sua criatividade.
Faça a gestão da complexidade através de um chat
Foi-nos confidenciado pelas empresas que, por vezes, pode parecer difícil começar uma nova campanha. Hoje, estamos a apresentar uma nova experiência de conversação com linguagem natural no Google Ads, projetada para impulsionar a criação de campanhas e simplificar os anúncios na Rede de Pesquisa, combinando a sua experiência com a IA da Google.
Basta adicionar a landing page preferida do seu website e o Google AI irá resumir a página. Depois gera palavras-chave, títulos, descrições, imagens e outros recursos relevantes e eficazes para a sua campanha. O utilizador tem a opção de rever e editar facilmente essas sugestões antes da sua implementação. A partir de agora, também poderá conversar para obter um melhor desempenho - peça ideias ao Google AI, tal como possa fazer com um colega.
Por exemplo, com uma pesquisa por “cuidados com a pele para uma pele seca e sensível”, a IA pode usar o conteúdo da sua landing page e os anúncios existentes para criar um novo título que se alinha ainda mais com a consulta, como “Acalme a sua pele seca e sensível .” Isto ajuda-o a melhorar a relevância do anúncio enquanto permanece fiel à sua marca.
Aumente a criatividade no Performance Max
O Performance Max é um dos melhores exemplos de como as campanhas baseadas em IA podem contribuir para o crescimento do seu negócio. Os anunciantes que usam o Performance Max obtêm, em média, mais de 18% de conversões a um custo por ação semelhante, o que representa um aumento de 13% aproximadamente face há um ano. Iremos até sugerir novas imagens geradas apenas para si, ajudando-o a destacar-se junto dos clientes numa vasta variedade de inventário e formatos.
Estamos a trazer a IA generativa para o Performance Max para facilitar ainda mais a criação de recursos personalizados e escalá-los com apenas alguns cliques. Basta indicar o seu website e o Google AI começa a aprender sobre sua marca para o ajudar a preencher a sua campanha com texto e outros recursos relevantes. Sugerimos até novas imagens geradas apenas para si, ajudando-o a destacar-se para os clientes numa variedade maior de inventário e formatos.
Este recurso também estará disponível através de uma nova experiência conversacional no Google Ads.
Proporcionar novas experiências de anúncios com IA generativa
Na Google I/O, anunciamos novas funcionalidades de IA generativa que vão chegar à Pesquisa. Estas novas experiências irão tornar a Pesquisa mais inteligente e mais simples, ao mesmo tempo que continua a conectar as pessoas com o melhor da Web, incluindo a sua empresa. À medida que o futuro da pesquisa evolui, o futuro da publicidade também evolui criando também mais oportunidades para expandir os seus negócios e mostrar a sua marca.
Esta nova experiência de pesquisa generativa (SGE) poderá ser encontrada no Search Labs, o local onde se pode aceder às experiências de pesquisa Google. Na I/O, mostramos como os anúncios irão aparecer por cima e por baixo nesta nova experiência. Agora, nos próximos meses, iremos experimentar com anúncios de pesquisa e de Shopping que são integrados diretamente no snapshot alimentado por IA e no modo conversacional. Também iremos experimentar novos formatos nativos no SGE que usam IA generativa para criar anúncios relevantes e de alta qualidade personalizados para cada etapa da jornada de pesquisa.
Por exemplo, se alguém estiver a procurar por “atividades ao ar livre para fazer em Maui” e restringir a pesquisa ainda mais para saber sobre “atividades para crianças” e “surf”, poderá ver um anúncio totalmente personalizado de uma marca de viagens a promover aulas de surf para crianças.
Como sempre, estamos comprometidos com a transparência e com a distinção entre os anúncios e resultados orgânicos da pesquisa. Quando os anúncios de pesquisa forem exibidos irão continuar a apresentar nossos rótulos de anúncios claros e transparentes líderes na indústria com a menção "Patrocinado" em texto preto e em negrito.
Um futuro alimentado pela inteligência artificial e com foco na privacidade
Construir a confiança do utilizador é vital para a durabilidade de longo prazo da Internet suportada por anúncios. Queremos ajudá-lo a navegar este momento com produtos de anúncios da Google que dão prioridade à privacidade e alimentados por IA. Como os cookies de terceiros serão eliminados do Chrome no próximo ano, as nossas equipas de anúncios estão a testar ativamente novos sinais que preservam a privacidade ao nível do Privacy Sandbox para o ajudar a continuar a alcançar clientes relevantes e a medir resultados.
Estes produtos de anúncios são guiados pelos nossos Princípios de IA e foram projetados para ajudar a sua empresa a crescer. É o seu negócio, o seu marketing e os seus resultados – tudo multiplicado pela IA da Google. Como sempre, iremos experimentar primeiro, testá-lo e ouvir os seus comentários ao longo de todo o percurso.
Assista à palestra e ao pós-show digital para mais notícias e participe da conversa em #GML2023. Também recomendamos que você confira nossa lista de fundamentos da IA do Google Ads para ajudá-lo a configurar suas campanhas para o sucesso. Saiba mais sobre esses e outros anúncios comerciais na Central de Ajuda do Google Ads.
Publicado por Jerry Dischler, VP and GM of Ads, Google